Set-Stop: conheça a engenhoca que não vai te deixar sem vaga

Sistema que alterna luzes de seta e freio promete tornar mais visível a intenção de estacionar e alertar motorista que vem atrás

luz seta ligada lanterna traseira
Para o inventor do Set-Stop, nem sempre a seta resolve (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 08/02/2024 às 13h03

Estacionar um carro em via pública demanda dois fatores: O primeiro é a sorte de encontrar uma vaga e o segundo é sinalizar. O problema é que nem sempre os demais motoristas entendem a sinalização e acabam travando a vaga.

VEJA AQUI:

E foi pensando em oferecer uma sinalização mais expressiva, que surgiu o Set-Stop. Trata-se de um sistema que alterna as luzes de freio e direção para chamar a atenção do motorista que vem atrás do condutor que pretende estacionar.

“Acredito que todos nós, uma vez ou outra, já vivemos uma situação dessas e a gente sabe o quanto esse momento pode ser estressante”, conta Vagner Bento de Souza, que desenvolveu o sistema.

Em tese, o equipamento promete resolver pequenas frustrações ao volante, quando o carro que vem atrás impede que o da frente consiga manobrar. Com duas luzes piscando de forma alternada, seria uma forma de avisar: “vou estacionar aqui”.

Souza, que já instalou um protótipo de seu aparelhinho em um automóvel, quer apresentar a invenção para montadoras, que podem desenvolver o acionamento de acordo com seus modelos em produção. No entanto, o novo modelo de sinalização depende de homologação das autoridades de trânsito.

“Se me perguntarem por que ninguém pensou nisso antes? Eu diria que justamente por ser uma ideia simples e óbvia, não ocorreu a ninguém”, comenta o criador do Set-Stop.

Vai ver porque basta sinalizar como braço quando a apenas a seta não é suficiente para alertar quem vem atrás. É ou não é?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário