Strass em decoração de volante pode causar ferimentos graves

Pedrinhas brilhantes podem virar estilhaços muito perigosos; explosão do airbag projeta as gemas em uma velocidade altíssima

Por AutoPapo 04/05/21 às 09h58
volante com decoracao de strass foto aliexpress
É possível encontrar adesivos com strass para volantes de diferentes fabricantes (Foto: AliExpress)

O AutoPapo tem acompanhado de perto os desdobramentos do recall dos airbags Takata, que já feriram mais de 300 pessoas em todo o mundo. O problema dos insufladores é que eles projetam estilhaços no motorista e ou nos passageiros dos veículos causando inclusive ferimentos letais. Agora, uma “moda” coloca os ocupantes de carros em risco: a decoração de volante e painel com strass.

LEIA MAIS

Colar as pedrinhas no volante e no painel dos veículos pode transformar airbags perfeitos em “bombas de strass”. Isso porque, ao ser acionado, o componente vai projetar os pequenos cristais nos passageiros a uma velocidade muito alta.

Listados para venda em sites como AliExpress estão uma variedade de decorações adesivas “brilhantes” para o volante, que consistem em tiras adesivas de strass montadas para emblemas de Jeep a Mercedes-Benz. “Essas pseudo-gemas coladas são perigosas pela simples razão de serem feitas de maneira barata, quase certamente itens frágeis colocados sobre um explosivo”, afirma o The Drive.

Se o airbag disparar, sua carga provavelmente abrirá a tampa com força suficiente para separar as pedras da tampa, jogando-as ao redor da cabine e nos ocupantes.

O Volkswagen Golf GTI de última geração, por exemplo, tem uma capa de airbag que se divide quase ao meio, então se um proprietário aplicasse um anel de strass envolvendo o emblema da VW como o da foto, vendido no AliExpress, a implantação do airbag quase certamente dividiria o anel em duas, liberando pedras no processo.

Independentemente de como o airbag do seu carro dispara, preste atenção a este aviso simples: não cole nada no seu airbag, não importa o quão bonito seja.

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nanael Soubaim 5 de maio de 2021

Isso transforma o airbag em uma granada!

Avatar
Deixe um comentário