Nada de combustão: Toyota revela 15 carros elétricos para zerar emissões

Toyota e Lexus criaram conceitos elétricos de diferentes carrocerias, como plano de tornar gama de veículos mais sustentável

Toyota pretende zerar as emissões de carbono até 2035
Toyota pretende zerar as emissões de carbono até 2035 (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Bernardo Castro
14 de dezembro de 2021 20:06

A Toyota já deu algumas declarações que mostravam resistência à eletrificação completa da gama de veículos. Contudo, a marca japonesa parece estar mudando um pouco o próprio discurso.

Durante uma coletiva de imprensa sobre as estratégias de veículos elétricos com bateria, Akio Toyoda revelou 15 conceitos totalmente elétricos que prevêem modelos futuros da Toyota e Lexus.

Entre eles, foram mostrados sedans, SUVs, carros esportivos, caminhonete e ônibus. Enfim, uma diversidade muito grande de carrocerias. Alguns foram inspirados em modelos já existentes, outros são novos baseados nas plataformas EV-dedicated e e-TNGA.

VEJA TAMBÉM:

Toyoda classificou os veículos em dois tipos – com redução de carbono (híbridos e híbrido plug-in) e neutros em carbono (elétricos a bateria e elétricos à célula de combustível), tendo como foco principal o segundo grupo.

A apresentação começou com a gama Toyota bZ (Além de zero) de “modelos de produção em massa com preços razoáveis” que inclui o bZ4X e outros quatro novos conceitos, todos baseados plataforma e-TNGA.

Entre eles, estão um crossover compacto esportivo com uma linha de teto em estilo coupé, um cross over pequeno, um sedan médio, e um SUV grande pensado para as famílias numerosas.

Na linha denominada “showroom do futuro” foi apresentado o primeiro Lexus exclusivamente elétrico. O modelo denominado RZ é a versão de produção do conceito LF-Z Electrified. Junto a ele estavam um esportivo com autonomia de 700 km, que pretende-se fazer de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, além de um SUV grande e um outro sedan esportivo.

Por fim, Toyoda apresentou “os diversos elétricos da Toyota”. Essa série inclui veículos elétricos comerciais como ônibus autônomo, uma van compacta projetada para negócios e lazer e um versátil veículo elétrico urbano. Além disso, a Toyota mostrou a sua primeira picape elétrica com dimensões similares à da Hilux.

Objetivo da Toyota e da Lexus

Todos os veículos citados fazem parte da meta da Toyota e da Lexus de introduzir no mercado um total de 30 veículos elétricos até 2030, com a meta de 3,5 milhões de vendas globais. Em 2030, a Lexus terá uma linha completa de VEs cobrindo todos os segmentos e se tornará uma marca elétrica na Europa, América do Norte e China com o objetivo de vendas anuais de 1 milhão de unidades. As vendas globais de modelos Lexus serão 100% elétricos em 2035.

Para atingir essas metas, a empresa japonesa se comprometeu a investir U$ 17,6 bilhões (aproximadamente R$ 98,5 bilhões) para a produção de baterias até 2030. O objetivo é zerar as emissões de carbono até 2035.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 14 de dezembro de 2021

Para o Brasil, e outros emergentes (subdesenvolvidos), a Toyota preconiza carros híbridos como os seus Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid, que , inclusive, já venderam mais de 25 mil veículos aqui !

Avatar
LUCÃØ 14 de dezembro de 2021

Acho que um desses carros elétricos podem vim para o Brasil!

Avatar
Deixe um comentário