Confira as 5 ‘motos’ elétricas que não precisam de CNH
Para ser isento de uma carteira de motorista o veículo automotor de duas rodas não pode ultrapassar 50 cm³ ou 4kW
Para ser isento de uma carteira de motorista o veículo automotor de duas rodas não pode ultrapassar 50 cm³ ou 4kW
Os novos modelos de motos, bicicletas, patinetes e outros veículos elétricos estão caindo na graça do povo. Mas afinal, existem motos que não precisam de CNH? Esta é uma questão que varia de automóvel para automóvel e deve ser respondida junta uma análise da legislação brasileira que rege as estradas e os veículos. Porém, há sim alguns veículos que não precisam de habilitação e cinco deles foram listados.
O código de trânsito brasileiro dispõe de várias resoluções para exprimir suas regras de circulação. Nele são diferenciados os veículos de duas rodas e quais as exigências para rodar com eles.
VEJA TAMBÉM:
A Lei nº 9.503 de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro é a regente da legislação nacional, embora tenha resoluções que a modifique e/ou complemente. Segundo ela, os veículos como motos, scooters, bicicletas e outros são divididos em três categorias em seu anexo I.
Todos os veículos que se enquadram como motocicletas ou motonetas necessitam de CNH categoria A. Para os ciclomotores há uma autorização para condução de ciclomotor (AAC), mas quem possui CNH A também pode conduzir.
A “brecha” na lei vem a partir da Resolução 315 do Contran, que dispõe da definição de uma e-bike (dentre outras coisas), e da adaptação que os órgão de trânsito buscam para controlar essa repentina onda de pequenos veículos automotores. Em resumo, a resolução diz que para ser uma e-bike o veículo pode ter no máximo 350 watts de potência e uma velocidade máxima de 25 km/h sem acelerador, apenas pedal. Esta não necessita de emplacamento ou habilitação.
É dessa forma que alguns utilizam diferentes veículos automotores sem uma carteira de motorista. Usufruindo de um meio de transporte que se enquadra (às vezes parcialmente) nas normas vigentes e também da adaptação que a legislação está passando com o surgimento de tantas novidades automotivas.
Diante disso, segue abaixo uma lista com cinco ‘motos’ elétricas que não precisam de habilitação.
Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Não existe discussão, o código diz que todo e qualquer veículo precisa de habilitação, em 2016 apenas criaram um habilitação para esses tipo a de veículos, a ACC, autorização para conduzir ciclomotores, que inclui os ciclos elétricos e bicicletas com motores adaptados, não necessita de cnh, mas precisa da acc
Pobre naum tem x nunca que dia pobre pode usar negocio desses mesmo só depois de rico usar e comercializar depois da bateria fraca tudo fraco ai bota venda pobre.compra e fixa mais empurrando ela.do que andando normal.pobrema.