Volkswagen planeja construir van autônoma de nível 4 até 2025

As empresas MOIA e ARGO IA estão trabalhando em parceria com a Volkswagen para aperfeiçoar o projeto do veículo

Conceito veículo autônomo da Volkswagen: ID Buzz
Conceito veículo autônomo da Volkswagen: ID Buzz (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Bernardo Castro
12 de maio de 2021 20:00

A Volkswagen anunciou hoje (12) um projeto ambicioso: a van elétrica e de autonomia nível 4, batizada de ‘ID Buzz’. O “ônibus-robô” chega como uma solução para os veículos de transporte compartilhados graças ao seu alto nível de direção autônoma – para fazer basicamente o que o bom e velho ônibus comum faz.

VEJA TAMBÉM:

A autonomia de nível 4 é a segunda maior em uma escala que vai de 0 a 5. Nesse estágio, o sistema consegue identificar situações em que não é capaz de operar de maneira correta. Nesses casos, o veículo pede para que o motorista assuma o controle da situação.

Alguns testes com a MOIA – empresa de compartilhamento de carona – vão lançar, ainda este ano, alguns protótipos do ID Buzz em Munique, na Alemanha, e na Pensilvânia, nos EUA. O veículo autônomo deve estar acessível a outras regiões até 2025.

Contudo, o projeto ainda está muito embrionário, visto que o “driver digital” do ID Buzz e o próprio veículo vão começar a ser construídos apenas no ano que vem. O anúncio de hoje enfatiza o trabalho da Volkswagen com a empresa de tecnologia autônoma Argo AI para desenvolver o sistema autônomo ultra ambicioso. Depois de pronto, será implementado em áreas urbanas específicas definida pelo MOIA.

Bateria de testes com veículo autônomo

A Inteligência Artificial da Argo utiliza câmeras, LIDAR (um radar de detecção de luz que obtém a distância e outras informações a respeito de um objeto que está a uma determinada distância) de curto e longo alcance e microfones para replicar a consciência necessária em torno do veículo. Os testes forçam cenários adversos, como simulações com chuva e neblina; há até situações em que pedestres e ciclistas se jogam em frente ao veículo.

Embora a Argo ainda não tenha chegado ao resultado esperado, a empresa está confiante de que será capaz de criar produções autônomas de nível 4 até 2025 e vê o ID Buzz como a plataforma certa para isso.

Veja também a “Kombi do futuro”. Boris Feldman dirigiu a I.D BUZZ

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário