Projeto limita desconto de aplicativos de transportes a motoristas

Projeto de lei apresentado no senado quer estabelecer um piso do valor das corridas de aplicativos que os motoristas irão receber

carro preto da uber com plaqueta identificando no vidro lateral em cidade a noite
Projeto foi apresentado no Senado (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
06 de julho de 2022 12:40

Aguarda análise dos senadores o Projeto de Lei (PL) 1.807/2022, do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que define limite para a remuneração dos aplicativos de transporte de passageiros para os motoristas na ordem de 10% do valor cobrado.

Segundo o parlamentar, é necessário definir um teto razoável para reequilibrar a relação econômica entre a plataforma de transporte e os motoristas colaboradores. Ele alega que a concentração atual de mercado por poucas plataformas dominantes, tem levado essas companhias a ficarem com parte elevada do valor cobrado dos passageiros. Além disso, a alta tecnologia aplicada e o efeito de rede dificultam a entrada de novos concorrentes.

VEJA TAMBÉM:

As plataformas devem receber valores que compensem os investimentos para o aprimoramento dos serviços, mas os valores repassados devem ser suficientes para os motoristas arcarem com os custos do transporte como combustíveis, manutenção do veículo, seguro e outros encargos advindos da atividade”

Os valores cobrados cobrados variam conforme a empresa e podem chegar a 30%. O senador deixa claro que a intenção não é intervir na liberdade econômica dos agentes, mas sim estabelecer limites razoáveis ao forte desequilíbrio de poder que existe entre as plataformas e os colaboradores parceiros.

“Não há duvida da importância desse seguimento para o mercado de transporte de passageiros, que permitiu que muitos desempregados obtivessem uma renda. Mas, é necessário encontrar o equilíbrio de forças, evitando a cobrança de taxas de intermediação abusivas”, explica.

O PL 1.807/2022 ainda não tem um relator definido.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
36 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deibson 9 de julho de 2022

Desisti de trabalhar com app pois a plataforma leva de 30 a 40 % do valor da corrida o posto de gasolina leva mais 35% mais o aluguel do carro , enfim trabalhava só para o posto a locadora e a plataforma !!! Uma taxa fixa seria ótimo para os motoristas,nem todos conseguem comprar um carro logo de cara infelizmente!!! E com essas taxa absurda cobrada pela plataforma fica mais difícil ainda!!!

Avatar
Lucas 11 de julho de 2022

Aqui na minha cidade estou torcendo para o 20 buscar dominar de vez, aos poucos estamos crescendo ele, trabalhar para os grandes só era bom no começo

Avatar
Rodrigo 9 de julho de 2022

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essas corridas ainda estão muito caras precisa baixar mais o preço. Colocar o km aí a 0,50 centavos aí vai ser melhor.
Os escravos modernos vão ficar felizes e os passageiros exploradores ainda mais.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Thiago Luccarini 9 de julho de 2022

Eu, fiz a conta durante um mês fechado, 30 dias corridos, o app 99 que trabalho exclusivamente leva 25% do valor total das corridas por dia e 35% fica de combustivel. Em 2020 o app levava 13%, e o combustível um pouco menos do que hoje, quando o combustível dobrou de preço o app dobrou também a taxa. Um projeto que estabeleca uma taxa fixa é bem razoável.

Avatar
Edson 9 de julho de 2022

Sou motorista em SP , aqui também tá caindo corrida a 5,60 e as vezes neste valor tem 3 pessoas para levar , cada corrida deveria ter o valor mínimo de 10,00 reais daí para cima

Tenho relato de passageiros falando que pagou 19,00 e pra mim tem caído 8,00 mais de 40% bem mais em

Avatar
Arley Cardoso 9 de julho de 2022

Só uma correção na matéria. O desconto na plataforma UBER chega a 40% da corrida, e não 30% como diz na mesma. Um absurdo.

Avatar
Lucas 11 de julho de 2022

Sou motorista a 1 ano, e garanto que já fiz corrida na Uber com taxa de 50%

Avatar
Well 9 de julho de 2022

Sou Motorista de Aplicativo sou cadastrado na Uber a 7 Anos Faço a categoria Black em São Paulo e sou muito feliz ,hoje eu ganho 4 vezes mais que se trabalhasse CLT na minha Profissão e tenho um carro Bacana que jamais pensei que teria. Só tenho que agradecer a Uber.

I Love Uber ❤️

Avatar
Arley Cardoso 9 de julho de 2022

A plataforma leva até 40% dos teus ganho e diz q ama e q está feliz da vida. Assiste alguma aulas de matemática no YouTube que rápido tu vai ficar triste e revoltado imaginando o tanto de dinheiro q tu perdeu.

Avatar
Marcelo Sarabando 9 de julho de 2022

Bom dia,
Sou a favor desta lei que circula no sentada, desta forma o motorista de app da Uber, 99, e outras de acordo com a região teria condições de fazer uma manutenção correta no carro, trocar o carro de acordo com as exigências do app tem ser 10 anos de uso e equilibrar ia as perdas referente aos combustíveis.
Parabéns felicidades proposta e se possível autorizarem esse decreto o mais rápido possível.

Isso deveria ser nos app, supermercado, gás, posto de combustível, luz , água , limitar uma alta de preços abusivo no Brasil.

O povo não aguenta mais !!

Obrigado

Avatar
Fabio 9 de julho de 2022

Bom dia meus amigos sou Fábio se vc ta reclamando que está ruim em SP.vem rodar em Sorocaba nunca mas iram reclamar corrida que sai daqui para São Paulo 132 reais passageiro que levar moveis dentro do cachorro galinha corrida 5.60 passageiros mal educado essa uber filho de uma besta fera.

Avatar
Fabio 9 de julho de 2022

Bom dia meus amigos sou Fábio se vc ta reclamando que está ruim em SP.vem rodar em Sorocaba nunca mas iram reclamar corrida que sai daqui para São Paulo 132 reais passageiro que levar moveis dentro do cachorro galinhacorrida 5.60 passageiros mal educado essa uber filho de uma besta fera.

Avatar
Henrique 9 de julho de 2022

Bom na minha opinião os app peguam uma porcentagem alta e o valor cobrado por corrida e poucou pq entramos com o veículo com nossa mao de obra em fim, o desgaste do veículo e por nossa conta fica muito caro e o ganho e pouco. E o governo vem e envez de nos ajudar acaba de arruinar oque ja esta ruim

Avatar
Ângello 8 de julho de 2022

Uber e 99 são ditadores escravizado res oportunistas . Sugam e escravizam os motoras. Fiz aquela desgraça de Uber pra nunca mais fazer .fiz a outra desgraça de 99 pra nunca mais fazer tbm . Não tô passando fome pra ser mula de chinês..!! Liguei lá e mandei todos tomarem no rabo!!

Avatar
Renan Setubal 8 de julho de 2022

Sou motorista a 5 anos. Esses tipo de projeto deixa muito bom ser motorista de app, consequentemente vai ter muito motorista, consequentemente vai ser ruim ser motorista. Quem reclama que tá difícil trabalhar de motorista que vá fazer outra coisa, imagina que nem existesse essa opção de serviço e vá fazer outra coisa, deixa pra quem sabe trabalhar, trabalhar!

Avatar
Edimilson Índio 8 de julho de 2022

Vc deve ser pago pra falar uma asneira dessas. Os apps chegam a cobrar 40% por corrida e vc achando que está bom. Acho que nem motorista é.

Avatar
José Carlos 9 de julho de 2022

Pela sua resposta percebe-seu grau de instrução. Vai aprender a fazer contas antes de se posicionar e escrever essas imbecilidades que postou.

Avatar
Fernando Rocha 8 de julho de 2022

É muito mais facil liberar isso , com isso ganhamos de acordo com gastos e ate o governo vai ganhar mais com isso , a renda de nao sei quanto milhoes motoristas que trabalha para aplicativo melhor e assim mais imposto sobre produtos que compramos ( com poder de comprar pouco melhor vezes os milhoes de motoristas) , os cara investe milhoes de propaganda , vi esses dias caminhão com logótipo da uber descarregando ali na av Tiquatira se nao me engano (sp) negocio dos cones para fechar umas das faixas pra bicicleta etc , fora as propagandas da uber por ali , ai acha que vao nos enganar dizendo que quase nao ganham , ja foi relatado que a cidade que eles mais lucram em 1 lugar é sp , me poupe uber com convers fiadas e so voces querem ganhar

Avatar
Carlão 8 de julho de 2022

1° lugar são Paulo
2° lugar rio de janeiro
E se não me engano 8° lugar minas

Avatar
Cláudio André 9 de julho de 2022

Fernando Rocha, sai daí puxa saco! Vc lá sabe nada! Deve ser funcionário da Uber.

Avatar
Fabio Diniz 9 de julho de 2022

Mas vc se acha certo a plataforma ganhar mais fazer promoção com seu carro trabalho no Rio de janeiro aqui não tem valor fixo por km rodado e variável 21.8k para ganhar r$ 22.00 para ficar bom e sobreviver teria q ter uma tarifa mínima de 10 e km rodado 2.00 as condições de hoje são desumanas e escravas o desemprego está muito grande e quem depende do aplicativo para sobreviver no sal mas tem muitos q tem como a segunda opção de renda acha ótimo complicado Uber hoje dia concorre com oniye as contas não fecham

Avatar
Jorge Fernandes da Costa 8 de julho de 2022

Gente não tem como vc fazer corridas onde o combustível, leva 50%. O app leva 40% das corridas, quando toca o valor 6,99 5 km até os passageiros perguntam como agente vive ou se vale a pena trabalhar como motorista de app, os cara do YouTube colocam ganhos autos porque a uber paga pra eles um dinheiro por fora e seleciona as melhores corridas para eles.

Avatar
Marcelo Neres 8 de julho de 2022

O ridículo é corrida de 6-7 reais.tem q começar no mínimo com 10 reais a corrida.vc leva compras.criancas sem educação 3 ou 4 pessoas por 7 reais…desanima vc de trabalhar o dia inteiro.

Avatar
Edimilson Índio 8 de julho de 2022

Concordo

Avatar
Carlão 8 de julho de 2022

Bom, pelo menos alguém além do Marlon luz ,está tentando alguma coisa, mas realmente a cobrança na maioria das vezes passa dos 40%, corrida de 7,00, é ridículo.
E quando o acontece do carro quebrar o meu mesmo troquei as velas 309,00 a bobina da vela 509,00 e o serviço do mecânico 150,00 mês passado, perdi um pneu semi novo 279,00 e comprei outro pra parte da frente 279,00.
E não temos nenhuma ajuda da Uber, 99, indriver,

Avatar
Renan 8 de julho de 2022

Vá fazer outra coisa mano. Não sabes trabalhar.

Avatar
Carlão 8 de julho de 2022

Ah obrigado agora sim, estava esperando uma solução pro meu problema e você com sua eterna sabedoria me abriu os olhos gratidão por me orientar na vida

Avatar
Fernando 9 de julho de 2022

Oi Renan

Faço aplicativo e notei e vc falou que o Carlão não sabe trabalhar bom acho que tbem.nao sei então que saber se vc pode me ensina a trabalhar nestes aplicativo.

Grato

Avatar
Luizao 8 de julho de 2022

Sem esperanças, nossos senadores deputados, bandos de ratos salafrários, amigos trabalhem muito, não espere por eles, abrc tmjt

Avatar
Paulo Francisco Nunes 8 de julho de 2022

Bom dia:
Meu nome é Paulo Nunes sou motorista de aplicativo em são Paulo, não é só 30 é muito mais toda corrida valor mínimo é cobrado acima de 40.
Preço mínimo pôr corrida é de 5,62 para o motorista o passageiro paga 9,00 reais.

Avatar
Ale 8 de julho de 2022

E complicado brother ÷lês não nos vem como profissionais nem a população

Avatar
Ale 8 de julho de 2022

Nos não samos considerados como profissionais
Nem a população nos considera

Avatar
Giovani 9 de julho de 2022

Para ser profissional primeiro precisa valorizar a sua mão de obra,coisa que não fazemos.

Avatar
Gabriel 8 de julho de 2022

Ola gostaria que os senadores e deputados nos ajudasse porque as taxas de cobrança dos aplicativos são muito abusivo
Por favor nos ajuda
Obrigado

Avatar
William Bahia 7 de julho de 2022

O senadoesta recebendo propina dos aplicativos,porque eles vão acabar com ônibus,metrô isto é uma doença, então porque existir transporte público,vamos acabar com os senadores,com os deputados porque tudo virou uma Zona,temos que acabar com o país porque aqui tudo pode,só não pode interferir nos ganhos de deputados e senadores.

Avatar
Antônio Carlos 8 de julho de 2022

Aqui em Salvador na Bahia, o app cobra r$ 9,77 e paga o motorista r$ 5,50 – (viagem mínima), muitas das vezes para ridar 5 km ou mais. A conta não fecha, quem aceitar na pressão, ainda vai transportar 03 ou 04 passageiros.Porque o app, não cobra taxa de 5 km por r$ 10.00, e alem disso se p passageiro vier acompanhado passa a cobrar r$ 7.00 por pessoa? Simples! O app apesar da tecnologia deles, só beneficiam os amigos governantes. (CPI neles), mandem os governantes assistirem as historias dos apps que eles entederão. (caso queiram). Marlon e outros, cadê vçs
?

Avatar
Deixe um comentário