Porsche pode estar omitindo problema sério em bateria do Taycan

Fonte que trabalha na sede da Porsche diz que a fabricante não se pronunciou publicamente para evitar recall massivo do modelo Taycan

Porsche não avisou consumidor para preservar a imagem e evitar recall massivo
Porsche não avisou consumidor para preservar a imagem e evitar recall massivo (Foto: Porsche | Divulgação)
Por Bernardo Castro
10 de dezembro de 2021 15:40

A Porsche pode estar com um problema gigante nas mãos envolvendo o seu superesportivo elétrico Taycan, em que 6 em cada 10 modelos entregues têm um problema de gerenciamento de bateria que afeta e danifica suas células, exigindo a substituição que, se não realizada, pode incendiar os veículos.

As informações foram divulgadas pelo portal Teslarati, que teve contato com uma fonte que trabalha na sede da Porsche em Zuffenhausen, Alemanha. Ao que tudo indica, a Porsche está escondendo o problema dos clientes e, silenciosamente, substitui os módulos de célula de bateria danificados sem informar aos proprietários.

VEJA TAMBÉM:

A fonte, que não teve nome divulgado, explicou que o carregador integrado de alta voltagem do Taycan de 800 V não controla bem o processo de carregamento, podendo sobrecarregar algumas células da bateria e causar o superaquecimento. Por questão de segurança, as células da bateria superaquecidas são desativadas automaticamente e isoladas da bateria, o que reduz sua capacidade e autonomia.

O problema acontece quando as baterias são carregadas em baixa velocidade (7,5 KW), caso comum para quem utiliza a tomada de casa para abastecer o Taycan.

Apesar de a arquitetura 800V ter muitas vantagens, a forte corrente exige um processo muito bem controlado para evitar que uma célula carregue mais rápido do que a outra. Nos carros elétricos as células de bateria são carregadas em paralelo para encurtar o tempo de ‘abastecimento’, mas isso traz o risco de algumas células serem carregadas mais rápido do que outras. Caso isso aconteça pode ocorrer sobrecarga e superaquecimento, podendo incendiar o veículo.

Descaso da Porsche com proprietários do Taycan

Dados das estatísticas internas da Porsche indicam que dos 36 mil Taycans entregues, 360 apresentaram o problema. O funcionário da Porsche divulgou essa informação pois a fabricante alemã decidiu não substituir o carregador de bordo do Taycan, e optou por continuar entregando o modelo elétrico com o sistema defasado.

A Porsche está supostamente ciente do problema e está trabalhando nisso. Mas a fim de preservar a sua imagem e evitar um recall que, de acordo com a fonte, custaria centenas de milhões de euros, a montadora optou por não informar os clientes e as autoridades.

Por fim, o funcionário ainda relatou que todos os revendedores Porsche estão sob um acordo de não divulgação e são instruídos a rotular os carros em três categorias:

  • Verde – precisa de conserto
  • Amarelo – precisa de uma revisão com o departamento técnico interno da Porsche
  • Vermelho – precisa de uma troca de bateria

A fonte ainda afirma que nem todos os proprietários de Taycan classificado como vermelho são informados de que a bateria foi substituída.

Porsche Taycan elétrico e turbo, como é possível? Boris Feldman explica

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edi freitas 15 de dezembro de 2021

No começo da notícia “6 em cada 10 estão com problema”.
Final da notícia “dos 36 mil 360 apresentaram o problema”
….sigo vocês a muitos anos mas uma notícia vindo do teslarati😪

Avatar
André Carlos 14 de dezembro de 2021

Acho pouco provável uma fábricante tão renomada quanto a Porsche , que sempre presta seus recall devidamente quando necessários fazer isso agora. Essa fonte aí está meio duvidosa , ainda mais vindo de teslarati?? A Porsche é digna de qualidade, eficiência, potencia e tradição.

Avatar
Deixe um comentário