Toyota Yaris sai de linha… na Índia: vendas estavam muito fracas

Modelo segue o mesmo caminho do "irmão" Etios, que também não caiu nas graças do público asiático e acabou deixando o mercado

toyota yaris indiano vermelho com o teto preto de frente
Yaris indiano é praticamente idêntico ao brasileiro, inclusive na mecânica (foto: Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
07 de outubro de 2021 08:42

Depois de tirar o Etios de linha na Índia, agora a Toyota encerrou a produção também do Yaris por lá. Os dois compactos deixaram o mercado local pelo mesmo motivo: vendas muito fracas. O número total de emplacamentos desde 2018, quando o modelo foi lançado por lá, não passa de 19.784 unidades.

VEJA TAMBÉM:

No país asiático, a Toyota comercializava o Yaris apenas com carroceria sedan. O veículo é idêntico ao similar nacional, inclusive na mecânica, que une motor 1.5 de quatro cilindros e câmbio automático do tipo CVT. No Brasil, o lançamento também ocorreu em 2018, mas com uma gama maior, que inclui configuração hatch e propulsor 1.3.

O fim da linha do Toyota Yaris no país asiático levanta dúvidas sobre o futuro do modelo em outros mercados, inclusive no brasileiro. Vale lembrar que o Etios saiu de linha por aqui justamente após ser descontinuado na Índia.

Com o Yaris, no entanto, a Toyota poderá optar entre diferentes possiblidades. É que a gama tem projetos totalmente diferentes nas regiões do planeta onde é comercializada: na Europa, por exemplo, o hatch é mais compacto e sofisticado, enquanto na América do Norte o homônimo é baseado no Mazda 2.

Toyota sucessor do Toyota Yaris terá origem Suzuki

De acordo com o site local Autocar India, o Yaris deverá ter um sucessor baseado no Suzuki Ciaz. Por lá, as duas marcas já comercializam alguns modelos em comum, como Baleno, que se tornou Toyota Glanza. Não está claro ainda, porém, se esse veículo será fruto de um projeto inédito ou apenas a renomeação de algum produto já existente.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário