Corolla Cross dos EUA é melhor que o nosso; o europeu é ainda melhor

O Toyota Corolla Cross estreou agora na Europa e traz mais equipamentos e sistema híbrido mais avançado que o modelo nacional e o dos EUA

toyota corolla cross hybrid modelo europeu branco visto de cima
Esse teto solar panorâmico é apenas uma das melhorias do modelo europeu (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/12/2021 às 12h45
Atualizado em 20/07/2022 às 12h44

O Toyota Corolla Cross não consegue uma folga. Quando saiu foi comparado ao sedã, mostrando ser mais caro e sem itens importantes. Depois o SUV foi lançado nos EUA e descobrimos que esse modelo traz equipamentos inexistente no modelo nacional. Agora o Corolla Cross chegou à Europa, ainda melhor que a versão nacional ou a norte-americana.

O mercado europeu ganhou um painel exclusivo, que tem como destaque uma tela de 12,3 polegadas no lugar dos instrumentos analógicos conjugado com tela de 7 polegadas usado nas Américas. A central multimídia também é diferente e usa tela maior, com 10,5 polegadas.

VEJA TAMBÉM:

Essa central adotada na Europa usa o novo sistema operacional desenvolvido pela Toyota, que estreou em setembro com a picape Tundra. Esse sistema usa dados da nuvem e pontos de interesse do Google Maps no navegador, pode receber atualizações remotas, traz reconhecimento de fala, assistente virtual e pode parear dois celulares simultaneamente via Bluetooth.

Equipamentos que deixariam o Corolla Cross nacional mais competitivo

O Corolla Cross nacional usa um teto solar comum que abrange apenas os bancos dianteiros. Esse modelo europeu traz o teto panorâmico. Os faróis usam uma disposição de LED diferente do nacional.

O pacote de segurança é mais completo: o sistema de pré-colisão recebeu detecção mais avançada de carros no sentido contrário; o cruise control adaptativo conta com assistente para manter na faixa de rolagem e leitor de placas; e o carro conta com o novo airbag que fica entre os dois bancos dianteiros, para impedir o choque entre os passageiros.

Nova geração da propulsão híbrida

Na Europa o Corolla Cross será vendido apenas como híbrido, usando a quinta geração do sistema de propulsão da Toyota. Na versão de tração dianteira ele combina o motor 2.0 aspirado com um motor elétrico de 111 cv, gerando uma potência combinada de 198 cv. Bem melhor que os 122 cv do híbrido nacional.

toyota corolla cross hybrid modelo europeu branco traseira
Versão AWD dispensa o cardã e traz um motor elétrico apenas para o eixo traseiro

A versão AWD é ainda mais interessante, pois não usa um cardã como o Corolla Cross AWD vendido nos EUA. Ele combina o conjunto híbrido da versão 4×2 na dianteira com um motor elétrico de 41 cv na traseira. Esse motor extra é acionado apenas quando o motorista exige mais potência ou quando o carro detecta perda de tração na dianteira.

Segundo os dados oficiais, ambas versões aceleram de zero a 100 km/h em 8,1 segundos.

O conjunto de baterias também é de uma nova geração. Elas são de ions de lítio e, segundo a Toyota europeia, são mais eficientes e 40% mais leves que as baterias usadas anteriormente nos híbridos da marca.

Quer saber as diferenças do Corolla Cross nacional para o sedã? O Boris conta:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rick Red 25 de março de 2022

Para os gringos não existe a marmita pendurada de forma esdrúxula debaixo do carro. Nem o freio de “”pé””, usado nas picapes anos 80,90. Toyota, assim como outras montadoras, tratando brasileiro como cachorro.

Avatar
GILBERTO SILVA 7 de maio de 2023

Compra quem quer!!!!

Avatar
Sir.Alves 17 de março de 2022

ô Carro sem sal… E para piorar, esse focinho a ”la dart Vader”… lascou… ô tempo de carros sem aquele feeling! Nesse ponto design, o Compass mostra por que vende tanto…

Avatar
ronaldofraga50@gmail.comIND. AUTOMO 6 de dezembro de 2021

A Ind. Automobilistica faz do Brasil , o Boom financeiro com suas carroças. Pois . América e na Europa não entra carroça eles são cobrados..

Avatar
Airplane 4 de dezembro de 2021

Cada povo tem o Corolla Cross que merece !

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 3 de dezembro de 2021

Achou que seria diferente. Tolinho…

Avatar
Deixe um comentário