Em período de testes, radar de ruídos registra mil ocorrências em avenida de Curitiba

Radar de ruído foi instalado em Curitiba para passar por um período de testes e registrou uma média de mais de 30 infrações por dia

radar capta ruido veiculos barulhentos curitiba parana
Dispositivo semelhante é utilizado em países como França e Inglaterra (Foto SMCS | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 07/11/2022 às 16h02

O radar que detecta ruídos excessivos emitidos por veículos instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba, completou um mês de testes e, nesse período, registrou 1.138 ocorrências.

O aparelho, desenvolvido pela Perkons em parceria com a Superintendência de Trânsito (Setran), foi instalado na via em outubro em uma iniciativa que partiu da própria população. Nesses primeiros dias de teste o radar de ruídos detectou, em média, 39 casos de excesso de ruído nos dias de semana e 35 nos fins de semana.

VEJA TAMBÉM:

Contrariando o senso comum, o maior número de casos registrados não aconteceram nos horários de pico. Durante a semana o horário de maior incômodo foi no turno da noite entre 19h30 e 23h principalmente por motocicletas. Já nos fins de semana a maior parte dos casos aconteceu após as 2h da manhã e envolvia, principalmente, carros com som alto.

O radar de ruídos

O radar que detecta ruído foi instalado junto a um que detecta a velocidade dos veículos na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, ainda está em testes e não pode aplicar multas para os carros que emitem barulho em excesso.

A tecnologia já é utilizada em países como a França, por exemplo, mas ainda é novidade aqui no Brasil e, por esse motivo, ainda não é possível aplicar multas aos ‘infratores’. De acordo com a superintendente de trânsito Rosângela Battistella, as informações apuradas podem ser utilizadas para incentivar ações educativas.

Com base nas informações de perfil comportamental destes motoristas, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo para que possamos atuar com blitz educativas e também com a fiscalização.”

Ainda de acordo com a superintendente, para o equipamento começar a aplicar infrações ele precisa de uma aprovação de órgãos de segurança, como uma homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além de uma regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Regina salazar 25 de dezembro de 2022

O som excessivo em veículos chama-se falta de respeito. O motorista, se é que se pode chamar tal cidadão de motorista, não respeita ninguém, inclusive atrapalha outros motoristas ouvir buzinas e sirenes. Não leva em consideração nem hospitais. Esse tipo quer aparecer e forçar outras pessoas ouvir porcarias de músicas, ou seja, mal gosto completo. Não passa de um ridículo que só consegue aparecer dessa forma, mas, não que consiga chamar a atenção das pessoas por ele ser lindo, ter um som que vale mais do que a sucata de carro ou por ele ser experto, mas, por ser um imbecil, desrespeitoso, ridículo, digno de piedade pois, certamente, não tem nada de bom, de construtivo e inteligente pra mostrar de si mesmo. Deve ser um frustrado por isso ergue aquela porcaria de som pra incomodar as pessoas. E não adianta xingar, criticar porque não estou nem aí pra vcs, vcs precisam ser reeducandos, em todos os sentidos da vida.

Avatar
jose 8 de novembro de 2022

Aqui no Rio de Janeiro não adianta pq as motos não usam placa

Avatar
Halter 7 de novembro de 2022

Se gritar: “Loola Ladrão! Seu lugar é na prisão!”… será que ele escuta? Rsrsrsr

Avatar
Verdade Nua e Crua 7 de novembro de 2022

Ah ta o “seu lugar é na prisão!” ta falando sobre vc mesmo, entendi! Voce deve pagar por sua “rachadinha” ou algo semelhante… entendi… Ainda bem que voce confessou seu erro..

Avatar
HAF 24 de novembro de 2022

“PSEUDO-VERDADE NUA E BURRA” é este deveria ser seu nickname! Todos nós que votamos no capitão somos conhecidos pela honestidade e bom carater, e esta muita invejada pela esquerda imbecil!

Avatar
Deixe um comentário