Propagandas de carro terão aviso como os de cigarro e de bebidas

A partir de Maio, toda propaganda de carro veiculada na França deverá ter mensagens de incentivo ao uso do transporte coletivo

Propaganda de carro na França deverá conter mensagens que incentivam o uso do transporte coletivo
Propaganda de carro na França deverá conter mensagens que incentivam o uso do transporte coletivo (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por AutoPapo
06 de janeiro de 2022 15:45

Hoje, no Brasil e em outros países, os comerciais de cigarros e de bebidas têm mensagens alertando os consumidores sobre os seus malefícios. Seguindo um caminho parecido, a França pretende adotar medidas que forcem as fabricantes a complementarem os anúncios de automóveis com mensagens sobre alternativas de transporte mais ecológicas.

A lei, que entra em vigor em 1º de março, exige que as empresas façam uso de uma das seguintes frases: “considere caronas”, “para viagens curtas, opte por caminhar ou ir de bike” ou “use o transporte público para viagens do dia a dia”. A mensagem deve ser incluída em qualquer forma de anúncio, seja impresso, online, ou transmitidos no rádio e na TV.

VEJA TAMBÉM:

Além de serem claramente visíveis, ou no caso do rádio pronunciado em alto e bom som, devem ser acompanhadas da hashtag “#SeDéplacerMoinsPolluer” (#TransporteMenosPoluente, em tradução livre).

Ademais, o anunciante que descumprir as normas deverá pagar uma multa de € 50 mil (aproximadamente R$ 332 mil na cotação atual).

A ação parte de uma tentativa de baixar as emissões de carbono na Europa. De acordo com a Agência Europeia do Meio Ambiente o transporte é responsável por 25% das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia. Na França, os carros particulares são responsáveis por 15% da produção de gases do efeito estufa do país.

Além disso, o país já se comprometeu a acabar com a venda de carros movidos a gasolina e diesel até 2040, enquanto a cidade de Paris proibiu os veículos mais antigos e mais poluentes de circularem no centro da cidade.

A Ministra da Transição Ecológica da França, Barbara Pompili, ainda utilizou a sua conta no Twitter para dizer que “Descarbonizar o transporte não significa apenas adotar o motor elétrico. Significa também usar o transporte público ou a bicicleta quando possível”.

Na tentativa de reduzir as emissões veiculares, legislação que entrou em vigor no Brasil em 2022 derrubou alguns modelos do telhado

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário