[Vídeo] Porque pneus de Fórmula 1 num carro de rua é uma péssima ideia

Carros de Fórmula 1 possuem muita aderência, portanto colocar os pneus deles em um carro de rua também daria aderência, certo? Não é bem assim

caterham com pneus de formula 1
Seria essa uma ideia genial ou uma ideia de jerico? (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
04 de abril de 2022 12:01

Um argumento muito comum de se ver na internet é que se tal coisa fosse boa para um carro, estaria em um bólido de Fórmula 1. Esses carros de competição costumam ser laboratórios de tecnologias que veremos nas ruas, mas um carro de rua, mesmo um superesportivo, ainda possui uma proposta bastante diferente de um F1.

O canal Driven Media testou um Caterham equipado com pneu de Fórmula 1 para ver se isso ajudaria o esportivo leve no desempenho. Foi realizada uma série de testes em pista e uma volta em vias públicas para ver se os pneus de corrida realmente ajudam.

VEJA TAMBÉM:

O resultado não foi o esperado

A primeira coisa a ser feita foi um adaptador para o carro poder receber o cubo rápido usado pela Fórmula 1. Com os pneus instalados o Caterham ficou parecendo um baja, os pneus de corrida são bem mais altos que os semi-slick Avon de 13 polegadas e perfil fino que o esportivo usa originalmente.

O vídeo é uma decepção para quem acha que o Caterham grudaria nas curvas. O carro piorou, perdeu aderência nas curvas com facilidade, destracionou mais e as rodas travaram cedo nas frenagens. A culpada por isso foi a temperatura, pneus de Fórmula 1 só “funcionam” quando estão devidamente aquecidos.

O Caterham é ágil mas não é rápido o suficiente para manter os pneus quentes. Além disso, ele não possui toda a downforce de um monoposto, outro fator que ajuda no funcionamento desses pneus. Isso pode ser visto na forma que eles se sujaram e desgastaram apenas em parte da banda de rodagem.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Chenso 4 de abril de 2022

Nossa nada haver!!!

Primeiro que nesse frio q aparece estar ocorrendo os testes esses pneus quer aquecimento prévio ou pilotagem sobre estresse, já que necessitam de 100°c em média para estar próprio do seu uso. Segundo diferentemente do slick os radiais andar melhor frio q quente. O carro em questão não possui downforce logo jamais chegaria na condição ideal de pressão e temperatura. Ainda acredito que se fizessem aquecimento apropriado desse pneu ele iria pregar o Caterham, ficando pior ainda.

Avatar
Deixe um comentário