Confirmado para o Brasil, novo Honda Civic Type-R é revelado

Em 2023 esse novo Honda Civic Type-R chegará ao Brasil, brigando pelo título de hatchback mais rápido do país com o Toyota GR Corolla

honda civic type r branco frente parado em pista
O hatch terá mais de 300 cv e câmbio manual (Foto: Honda | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
21 de julho de 2022 17:02

Antes mesmo de ser lançado, a Honda já havia confirmado que a nova geração do Civic Type-R viria para o Brasil. A espera para saber como será o hatch esportivo japonês terminou, as primeiras imagens oficiais e informações técnicas foram divulgadas oficialmente.

A nova geração do Civic Type-R ficou recebeu visual menos exagerado que a geração anterior — principal fonte de críticas. No para-choque dianteira existe uma única tomada de ar, que é grande e funcional, sem “grades falsas”. Um exagero necessário é o aerofólio traseiro funcional.

VEJA TAMBÉM:

Um olhar mais atento mostra que os para-lamas foram alargados para abrigar os pneus Michelin Pilot Sport 4S com medida 265/30 ZR19. Como comparação, o BMW M3 E90 usava pneus da mesma largura nas rodas traseiras.

O Civic Type-R pretende quebrar recordes

O coração desse super hatch foi confirmado como uma atualização do motor 2.0 turbo de injeção direta que era usado na geração anterior. Porém não foram informados o torque e a potência, mas a previsão é de ser por volta de 350 cv.

O câmbio continua sendo apenas manual de seis velocidades, que passa a força do motor para as rodas através de um diferencial de deslizamento limitado mecânico. E para segurar o Civic Type-R estão os freios com discos ventilados e pinças Brembo.

A Honda já quebrou o recorde para carros de tração dianteiro do autódromo de Suzuka, destronando o Renault Megane RS Trophy-R. O hatch já foi testado em Nurburgring, mas o fabricante ainda não divulgou o tempo de volta.

Interior esportivo faz concessões ao conforto

O primeiro Honda Civic Type-R nasceu para homologar um carro de corrida, por isso trazia um interior simples. O modelo atual foge dessa filosofia, traz confortos como ar-condicionado automático de duas zonas, carregador sem-fio e central multimídia.

Os bancos são do tipo semi-concha com forração em tecido vermelho, como manda a tradição da linha Type-R. Outra tradição é a manopla do câmbio manual em alumínio com detalhes vermelho. O painel digital traz medidores para direção esportiva como o de força G e cronômetro.

Quem irá enfrentar o Civic Type-R

O rival direto com tração dianteira do novo Honda Civic Type-R é o Megane RS Trophy-R, mas esse hatch francês está prestes a sair de linha e, ao que tudo indica, não terá sucessor. Os outros rivais são equipados com tração integral, como o Volkswagen Golf R, Audi RS3, Toyota GR Corolla e BMW M135i.

A BMW já importa a versão mais brava de seu hatch; a Audi ainda não vende o RS3 por aqui mas pode trazer no futuro; já a Toyota confirmou a importação do GR Corolla. Qual será a sua aposta nessa briga pelo hatch mais rápido do Brasil?

O Civic também será importado como sedã na versão híbrida, o Boris explica:

Fotos: Honda | Divulgação

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário