Posto de Santa Catarina consegue liminar para praticar autosserviço

Uma rede de postos de Santa Catarina conseguiu uma liminar na justiça para poder oferecer o autosserviço para seus clientes

homem abastecendo posto selfservice shutterstock 288109133
Caso o cliente prefira, ele vai poder abastecer o próprio carro (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
06 de maio de 2022 15:38

Postos de combustível com autosserviço são proibidos no Brasil desde a aprovação da Lei Nº 9.956, no ano 2000. Uma rede de postos de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, conseguiu uma liminar na Justiça Federal que concede a ela o direito de praticar o autosserviço.

Segundo a CNN, o juiz responsável pelo caso concluiu que a lei de 2000 é incompatível com a Lei de Liberdade Econômica e a Lei de Inovação Tecnológica. Essas leis garantem que o estado deve fortalecer e estimular que as empresas inovem em seus mercados.

VEJA TAMBÉM:

Ele também notou que o Ministério de Minas e Energia não demonstra qual é o risco do ato de abastecer um veículo. Mas nem tudo são flores para a empresa, ela ainda está sujeita a regulamentações feitas pelos órgãos competentes sobre o autosserviço.

Os motivos para o posto querer o autosserviço

As justificativas da empresa sobre esse esforço para poder ter posto com autosserviço está na dificuldade em contratar frentistas na região e também pelo fato de que não é preciso de frentista para recarregar um carro elétrico.

Um representante da rede falou sobre o assunto para um portal local e deu mais detalhes sobre como o autosserviço irá funcionar. Ele diz que a mudança será gradativa e o cliente poderá escolher entre abastecer por conta própria ou pelo frentista. Os frentistas serão mantidos para atender PcD, gestantes e idosos, por exemplo. Não foi informado se haveria mudança no preço do combustível para quem optar pelo autosserviço.

O Boris já deu sua opinião osbre o impacto do autosserviço no preço da gasolina:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jean carlo 9 de maio de 2022

pelo autosserviço tem que abaixar o preço dos combustíveis sim. Essa história que não consegue frentistas é conversa pra boi dormi.

Avatar
Jonathan Nunes 8 de maio de 2022

Para valer de verdade tem que ter uma boa diferença de preço sem frentista ou vai ficar igual os mercados sem empacotador e os preços não baixaram não esquecendo cobradores nos ônibus também não mudou nada.

Avatar
Cadillata 7 de maio de 2022

Conheço pessoas que em mais de trinta anos ainda não conseguiram aprender a sacar em caixas eletrônicos bancários, imagine quanto tempo irão demorar para aprender a abastecer seus carros?
Tem aqueles que aprenderam, mas são extremamente lentos e irritantes.
O que dizer então, dos que ainda não aprenderam a utilizar as setas dos carros?

Avatar
Wanderley Souza 6 de maio de 2022

Tudo que fosse pra baratear combustível deveria ser aplicado !! Posto de gasolina no Brasil hoje é tudo ostentação e os as beiras de rodovias exploram em tudo, verdadeiros mercenários.

Avatar
Deixe um comentário