Prática comum faz PRF alertar motoristas: veja quais são os riscos

Transportar objetos soltos no interior do veículo pode ser a diferença entre um acidente com ou sem ferimentos

porta-malas PRF alerta motoristas
Frenagens bruscas ou manobras repentinas podem vir a arremessar alguns objetos, atingindo assim os passageiros (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 12/12/2022 às 12h02

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dispôs no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, um material alertando os motoristas de uma prática cotidiana que pode trazer muitos riscos ao condutor: o ato de levar objetos soltos no interior do veículo.

Segundo a PRF, o transporte inadequado de bolsas, mochilas e outros objetos no interior do veículo, podem causar acidentes graves.

VEJA TAMBÉM:

É atestado pelas autoridades que um grande erro que muitos motoristas cometem é o de não se atentar para objetos deixados soltos no interior do veículo.

Durante a condução, podem acontecer frenagens bruscas ou manobras repentinas que também podem vir a arremessar alguns objetos, atingindo assim o condutor, os passageiros ou partes do veículo, causando ou agravando acidentes.

Para transportar alguns objetos no interior do veículo, a PRF alerta motoristas que bolsas, mochilas e outros devem estar devidamente acondicionados e que os locais corretos para transporte de qualquer objeto solto são o porta-malas ou o porta-luvas do veículo.

Vale ressaltar que o transporte de bagagens, mesmo que no porta-malas, mas em bancos rebatidos é enquadrada pelo Art, 248 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como: “Transportar em veículo destinado ao transporte de passageiros carga excedente em desacordo com o estabelecido no art. 109”.

O descumprimento do artigo – que faz alusão às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – é uma infração grave com penalidade prevista de multa (R$ 195,23) e medida administrativa de retenção para o transbordo.

Seguir essas orientações podem deixar a viagem mais tranquila e com menos preocupações ao longo do percurso.

Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube e ouça as Dicas do Boris no Spotify ou em outras plataformas de streaming.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leandro Michelsen 12 de dezembro de 2022

Transportar carga com os bancos rebatidos pode dar multa, se não estiver de acordo com as regras estabelecidas pela Resolução nº 349/2010 do CONTRAN. Bancos rebatidos, isoladamente, não adicionam risco de multa. Apenas deve-se continuar atentando para as regras da resolução. A principal informação sobre bagagem solta no banco de trás do carro é que ela não deve exceder a altura do encosto, a ponto de prejudicar a visibilidade do motorista. Além disso, se o motivo de levar carga no banco for ter o porta malas cheio, deve-se verificar se o peso máximo de carga indicado no manual do veículo foi ultrapassado.

Avatar
Deixe um comentário