Próximo Ford Mustang poderá ter câmbio manual sem embreagem

A Ford registrou uma patente de câmbio manual com embreagem automática nos EUA voltada para esportivos e para o jipe Bronco

Ford produzir câmbio 'manual' sem embreagem
O câmbio manual representa uma fatia grande das vendas do Mustang nos EUA (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
08 de fevereiro de 2022 10:56

O Ford Mustang vem oficialmente para o Brasil apenas com cambio automático, mas nos EUA é uma tradição ele ser oferecido com o manual. A nova geração do esportivo está sendo desenvolvida e, segundo uma patente registrada pelo fabricante, poderá trazer um cambio manual sem embreagem.

A patente foi descoberta pelo site Muscle Cars & Trucks e revela uma embreagem eletrônica automática que não precisa dispensar o terceiro pedal. O sistema é controlado por sensores e algoritmos que controlas a operação da embreagem baseado na forma que o motorista troca a marcha.

VEJA TAMBÉM:

Se as trocas forem mais suaves o sistema entenderá que o ritmo é de passeio, se forem mais agressivas ele atará em modo esportivo. O pedal poderá continuar lá, para quando o condutor quiser a experiência completa. Mas ele não será ligado diretamente ao cilindro mestre da embreagem e sim ao atuador elétrico do sistema.

Um câmbio manual para o trânsito

Esse sistema poderá ser incluído nos carros para entusiastas da Ford, como o Mustang, o Focus ST e o Bronco. Segundo os documentos da patente, o fabricante americano quer manter o câmbio manual para quem gosta, mas com a comodidade do automático na hora de enfrentar o trânsito.

É um argumento um pouco contraditório. Clientes que preferem comprar um carro esportivo com câmbio manual pelo maior envolvimento com a máquina pode torcer o nariz para ter um computador trabalhando entre os seus comandos e a resposta do carro.

Sistemas de embreagem automática não são novidades: nos Brasil tivemos o sistema AKS do Mercedes-Benz Classe A, o Autoclutch usado no Chevrolet Corsa e o Citymatc do Fiat Palio. Esses sistemas eram tidos apenas como uma opção mais acessível aos câmbios automáticos e foram sucedidos pelas caixas automatizadas. Em 2021 a Hyundai reviveu a embreagem automática, mas sem pretensões esportivas.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
All Beto 8 de fevereiro de 2022

Já houve um Pálio assim aqui no Brasil.

Avatar
Deixe um comentário