Mini John Cooper Works Countryman ALL4 é um carro de rali para as ruas

A nova geração do maior carro da Mini agora ganha versão esportiva de verdade, com motor mais forte e tração nas quatro rodas

mini countryman john cooper works 2025 preto com teto vermelho frente parado 2
Faróis quadrados quebram a tradição da marca (Foto: AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 09/11/2023 às 15h02
Atualizado em 09/11/2023 às 18h36

A Mini já apresentou as novas gerações de seu hatch sem nome e do SUV Countryman, agora veio a hora da divisão esportiva John Cooper Works trabalhar nas novidades. O primeiro produto a ser mostrado foi o aventureiro, que segue tendo como destaque a tração integral.

O seu nome passa a ser Mini John Cooper Works Countryman ALL4, com a divisão esportiva passando a ficar antes do nome do modelo. O que não muda é o uso de detalhes em vermelho pela carroceria e pelo interior para identificar de longe que estamos falando de um carro mais bravo.

VEJA TAMBÉM:

Mas o Mini John Cooper Works Countryman ALL4 não é um “esportivo de adesivo”, seu tempero mesmo está na mecânica. O motor 2.0 turbo produz 316 c na especificação dos EUA e 300 cv na versão europeia. O torque é sempre de 40,7 kgfm.

O AutoPapo esteve presente no lançamento mundial desse SUV apimentado. Charlie Cooper — neto do John Cooper que dá nome à divisão, também participou do evento. Quando ele foi questionado se aprovou o carro, foi dado sinal positivo.

Com toda essa força sendo enviada para as quatro rodas, passando por um câmbio de dupla embreagem com sete marchas, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 5,4 segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h.

Esse conjunto mecânico é similar ao usado pelo BMW X2 M35i, tendo como vantagem o porte menor e o estilo mais descontraído. O vão livre de SUV e o modo de cascalho faz o JCW Countryman lembrar da proposta de carro de rali para as ruas do Subaru WRX e do Toyota GR Corolla.

Mini John Cooper Works Countryman ALL4 traz interior ousado

mini countryman john cooper works 2025 interior painel
No lugar do velocímetro, o centro do painel tem uma grande tela flutuante circular (Foto: Mini | Divulgação)

Quando o Mini deixou de ser um carro para virar uma marca, o velocímetro em posição central que era um corte de custos foi transformado em detalhe de estilo. Na terceira geração do hatch esse item virou uma moldura circular para a central multimídia, agora na nova geração virou uma tela circular e flutuante com todas as informações do veículo.

Para quem prefere as informações de velocidade e outras importantes para a direção, existe o heads-up display à frente do motorista.

O estilo do interior John Cooper Works Countryman ALL4 é mais limpo que na geração anterior, seguindo o minimalismo da BMW. O tablier usa um acabamento em tecido, que nessa versão esportiva inclui detalhes em vermelhos

O SUV esportivo agora conta com 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras externas, que comandam o cruise control adaptativo. Esse sistema é classificado como nível 2 na escala da SAE, tomando conta da direção em curvas. Porém ainda exige atenção do motorista para intervir em emergências.

O Mini John Cooper Works Countryman ALL4 está programado para estrear nos EUA em março de 2024. A BMW confirmou a vinda dele para o Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário