Bajaj ajusta motor da Dominar 400, mas promete manter desempenho

Modelos da Dominar foram avistados com configurações diferentes das divulgadas pela marca e a fabricante se pronunciou

Dominar 400
O motor da Dominar deixará de ter 3 velas de ignição (Foto: Bajaj | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 09/05/2024 às 13h02
Atualizado em 09/05/2024 às 14h11

No início da semana algumas motocicletas Bajaj Dominar 400 foram vistas com configurações diferentes em seus motores. Segundo relatos, estas contavam com apenas uma vela de ignição e a anunciada oficialmente pela marca no Brasil conta com três. Em esclarecimento a Bajaj confirmou que o que muitos acreditaram ser até fake news, na verdade é uma adequação às leis de emissão.

VEJA TAMBÉM:

Dominar 400
As mudanças aconteceram fora e afetam o Brasil (Foto: Bajaj | Divulgação)
  • Segundo informações divulgadas no canal do Bill Motoka, e posteriormente confirmadas pelo AutoPapo com a Bajaj, a marca se pronunciou oficialmente a respeito da nova Dominar 400 com apenas uma vela de ignição e afirmou que as adequações europeias e asiáticas servirão para o Brasil.

Agradecemos por sua pergunta sobre a mudança na configuração de vela de ignição do motor da Dominar 400. A transição de uma configuração de três velas para uma única vela foi motivada pelas exigências das normas de emissões Euro 5 / BS6 (que são a base da homologação de veículos no Brasil), que requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx). Nesse contexto, a operação estequiométrica diminui a vantagem da configuração de múltiplos plugs, tornando mais eficiente e compatível com as regulamentações ambientais a implementação de uma única vela de ignição. Essa mudança visa garantir que o motor atenda aos padrões de emissões mais rigorosos e contribua para uma melhor qualidade do ar sem impactar na performance do produto.”, afirma a Bajaj.

A regulamentação europeia (Euro 5) e a indiana (BS6), prevêem a redução de poluentes, assim como o brasileiro Promot (Programa de controle da poluição do ar por motociclos e veículos similares), que está em sua fase 5.

  • Por aqui, essas mudanças já mexeram no motor de várias motos, principalmente as carburadas que realmente estão extintas das fábricas brasileiras.

A Bajaj afirma que, mesmo com a alteração na definição de sua Dominar 400, o modelo não será afetado no quesito potência.

bajaj ns400z 5
A Bajaj NS400Z foi lançada na Índia (Foto: Bajaj | Divulgação)

Dominar 400 com 3 velas

O motor da Bajaj 400 comercializada atualmente aqui no Brasil é um monocilíndrico de 373,27 cm³, 4 tempos, refrigeração líquida e com 3 velas de ignição. Este conjunto garante 40 cv a 8.800 rpm e torque máximo de 3,590 kgfm a 6.500 rpm.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
André Maraccini 10 de maio de 2024

Informação incorreta do fabricante, na Europa com gasolina com 10 % tem índice estequiométrico de 14,7:1 e nossa gasolina atual 13,6 : 1 bem distante dos 15:1 do comunicado !
Motor com 3 velas já estava aprovado a mais de 1 ano no BS6 Indiano e portanto no Euro 5 !
Quer mudar, mude mas esclareça de forma correta !

Avatar
Deixe um comentário