Para Volkswagen, o problema do mercado de elétricos é o preço alto da energia

Para a montadora, o problema do mercado de elétricos não está no preço do carro, e sim no valor cobrado pelo uso da eletricidade

volkswagen id 3 volkswagen id 4
Volkswagen é uma das marcas mais avançadas no segmento de carros elétricos (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 20/12/2022 às 15h02

As montadoras estão investindo cada vez mais nos carros elétricos e a venda de modelos com essa propulsão tem subido no mundo todo. Até em países como o Brasil – que os modelos são consideravelmente caros e o país não oferece muita estrutura para carregamento – a demanda está aumentando.

Por falar em preços, esse é um dos principais fatores que desencorajam algumas pessoas a se aventurarem no segmento dos carros elétricos.

VEJA TAMBÉM:

Mas a Volkswagen, uma das marcas mais avançadas nesse mercado, discorda dessa narrativa e acredita que o principal problema do avanço da eletrificação é alto preço da energia – principalmente na Europa.

É claro que 2022 não foi o mais próspero em termos de vendas de eletricidade. A indústria automotiva fez um grande esforço nesses 12 meses. A oferta comercial expandiu-se e o volume de produção cresceu consideravelmente em todas as fábricas, mas os números ainda não se somam.

Volkswagen e Mercedes são as duas marcas europeias que mais apostaram no carro elétrico, mas essa aposta não está sendo recompensada.

Dentre as causas do aumento da energia no Velho Continente estão a pandemia de Covid-19 e o estouro da guerra na Ucrânia. Para a marca alemã, esses dois acontecimentos impactaram negativamente a parte comercial e impediu que a montadora atingisse os volumes de vendas esperados para a região.

Durante esse período de crise, o preço dos carros elétricos sofreu um reajuste de 20%. Em consequência dessa instabilidade, os potenciais compradores abandonaram a ideia de mudar para um modelo 100% a bateria e encontrou nos híbridos uma solução mais viável.

Para conter essa alta, a Volkswagen anunciou que vai tentar trabalhar em baterias mais baratas que, consequentemente, reduziriam a autonomia do veículo mas reduziria consideravelmente o valor final.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cleocir 3 de março de 2023

Carros elétricos sim iahooo um salto gigante p o futuro sustentável e econômico segura peão

Avatar
Deixe um comentário