Vendas de carros usados tiveram alta de 17,8% em 2021

Setor comemora crescimento ao longo do ano passado e alimenta expectativas de bons resultados também para 2022

vendas de usados
Lojistas do setor estão animados para 2022 (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 06/01/2022 às 15h16
Atualizado em 22/08/2023 às 13h45

As vendas de carros usados e seminovos fecharam 2021 com aumento de 17,8% em comparação ao ano anterior, de acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores  de Veículos Automotores). Na região Sudeste do país, o percentual foi ainda maior, de 22,9%. Em relação ao mês anterior, dezembro teve acréscimo de 3,1%.

VEJA TAMBÉM:

Entre os modelos campeões de procura, segundo a Fenauto, estão Volkswagen Gol e Fiat Uno e Palio, seguidos por Ford Fiesta e Chevrolet Onix. Em Minas Gerais, Flavio Maia, diretor comercial da AutoMaia Veículos, comemora o desempenho do ano que se passou. Segundo ele, o ano que se encerrou teve um incremento de 20% nas vendas de carros seminovos e usados na loja, em relação a 2020.

“Apesar das dificuldades para conseguir bons veículos, 2021 foi excelente para nós. Vendemos centenas de carros, ultrapassamos a marca de 100 mil seguidores nas redes sociais e ainda fomos coroados como a revenda de maior referência no estado”, comemora Maia.

 Setor de caros usados tem boas expectativas para 2022

Para 2022, Maia acredita que o adiamento e congelamento do IPVA, sancionado em Minas Gerais, vai ajudar a manter o mercado aquecido, seguindo com a crescente na venda de carros usados e seminovos no estado.

“Início de ano acaba sendo puxado para o brasileiro, que precisa pagar vários impostos, matrícula da escola dos filhos, entre tantas outras obrigações. Segurar o reajuste do imposto sobre veículos dá um respiro para as pessoas e condição de assumir um financiamento na compra ou troca do automóvel, por exemplo”, aposta.

Se fosse adotado o indicador padrão, com base na tabela Fipe, o reajuste do IPVA em 2022 seria de 22,8%. O Governo de Minas também decidiu estender o vencimento do imposto, que ocorrerá nos meses de março, abril e maio, se o pagamento for parcelado. Quem optar em pagar a cota única terá 3% de desconto.

Comprou um carro usado e foi enganado? Faça valer seus direitos! Boris Feldman explica em vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ney Verdandi 6 de janeiro de 2022

No mesmo ritmo do mercado de compra e venda, o setor de peças de reposição de veículos leves, teve um aumento de 30% no faturamento, quando comparado ao ano de 2020.
Da mesma forma, ocorreu um aumento médio de 25% no preço das peças; é indispensável analisar em detalhes um veículo usado antes de efetuar a compra.

Avatar
Deixe um comentário