Projeto estabelece normas para blindagem de teto solar

Pelo texto, o teto solar deve ser uma peça única e fixa e receber o mesmo nível da blindagem aplicada no resto do veículo

subaru forester e boxer prata detalhe teto solar
Segundo a proposta, o teto solar de carro blindado não pode abrir (Foto: Subaru | Divulgação)
Por AutoPapo
01 de junho de 2022 11:48
Com Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 982/22 normatiza a blindagem do teto solar de veículo particular blindado. Conforme a proposta, esse tipo de teto deverá ser composto de peça única, sem movimento de abertura e com o mesmo nível de proteção contra armas de fogo aplicada nas demais partes do veículo.

A proposta também proíbe a reparação ou a reutilização da blindagem de teto solar. Ou seja, se for o caso, o vidro blindado deverá ser substituído completamente, sem qualquer tipo de recuperação ou remendo.

VEJA TAMBÉM:

O projeto, do deputado Flávio Nogueira (PT-PI), está em análise na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, o objetivo é ampliar a segurança dos ocupantes dos veículos automotores particulares blindados.

Ele argumenta que o teto solar é um ponto de atenção que torna um veículo blindado vulnerável e que os veículos que já saem blindados de fábrica muitas vezes não possuem versões com teto solar, que encarece o produto.

“Para garantir a qualidade equânime do revestimento protetor, sem defasagens, a blindagem do teto não pode ser inferior à colocada no restante do carro”, ressalta Nogueira. Se aprovada, a regra valerá para automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões.

Atualmente, a Portaria 55/17 do Exército Brasileiro é a norma que regulamenta a blindagem de veículos e já prevê, entre outras regras, que a blindagem do teto solar deve consistir de peça única e fixa e de mesmo nível das blindagens aplicadas nas demais partes do veículo.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário