Carros terão caixa-preta e seguradoras querem ter acesso a ela

A Europa está tornando obrigatória uma caixa-preta automotiva, chamada de EDR, e as seguradoras alemães querem o acesso a essas informações

acidente
Dados da caixa-preta facilitarão as investigações das seguradoras (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
03 de janeiro de 2022 19:03

As seguradoras conseguiram convencer o governo alemão a permitir o acesso à nova caixa-preta que será adotada nos carros, similar às de aviões. O objetivo é acessar informações do carro antes e durante o acidente, para facilitar as investigações.

Esse dispositivo vem sendo chamado de EDR e passará a ser obrigatório a partir do dia 6 de julho em toda a Europa. Mas isso já está causando problemas, pois os cidadãos estão preocupados com quem terá acesso aos dados. A União Europeia garante que apenas autoridades poderão acessar o dispositivo.

VEJA TAMBÉM:

Como as seguradoras obterão as informações com da caixa-preta

O motorista que obstruir a obtenção desses dados poderá perder a cobertura do seguro. Segundo o tribunal regional de Colônia, “os segurados são obrigados a contribuir com tudo que sirva para esclarecer as causas de um sinistro, em virtude de sua obrigação de denunciar.”

A localização dessa caixa-preta não será divulgada, de forma que apenas os peritos oficiais saibam onde encontrá-la e, assim, evitar fraudes. Essas informações coletadas pelas autoridades poderão ser repassadas às seguradoras.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gilberto Ignowski 5 de janeiro de 2022

Uma medida que quando chegar no Brasil, vai encarecer o veículo e ajudar apenas as seguradoras. Esse custo vai cair no bolso do proprietário do veículo, pois se a seguradora pagar….aumento o valor do seguro. Como a coisa não é somente para ajudar o proprietário, mas sim as seguradoras, ano que vêm já chega aqui…mas se fosse para beneficiar o proprietário….demoraria uns 50 anos.

Avatar
Mister Gasosa 3 de janeiro de 2022

Não se preocupem, pois como diz o ditado: “Quem não deve não teme!”.

Avatar
Jorge Nicolau 3 de janeiro de 2022

Ô revisor, dá um jeito nisso aí, carrps e seguradoras alemães só no título da matéria é pácábá.

Avatar
Deixe um comentário