Volvo diz que carros elétricos serão “acessíveis” em 2025

Jim Rowan, CEO da fabricante sueca Volvo, acredita que dentro de dois ou três anos os carros elétricos terão preços competitivos no mercado

volvo c40 azul 4
Volvo está investindo pesado no segmento dos carros elétricos (Foto: Volvo | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 14/11/2022 às 10h44

A tecnologia aplicada nos carros elétricos como conhecemos hoje é relativamente nova e, apesar das montadoras estarem investindo pesado nesse segmento, o custo de um veículo com essa propulsão é consideravelmente caro.

Mas de acordo com Jim Rowan, CEO da Volvo, em 2025 os carros elétricos terão o mesmo preço de mercado que os seus equivalentes a gasolina.

VEJA TAMBÉM:

A marca sueca é uma das que está investindo pesado no segmento amigo do meio ambiente. De acordo com o executivo, as montadoras deveriam ser mais independentes nesse processo de transição, conseguindo baixar as emissões de carbono sem depender de subsídios do governo.

Ademais, Rowan afirmou que elas têm que encontrar uma maneira de produzir EVs que as pessoas querem e podem pagar.

“Achamos que chegamos [à paridade de preços] por volta de 2025, onde haverá tecnologia suficiente para reduzir o custo da bateria. A tecnologia aumentará o alcance. Menos baterias, mas mais alcance, a um custo menor – chegaremos lá.”

A aposta de Rowan, no entanto, não está diretamente ligada ao barateamento das baterias, mas sim em uma diminuição de sua necessidade para uma autonomia adequada graças aos avanços na tecnologia.

Bateria é o componente mais caro em um carro elétrico

A afirmação de Rowan, de certa forma, faz bastante sentido, já que a bateria é o componente mais caro presente em um carro elétrico e danificá-la pode representar um rombo gigantesco no bolso do motorista.

Recentemente circulou um vídeo nas redes sociais de um Fiat 500 elétrico que ‘raspou’ o assoalho e o impacto deu perda total na bateria.

O veículo ainda era praticamente zero e o componente não tinha conserto, seria necessário fazer a troca do propulsor, o que custaria, aproximadamente R$ 200 mil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário