Fiat Fiorino fica mais seguro e ganha praticidade na linha 2022

O Fiat Fiorino chegou à linha 2022 com mudanças pontuais para manter a liderança e atender às normas de emissões. Além disso, ele ficou mais seguro

fiat fiorino endurance 2022 branco frente 3 4
As novidades visuais ficaram concentradas na dianteira (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/12/2021 às 10h54
Atualizado em 25/01/2023 às 16h34

O setor de e-commerce vem crescendo bastante desde o começo da pandemia. Nessa modalidade o cliente recebe o produto em casa, portanto aumentou a demanda em transportadoras. Essa entrega final é feita em furgões e vans, sendo o Fiat Fiorino o mais popular deles.

A Fiat do Brasil está com a maior participação do mercado durante 2021 e não quer ficar parada colhendo os louros. A linha 2022 do Fiorino está sendo apresentado com melhorias para atender à nova legislação de emissões e também para ficar mais útil aos trabalhadores. Ele vem apenas na versão Endurance, custando a partir de R$ 99.990.

VEJA TAMBÉM:

O motor 1.4 Fire agora polui menos

fiat fiorino endurance 2022 branco cofre do motor
O motor 1.4 Fire Evo foi atualizado para poluir e consumir menos

O antigo motor 1.4 Fire ainda é um favorito dos frotistas graças a sua manutenção simples e torque em baixas rotações. A Fiat preferiu não arriscar com um veículo com público tão fiel e atento aos custos. O fabricante diz que o novo acerto reduziu o consumo em 11,8% com gasolina e 8,3% com etanol.

A potência com gasolina é de 84 cv e com etanol são 86 cv, ambos a 6.000 rpm. Foi uma perda de 1 cv com o derivado do petróleo e 2 cv com o combustível vegetal em relação o modelo 2021. O torque é 11,8 kgfm (G) e 12,3 kgfm (E), ambos a 4.000 rpm. Antes o torque era de 12,5 kgfm em ambos combustíveis e aparecia a 3.500 rpm.

Para compensar essa perda de potência e torque, a Fiat encurtou as relações da segunda e da terceira marcha. A quinta marcha foi alongada em 5% para melhora o consumo rodoviário. Por fim, houve uma redução da relação da marcha à ré em 14%.

Combustível Consumo urbano Consumo rodoviário
Gasolina 11,74 km/l 12,42 km/l
Etanol 8,11 km/l 8,38 km/l

Eixo traseiro com as melhorias recebidas pela Strada

A capacidade de carga continua em 650 kg, assim como o volume do baú de 3.345 litros. O eixo traseiro é do tipo ômega e usa materiais mais resistentes. Isso deixou a peça mais leve, reduzindo a massa não-suspensa, e também reduziu o camber residual.

A Fiorino ganhou novas soluções no interior

O interior do furgão é o ambiente de trabalho do entregador, por isso a Fiat deu uma atenção maior à essa área. A quantidade de porta-objetos cresceu de 9 para 13, trazendo espaços dedicados para garrafas e até para maquina de cartão de crédito.

O Fiat Fiorino 2022 recebeu bancos redesenhados e mais confortáveis. O pacote de itens de série inclui ar-condicionado (que ficou 20% mais eficiente), direção hidráulica, computador de bordo, regulagem de altura do banco de motorista, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, vidros e traves elétricas, chave com telecomando, alarme, pré-disposição para som e faróis de neblina.

O estilo do Fiat Fiorino ganhou independência do Uno

As novidades visuais do Fiorino são focadas na dianteira. O para-choque possui um desenho exclusivo e vem sem pintura. A grade é maior que a usada no Uno e traz a Fiat Flag no canto. Os faróis vieram do Uno, com a máscara negra que era usada nos modelos Way e Sporting.

O novo painel veio da picape Strada, trazendo mais nichos e um quadro de instrumentos renovado. Laterais e traseira estão intocados. Por ora não existe mais a opção de para-choques pintados na cor da carroceria.

Fotos: Fiat | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário