Alerta de ponto cego poderá ser obrigatório no Brasil

A obrigatoriedade do alerta de ponto cego ajudaria a reduzir as batidas laterais, segundo a senadora que propôs o projeto

alerta ponto cego chevrolet traiblazer 2021
Uma luz é acendida quando um veículo está no ponto cego (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por AutoPapo
09 de maio de 2022 11:07
Com Agência Senado

Um projeto de lei apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) torna obrigatórios os sensores de colisão lateral (alerta de ponto cego) nos veículos. O  PL 673/2022  insere a exigência no Código Brasileiro de Trânsito, com o objetivo de tornar os automóveis mais seguros e reduzir os acidentes.

O alerta de ponto cego identifica a existência de outros veículos, pessoas ou objetos nas áreas não cobertas pelos espelhos retrovisores. O alerta é feito por luzes nos retrovisores externos ou no painel.

VEJA TAMBÉM:

A senadora aponta que uma pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização de segurança veicular dos Estados Unidos, estima que a detecção de pontos cegos reduz em 14% os acidentes de mudança de faixa. De acordo com Eliziane, a inclusão do equipamento como item obrigatório não afetará significativamente os preços dos automóveis, uma vez que a aquisição desse tipo de dispositivo tem um valor, para alguns modelos, inferior a R$ 400.

Acredito que a adoção dos sensores de ponto cego como equipamento obrigatório nos veículos automotores contribuirá para a redução do número de acidentes em nossas vias, tendo em vista que esse dispositivo auxiliará os motoristas na condução segura dos veículos”

Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir o cronograma para exigência do alerta de ponto cego nos veículos em circulação no país.

O projeto será analisado por comissões temáticas da Casa e precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara antes de ser encaminhado à sanção.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alisson Grochka 10 de maio de 2022

Sinceramente não tive boas experiências com alerta de ponto cego, tive um Onix Premier 2 20/20 e um Cruze Premier 21/22 nenhum dos 2 me passa confiança, praticamente não funciona o sensor, 90% dos carros no ponto cego nem são alertados pelo sistema.

Avatar
Antonio Pereira 9 de maio de 2022

E lá vamos nós rumo ao Mobi básico a 100 mil reais.
É por essas e outras que carro “popular” está inviável, o cidadão põe 20mil a mais e saí de SUV.
E viva o retorno dos anos 80 e 90 onde só quem podia comprava carro zero km, no mais o choro é livre e tem Ciio 2010 a 22mil, sirvam-se!!

Passar bem.

Avatar
Deixe um comentário