Acessibilidade: Ford testa robô que recarrega carros elétricos

A nova tecnologia auxilia idosos e pessoas com deficiência a recarregar o seu elétrico sem fazer tanto esforço

robo que recarrega carros eletricos
O robô pode ser monitorado por aplicativo (Foto: Ford | Divulgação)
Por Lucas Silvério
21 de julho de 2022 16:03

Os postos de abastecimento brasileiros contam com profissionais que manuseiam as bombas de combustível, poupando os motoristas desta tarefa ao abastecer o carro. Entretanto, os postos de abastecimento elétrico não contam com este serviço.

Se quiser recarregar o seu elétrico, você mesmo deve desembarcar e conectar o carregador ao automóvel. Parece bem simples, mas pode ser  um trabalho e tanto para pessoas que têm alguma limitação motora. Para estes motoristas, a Ford testa um robô que recarrega carros elétricos, uma tecnologia auxiliará o cidadão a recarregar o seu elétrico sem fazer tanto esforço.

Desenvolvido pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, o robô que recarrega carros elétricos já passou dos testes em laboratórios e já está sendo provado nas ruas.

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O robô que recarrega carros elétricos faz parte do projeto “hands free” (mãos livres) que acredita ser fundamental para motoristas PCD comparem um automóvel eletrificado.

O robô, quando ativado, abre uma porta e estende o braço mecânico, acoplado com um conector elétrico, e se pluga ao automóvel. A máquina que ainda conta com o auxílio de uma câmera para se encaixar com precisão, pode ser controlada pelo aplicativo FordPass. No fim da recarga, o robô recolhe o braço e deixa o motorista seguir viagem.

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Foto: Ford | Divulgação

A Ford ainda pretende estender esta ferramenta a abastecimento de frotas inteiras, para grandes empresas. Mas isso é no futuro, caso o projeto evolua.

“A estação de carregamento robótica pode ser só uma conveniência para algumas pessoas, mas para quem tem mobilidade reduzida é absolutamente essencial. Oferecer esse tipo de solução faz parte do compromisso da Ford de garantir liberdade de movimento para todos”, afirma o engenheiro do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford, Birger Fricke.

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