Volkswagen pode suspender produção na Alemanha por falta de gás natural

Depois de estocar vidro por medo de falta de componentes, Volkswagen teme que escassez de gás natural paralizem as produções na Alemanha

Volkswagen pretende retomar as atividades em breve
Produção pode ser transferida para outros países da Europa (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 23/09/2022 às 15h47

A Volkswagen está analisando a possibilidade de suspender a produção de carros na Alemanha e transferir a fabricação para outros países, caso os problemas com fornecimento de gás natural se estendam para 2023.

Caso a ideia seja acatada a linha de produção de alguns modelos produzidos na Alemanha poderão ser transferidos para fábricas do grupo VW na Bélgica, Portugal e Espanha.

VEJA TAMBÉM:

Assim como outras empresas da Europa, a Volkswagen está sofrendo com a decisão da Rússia de limitar a exportação do gás natural para o velho continente. O país governado por Vladimir Putin era o maior fornecedor dos germânicos.

Acredita-se que esse ‘boicote’ é uma resposta às sanções que os países ocidentais implementaram à Rússia devido a invasão na Ucrânia no início do ano.

Segundo a montadora, a escassez de gás pode chegar a níveis alarmantes em 2023, caso a parceria não volte ao normal.

Como alternativas de médio prazo, estamos nos concentrando em maior localização, realocação da capacidade de fabricação ou alternativas técnicas, semelhantes ao que já é prática comum no contexto de desafios relacionados à escassez de semicondutores e outras interrupções recentes da cadeia de suprimentos”

A Volkswagen afirma que é capaz de manter a produção pelos próximos 6 meses, caso a Alemanha continue abastecendo suas reservas de gás – que apesar de estar em 90% podem cair drasticamente durante o inverno.

Além disso, a fabricante está preocupada com o aumento dos preços de energia e como isso pode impactar o preço final para o consumidor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário