Stellantis está construindo “autorama” do mundo real

A Stellantis em conjunto com uma concessionária de rodovia italiana criaram uma pista de testes com carregamento de bateria sem fio

arena do futuro stellantis pista de testes com carregamento sem fio
Sob o asfalto vão a fiação responsável por enviar energia para os elétricos (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
07 de dezembro de 2021 13:12

Um clichê clássico da imprensa automotiva que está em desuso é dizer que algum esportivo “faz curva como se estivesse sobre trilhos”. A Stellantis está transformando isso em realidade, mas fazendo um autorama gigante para seus elétricos.

A ideia desse projeto é fazer uma pista onde os carros podem ter a baterias carregadas sem fios. A Stellantis é uma das empresas que trabalha na tecnologia de carregamento sem fio para veículos elétricos. Essa tecnologia já existe para aparelhos portáteis, mas a demanda por energia em um veículo é maior.

arena do futuro stellantis pista de testes com carregamento sem fio 2
A “Arena do Futuro” será usada para testar tecnologia que torna carros elétricos viáveis em viagens longas (Foto: Stellantis | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Parceria entre a Stellantis e uma concessionária de rodovia

Essa pista de 1.050 metros fica em uma área privada da concessionária A35 Brebemi, que é responsável pela autoestrada que liga Milão à Brescia. Seu nome é Arena del Futuro, Arena do Futuro em português. Por enquanto um Fiat 500e e um ônibus Iveco E-Way rodam em testes nessa pista.

A tecnologia do carregamento sem fio se chama DWPT (Transferência de energia sem fio dinâmica) e consiste em um fiações sob o asfalto que emitem a energia para os carros elétricos. Para alimentar essa pista a Stellantis usa 1 megawatt de energia.

O grupo já começou a trazer elétricos para o Brasil:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 8 de dezembro de 2021

No carregamento sem fios há muita perda de eletricidade… literalmente jogada fora… pois seria o mesmo que jogar bolinhas de papel(elétrons) em uma lixeira(bateria) distante e tentar acertar o máximo possível… tecnologia desenvolvida por Nicola Tesla e suas bobinas, há mais de 100 anos… não tem nada de novidade.

Avatar
Deixe um comentário