Governo oficializa cadastro do bom motorista e promete vantagens

Foi oficializado o Registro Nacional Positivo de Condutores, que irá bonificar os bons motoristas que não cometerem infrações

shutterstock transi em avenida de belo horizonte cruzamento
O motorista que não cometer infração nos últimos 12 meses poderá entrar no cadastro (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
10 de maio de 2022 11:35

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 9 uma deliberação que prevê benefícios aos motoristas por meio do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), caso não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses. O RNPC já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

VEJA TAMBÉM:

O condutor que deseja se cadastrar no RNPC precisa fazê-lo através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou do Portal de Serviços da Senatran. Com o cadastro ele precisa aceitar uma autorização para que ele e os demais condutores visualizem o seu cadastro no RNPC. A consulta no registro, utilizando o nome completo ou o CPF, mostra apenas se o motorista está nele ou não.

Com a adoção do programa foi aberto um leque de possibilidades para os órgãos de trânsito e entidades privadas beneficiar os bons condutores. Dentre as opção estudadas estão as reduções e descontos em taxas, condições diferenciadas para locação de veículos e seguro, e descontos em pedágios e estacionamento.

O motorista poderá ser excluído do cadastro em quatro situações: quando o motorista receber pontuação na habitação por infração; quando o motorista tiver o direito de dirigir suspenso; quando sua habilitação for cassada ou vencida por mais de 30 dias; ou quando o cadastrado tiver cumprindo pena privativa de liberdade.

Alem de ser bom motorista no trânsito, é preciso ser bom na hora de cuidar do carro:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lamark dos Reis 10 de maio de 2022

Boris e caros leitores do AutoPapo: vocês acreditam em almoço de graça?

Avatar
Deixe um comentário