Toyota desenvolve banheiro móvel voltado para o público PcD

Toyota desenvolveu banheiro ergonômico para que o público PcD possa utilizá-lo sem incômodos durante eventos realizados ao ar livre

banheiro pcd toyota
Montadora passou mais de três anos desenvolvendo o projeto (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 14/06/2023 às 12h02

A Toyota desenvolveu um banheiro móvel, especialmente pensado para cadeirantes, para que essas pessoas tivessem maior conforto ao frequentarem eventos de grandes proporções – como os esportivos, por exemplo.

O ambiente foi desenvolvido em um trailer, que estreou em novembro do ano passado em uma etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC), que passou pelo Japão. No entanto, a montadora continua desenvolvendo o projeto, com base no feedback dos usuários. Esse banheiro é tido como uma das poucas oportunidades que PcD têm de sair de maneira mais confortável para algum lugar público, como praias, shows e afins.

VEJA TAMBÉM:

banheiro toyota pcd
A rampa é posicionada na lateral, o que permitiu a colocação do vaso sanitário da forma mais ergonômica (Foto: Toyota | Divulgação)
  • O banheiro móvel foi desenvolvido pela área corporativa da Toyota, a Vision Design, em 2019. A ideia original era testar alguns protótipos durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, em 2020. Mas o adiamento em decorrência da Covid-19 permitiu os desenvolvedores melhorarem o projeto.
  • A partir de críticas de usuários, foram alterados, por exemplo, o espaço interno. O antigo cinza claro utilizado para dar a sensação de um ambiente mais aberto, precisou ser substituído porque o chão era muito escorregadio. Com isso, o piso ficou em uma cor mais escura e texturizada, passando mais segurança aos usuários.
  • O vaso sanitário também precisou ser modificado, e foi elevado em aproximadamente 3 cm. Isso porque os japoneses utilizam diferentes modelos de cadeiras de rodas, que se diferem na altura dos assentos.
  • Em uma fase do projeto, a Toyota cogitou fazer o banheiro ‘independente’ movido a hidrogênio. Mas, no fim, optaram por fazer dele uma espécie de reboque, que facilitaria a operação do usuário. A montadora fez isso de forma que o trailer fosse leve e estreito o suficiente para ser puxado por um motorista com carteira regular no Japão – de forma, claro, que não comprometesse o espaço interno.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário