Roubo de catalisador dispara com alta no preço de metais raros
Um dos metais usado no componente, o ródio, custa quase R$ 6.000 o grama; platina e paládio também são usados nele e estão com o preço em alta
Por AutoPapo 06/03/21 às 13h30Um dos metais usado no componente, o ródio, custa quase R$ 6.000 o grama; platina e paládio também são usados nele e estão com o preço em alta
Por AutoPapo 06/03/21 às 13h30O Canadá vem enfrentando algo inusitado: o aumento do número de roubo dos catalisadores dos carros – em algumas regiões, o número dessas ocorrências quadriplicou. O componente virou alvo dos marginais pois tem em sua composição metais nobres e raros como platina, paládio e ródio.
No Canadá, esses metais são vendidos por onça, o que equivale a 28 gramas. Um onça de platina está avaliado em R$ 6.600 reais, enquanto a mesma quantidade de paládio está cotado em R$ 13,4 mil!. Tá achando caro? Um onça de ródio está custando R$ 162,1 mil – cerca de R$ 5.780 por grama.
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A polícia canadense tem intensificado os esforços para encontrar ladrões e no mês passado cinco pessoas foram acusadas de roubar conversores catalíticos de toda a Ilha do Príncipe Eduardo. O prejuízo causado por eles é estimado em R$ 450 mil.
131 catalytic converter have been reported stolen since January 1.
The public is reminded to remain vigilant and report suspicious activity to police. When possible, park vehicles in garages or well-lit areas that are known to have security cameras.
More:https://t.co/TokNm14EXy pic.twitter.com/iRRN3MC5BU— Waterloo Regional Police (@WRPSToday) March 2, 2021
No Brasil não há estatísticas sobre o roubo de catalisadores, mas um golpe comum “na praça” é condenar o componente muito antes do real fim da sua vida útil. Dessa forma, o mecânico mal-intencionado revende o catalisador no mercado negro, onde ele é valorizado pelos seus metais preciosos.
Outros “profissionais” sugerem a retirada do componente para aumentar o desempenho do motor. Essa prática também é errada, pois todo o motor foi calibrado levando em conta o catalisador.
O catalisador que vem de fábrica no veículo é projetado para funcionar perfeitamente por, no mínimo, cinco anos ou 80 mil quilômetros. Porém, após esse prazo, o componente pode permanecer em boas condições por muitíssimo mais tempo e ter uma longa vida útil. Não são raros os relatos de que o catalisador nunca precisou ser trocado.
Normalmente, a troca da peça só é necessária se houver algum dano por uso de combustível adulterado, por exemplo. Ou, em uma colisão, quando ele pode quebrar.
Outra possível causa de problemas no catalisador é a utilização de óleos lubrificantes incompatíveis com o motor. Fluidos de viscosidade muito baixa, por exemplo, podem escorrer até o escapamento. Existe a possibilidade, ainda, de elementos presentes no lubrificante ficarem impregnados no componente.
Dá ideia para os ladrões daqui nao, Autopapo… :[