Rimac Nevera atinge máxima de 275 km/h (em marcha à ré)

Supercarro croata de quase 2.000 cv realizou a manobra com auditores do Guinness Book, que registraram o recorde de velocidade

rimac nevera verde em movimento
Rimac Nevera acelera facilmente acima dos 400 km/h, o desafio era ver até quanto chegaria em marcha à ré (Fotos: Rimac | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 09/11/2023 às 13h03

O Rimac Nevera não quer saber de andar rápido só para frente. O supercarro croata acaba de quebrar mais um recorde. Ele atingiu a velocidade espantosa de 275,7 km/h, em marcha à ré. Isso mesmo, andando para trás.

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Equipado com quatro motores elétricos que somam nada menos que 1.914 cv e absurdos 240,6 kgfm de torque, o Nevera já tinha superado a marca de 400 km/h com facilidade. A ideia agora era tornar a tarefa um pouco mais audaciosa. O feito foi registrado na pista alemã de Papenburg e teve a presença de auditores do Guinness Book.

Contou a favor do Nevera o fato de o carro não contar com relações de marcha, como um motor a combustão. Sem a limitação da rotação de um bloco com pistões, bielas e virabrequim, o eixo dos motores elétricos suportam rotações altíssimas.

rimac nevera recorde guinness book
Desafio foi testemunhado por auditores do Guinness Book

Além disso, a marcha à ré de uma caixa de um carro térmico tem a menor relação de todas, o que não deixa que sua velocidade seja elevada. No caso de um motor elétrico, como não há engrenagens, o motor apenas inverte sua rotação e o carro passa a andar para trás.

Sendo assim, o amigo poderia questionar que então ele poderia superar os 400 km/h? A resposta é não. E a razão é que a aerodinâmica andando de ré se torna um fator de restrição.

rimac nevera verde em movimento traseira
Acelerar em marcha à ré em um carro tão baixo e apertado não deve ter sido nada fácil

Mesmo assim, acelerar muito não é problema para o Nevera. Difícil mesmo deve ter sido manter o volante alinhado com um braço para trás e olhando pelo diminuto para-brisa traseiro.

O Rimac Nevera

O Rimac Nevera chegou ao mercado em 2022 depois de três conceitos e 10 anos de desenvolvimento. Mate Rimac, fundador da marca, nunca pensou em um carro para ser eficiente, mas queria um supercarro extremamente rápido.

Além de seus quatro motores de 1.914 cv, o Nevera ainda conta com baterias que levam lítio, níquel e manganês com capacidade de 120 kWh. Para compensar o peso das células, o carro conta com estrutura em fibra de carbono composta por 2.200 camadas, que pesa apenas 200 kg. Alumínio também foi aplicado para manter o peso baixo.

Ao todo serão apenas 150 unidades do supercarro que tem preço de 2 milhões de euros (R$ 12 milhões). Mas um preço justo para um carro acelera tanto para trás.

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1 Comentário
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Jovi 28 de novembro de 2023

Correção à matéria: a marcha à ré não possui a menor relação de todas. Normalmente a relação da ré fica entre as relações da primeira e segunda marchas.

Por exemplo, o Virtus 170 TSI:

Relações das marchas (:1) 1ª 3,769; 2ª 2,095; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182

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