Renault R5 Turbo ganha versão radical comemorativa para drift

Renault R5 Turbo 3E foi desenvolvido com parte das celebrações dos 50 anos do compacto francês e conta com motor elétrico de 380 cv

renault r5 turbo 3e concept frente tres quartos
Renault R5 Turbo conceitual acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 22/09/2022 às 14h46

O ano de 2022 marca os 50 anos do lançamento do Renault R5, modelo que colocou a marca francesa no segmento de compactos citadinos. Mas o modelo foi além de um mero popular para a classe trabalhadora do Velho Mundo, o R5 também foi um ícone no automobilismo.

VEJA TAMBÉM:

Ao longo do ano, a Renault tem realizado ações e apresentado conceitos e versões estilizadas como parte da celebração. E seguindo seu calendário, a francesa acaba de revelar o Renault R5 Turbo 3E, uma versão radical, que combina elementos do passado, com tecnologias atuais e até mesmo inspirações vindas dos games.

Motor Renault R5 Turbo 3E

O carro foi construído com um chassi tubular e uma carroceria de material plástico, que garante baixo peso, mas sem comprometer a integridade da estrutura. A motorização é elétrica, com 380 cv e 70 kgfm de torque.

renault r5 turbo 3e concept traseira tres quartos
Aerofólio gigantesco e extratores imensos garantem o controle direcional durante as manobras

Assim como no R5 turbo original, lançado no final dos anos 1970, em que o motor era instalado em posição central traseira, no no 3E as baterias ficam atrás dos bancos e o pequeno motor conectado diretamente no eixo traseiro.

Com novos para-choques, para-lamas alargados e um imenso aerofólio, a pegada do R5 Turbo 3E são as provas de drift. O carrinho acelera forte, com 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e sua velocidade máxima é de 200 km/h.

renault r5 turbo 3e concept traseira chassi tubular e bateria
O conceito utiliza estrutura tubular diferentemente do modelo original com monobloco

Pode parecer pouco, mas para provas de drift, não é necessário velocidades elavadas e sim oferta de torque para a execução das manobras. Além disso, motores elétricos sempre contam com limitadores de velocidade para não comprometer a autonomia.

E por falar em autonomia, o Renault R5 Turbo 3E conta com células de 42 kWh. Segundo a marca, elas garantem carga suficiente para inúmeras voltas na pista. Num carregador de 380V é possível “reabastecer” o R5 elétrico em duas horas.

Por dentro do elétrico

O interior do R5 Turbo 3E é futurista. O carro tem um quadro de instrumentos digital com diversos módulos que exibem diferentes leituras. O volante de três raios também tem estilo moderno. Destaque para a grande alavanca do freio de mão, que é um item essencial em provas de drift.

renault r5 turbo 3e concept interior quadro de instrumentos
O quadro de instrumentos do R5 elétrico é uma tela com diferentes mostradores e com layout que remete um menu de um game

O carro ainda conta com modos de condução para diferentes desafios, que remetem a um videogame como Turbo, Track Invader e Donut (para fazer zerinho). Será que o carrinho vai pintar num videogame?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário