Acessibilidade: Ford testa robô que recarrega carros elétricos

A nova tecnologia auxilia idosos e pessoas com deficiência a recarregar o seu elétrico sem fazer tanto esforço

robo que recarrega carros eletricos
O robô pode ser monitorado por aplicativo (Foto: Ford | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 21/07/2022 às 16h03

Os postos de abastecimento brasileiros contam com profissionais que manuseiam as bombas de combustível, poupando os motoristas desta tarefa ao abastecer o carro. Entretanto, os postos de abastecimento elétrico não contam com este serviço.

Se quiser recarregar o seu elétrico, você mesmo deve desembarcar e conectar o carregador ao automóvel. Parece bem simples, mas pode ser  um trabalho e tanto para pessoas que têm alguma limitação motora. Para estes motoristas, a Ford testa um robô que recarrega carros elétricos, uma tecnologia auxiliará o cidadão a recarregar o seu elétrico sem fazer tanto esforço.

Desenvolvido pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, o robô que recarrega carros elétricos já passou dos testes em laboratórios e já está sendo provado nas ruas.

VEJA TAMBÉM:

O robô que recarrega carros elétricos faz parte do projeto “hands free” (mãos livres) que acredita ser fundamental para motoristas PCD comparem um automóvel eletrificado.

O robô, quando ativado, abre uma porta e estende o braço mecânico, acoplado com um conector elétrico, e se pluga ao automóvel. A máquina que ainda conta com o auxílio de uma câmera para se encaixar com precisão, pode ser controlada pelo aplicativo FordPass. No fim da recarga, o robô recolhe o braço e deixa o motorista seguir viagem.

robo que recarrega carros eletricos
Foto: Ford | Divulgação

A Ford ainda pretende estender esta ferramenta a abastecimento de frotas inteiras, para grandes empresas. Mas isso é no futuro, caso o projeto evolua.

“A estação de carregamento robótica pode ser só uma conveniência para algumas pessoas, mas para quem tem mobilidade reduzida é absolutamente essencial. Oferecer esse tipo de solução faz parte do compromisso da Ford de garantir liberdade de movimento para todos”, afirma o engenheiro do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford, Birger Fricke.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luis renato silva bondan 20 de novembro de 2022

Não entendo porque não instalar um alternador no próprio veículo com dois bancos de bateria que enquanto um toca o motor o outro está carregando, sem gastar energia do veículo.tenho o projeto. E barato e permite autonomia quase infinita do veículo.so quero uma parceria

Avatar
Deixe um comentário