[Vídeo] Start-Stop: e se a bateria estiver fraca? Relaxe, os engenheiros pensaram em tudo!

"Então, em várias dessas situações complicadas para o Start Stop funcionar, o sistema eletrônico sabe e as evita"

O Start-Stop não funcionar não é, necessariamente, um problema no dispositivo
Sistema Start-Stop ajuda a reduzir consumo de combustível e emissões de poluentes (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/05/2021 às 18h30

As modernidades eletrônicas cada vez vão tomando mais conta do carro. E muitas delas não são devidamente explicadas para os seus proprietários, para os motoristas que estão com elas no dia a dia.

Eu venho recebendo, muitas vezes, perguntas daqueles que nos acompanham no AutoPapo, a respeito do Start-Stop, aquele sistema que, quando você para o carro, num congestionamento, num semáforo, fica parado alguns segundos, ou um minuto, dois, às vezes, não importa; você para o carro, ele desliga o motor automaticamente. Para quê?

Para reduzir o consumo e também reduzir as emissões. Porque em um minuto parado, dois minutos parado, o carro está funcionando, o motor está rodando, e o carro está parado. E a gasolina, ou etanol, o diesel, vão embora, não é? E mais as emissões.

VEJA TAMBÉM:

Bom, então o Start-Stop é assim: desliga; na hora que você faz menção de arrancar, tirando o pé do freio ou acelerando, cada carro de um jeito, ele interpreta, sabe que você vai querer andar e, automaticamente, liga o motor.

Qual é a pergunta que muitos fazem: “O meu carro não está com a bateria 100% e ele tem um sistema Start-Stop. Ora, se cada vez que eu parar o carro o start-stop desliga e liga o motor, significa que a bateria vai ter que virar o motor de arranque – que é o que mais puxa a corrente da bateria, é o arranque -, e aí? Vou ficar sem minha bateria?” Não!

Start-stop foi muito bem-pensado

A eletrônica pensa em tudo, ou melhor, os engenheiros que desenvolveram o Start-Stop pensaram em tudo. Na bateria, por exemplo, quando a carga cai para um certo nível em que ela se torna perigosa, pode deixar você na mão, o Start-Stop automaticamente não funciona: ele evita a pane da bateria.

Mas não é só isso, não. Se você estava com ar condicionado ligado, parou o carro naquele dia de muito sol e a temperatura foi subindo, o start-stop detecta: o sinal ainda pode estar fechado, o trânsito pode estar interrompido, mas ele liga o motor, você faça menção ou não de sair. E, se você abrir uma porta, nem pensar que o ‘Start Stop’ vai continuar, ele imediatamente liga o motor.

Então, em várias dessas situações complicadas para o Start Stop funcionar, o sistema eletrônico sabe e as evita. Pode ficar sossegado!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
André 13 de maio de 2021

Tenho um Golf 1.4 Tsi Mt6 2015 com esse sistema e o sistema funciona perfeitamente, só troquei a bateria 1 vez em Abril de 2018 e de lá para cá tudo perfeito com o carro. O custo da bateria foi 530,00 reais na época.

Avatar
Marcos vinicios 13 de maio de 2021

Mas tem sistema que nao aciona quando a bateria esta fraca porem acusa varias avatias no scanee terminando acionando o modulo de emergencia a partida enecial

Avatar
Comentarista 13 de maio de 2021

Tudo frescura esse tal start stop. O que precisamos é de motores mais eficientes e carros elétricos.

Avatar
Gil 13 de maio de 2021

Tenho um compass 2018,desligou no trânsito e não ligou,pane elétrica total. E pane no motorista.

Avatar
Heitor 13 de maio de 2021

No Sandero Stapway 2019, quando abre a porta se o start-stop estiver atuando, o carro continua desligado e soa um alarme.

Avatar
Samarone 13 de maio de 2021

Tenho um carro com Start-stop há quatro anos, todo o sistema esta original, inclusive a bateria, e como rodo bastante o consumo fez diferença.

Avatar
Octávio Nepomuceno 13 de maio de 2021

Meu primo é taxista, no caso de taxista ou motorista de app, ou quem dirija mto, o start stop é ruim ? Pq dizem q só dura 1.000.000 de partidas , ou algo do tipo.

Avatar
Duda 13 de maio de 2021

Exato, nem pra particular recomendo. Tive uma Uno com esse sistema e realmente dá pane dps de um tempo. Principalmente quem pega mto engarrafamento todo dia.

Avatar
DUDA 13 de maio de 2021

O sistema da FIAT não era dos melhores quando veio no UNO, já melhorou muito.

Avatar
Charles 13 de maio de 2021

É mais uma estratégia das montadoras pra limitar a quantidade de vezes que vc usa o carro, e te obrigar a trocar por um novo antes de dar problema. Botar vida útil no carro com start stop é absurdo, e tem gente que compra.

Avatar
OCTAVIO 13 de maio de 2021

Isso é mito, sujeito mal informado fica espalhando noticia falsa, igual mecânico que fala que amortecedor só dura 40000 km, e ainda tem gente que acredita

Avatar
Octávio Nepomuceno 15 de maio de 2021

Obrigado pelas respostas queridos.

Avatar
Deixe um comentário