CNH Social: inscrições para habilitação gratuita vão só até amanhã!

Moradores do Distrito Federal tem até o dia 25 de maio para se candidatarem para uma das 5 mil vagas da CNH Social de 2022

60% das vagas serão destinadas à pessoas que querem tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B
60% das vagas serão destinadas à pessoas que querem tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
24 de maio de 2022 13:35
Com Agência Brasília

O Programa Habilitação Social (CNH Social) está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (25), por meio do site do Detran. A iniciativa concede a oportunidade para obtenção de Carteira de Habilitação gratuita a pessoas de baixa renda que vivem no Distrito Federal.

Podem se inscrever pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o público específico atendido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) – negros, indígenas, pessoas trans, idosos, vítimas de violência e egressos dos Sistema Socioeducativo maiores de 18 anos. Os candidatos não podem estar impedidos judicialmente de possuir a CNH e nem ter sofrido penalidades nos últimos 12 meses.

VEJA TAMBÉM:

Estão sendo ofertadas 5 mil vagas, sendo 1,5 mil para a modalidade Estudante Habilitado e 3,5 mil para a modalidade Cidadão Habilitado. No caso do Estudante Habilitado, é necessário ter entre 18 e 25 anos e estar cursando ou já ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino, ou como bolsista integral em instituições privadas. Além disso, é preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado da prova no ano anterior.

Para a outra modalidade, o candidato deve ter acima de 18 anos, saber ler e escrever e preencher os requisitos para o programa.

Os inscritos poderão solicitar a CNH social nas categorias A ou B, a adição de categoria A ou B, a alteração para categorias C, D ou E, renovação ou troca de habilitação definitiva.

O Programa de Habilitação Social será executado em três fases: inscrição, seleção e processo de habilitação. Ao fim do prazo das inscrições, Sedes e Sejus, parceiras no programa, terão 60 dias para publicar os selecionados de cada órgão no sistema informatizado do Detran.

O resultado final poderá ser consultado individualmente no portal de serviços do Detran, em data e hora a serem divulgados.

Serviços disponíveis para a CNH Social

A quantidade de vagas  para Habilitação Social observará a proporção para os seguintes serviços:

  1. 60% para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH A ou B;
  2. 10% para adição das categorias A ou B;
  3. 10%para alteração para as categorias C, D ou E;
  4. 10% para renovação da CNH;
  5. 10% para CNH definitiva.

CNH agora tem validade de 10 anos

Em vigor desde 12 de abril de 2021, a Carteira Nacional de Habilitação agora pode ter até 10 anos de validade. O exame de aptidão física e mental, a ser realizado no local de residência ou domicílio do examinado, será preliminar e renovável com a seguinte periodicidade:

  1. a cada 10 (dez) anos, para condutores com idade inferior a 50 (cinquenta) anos;
  2. a cada 5 (cinco) anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos;
  3. a cada 3 (três) anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 (setenta) anos.

Ainda de acordo com o “novo” Código de Trânsito, quando houver indícios de deficiência física ou mental, ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, os prazos previstos para a validade da CNH poderão ser diminuídos por proposta do perito examinador.

Atenção! Fica mantida a validade das CNHs emitidas antes de 12 de abril de 2021.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Como faço pra faz a CNH eu quero muito 23 de junho de 2022

Quero faz a minha primeira CNH

Avatar
Isaque gabriel sousa 30 de maio de 2022

Muito obrigado pela soa vida que Deus te abençoa sua vida eu não tenho direito para paga vc Deus te dá saúde para vc têm um coração voluntário para ajuda as pessoas lindo e seu coração Deus te,amo

Avatar
Isaque gabriel sousa dos s 30 de maio de 2022

Eu só mãe só quero que meu filho trabalho para ele eu não pó só da tudo para ele Deus toca seu coração para ajuda meu filho isaque Deus te abençoa sua vida

Avatar
Edineia Martins de Oliveira 25 de maio de 2022

Eu preciso muito pois a distância da minha casa ao trabalho é muito grande… também sempre foi um dos meus sonhos ser abilitada… pois preciso pro trabalho

Avatar
Maria Djanira de Souza Santos 4 de junho de 2022

Eu quero mim escrever pra tirar a carteira CNH social

Avatar
Ithalo caik 25 de maio de 2022

Preciso

Avatar
Clarice Alves nass 25 de maio de 2022

Estou precisando muito por q preciso por causa das crianças já tenho carro e moto tbm

Avatar
Ana paula de souza 25 de maio de 2022

Ola presizo sim e por necessidade msm prf

Avatar
Ana paula de souza 25 de maio de 2022

Ola presizo sim e por necessidade msm por conta de srrvuco e meus filhos

Avatar
Erlandes oliveira machado 24 de maio de 2022

Quero fazer minha CNH porque já tenho moto e carro

Avatar
André Luiz mesquita Gonçalves 25 de maio de 2022

Olá preso sim por necessidade

Avatar
Deixe um comentário