Fiat Palio Adventure 2017: 10 pontos para observar

Uma das últimas station-wagons nacionais, Palio Weekend tem em sua versão aventureira aquela opção de carro versátil

fiat palio adventure
Com estilo aventureiro, Palio Adventure foi a alternativa da Fiat para falta de um SUV (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 09/05/2024 às 15h03

A Fiat Palio Weekend Adventure foi uma espécie de oráculo do mercado. Lançada pela primeira vez em 1999, ela surfou justamente no que as pesquisas já sinalizavam. Consumidores queriam ter um veículo com imagem off-road, sem precisar gastar muito com (ou ter) capacidades realmente jipeiras.

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Assim nasceu a Fiat Palio Adventure, espécie de primeiro crossover nacional que trouxe o conceito de off-road light para a carroceria de perua. Justificava essa “vontade fora de estrada” com pneus de uso misto, suspensão elevada, amortecedores reforçados, maior vão livre do solo e um monte de penduricalhos no design com apelo aventureiro.

Deu tão certo que a Adventure passou a responder por mais de ⅓ dos licenciamentos da Fiat Palio Weekend em uma época em que peruas vendiam bem. E virou uma marca dentro da própria montadora italiana, replicada posteriormente em modelos como Idea, Strada e Doblò.

lateral fiat palio weekend adventure
O Palio Adventure chegou ao mercado em 1999, passou por plásticas, mas sempre manteve a carroceria original

Além disso, a ideia foi seguida por outras fabricantes. Sem falar que a mesma base de inspiração – e de pesquisa de mercado – da Fiat Palio Adventure serviu para a Ford lançar o EcoSport em 2003 e praticamente reinar no segmento de SUVs genuinamente urbanos por mais de uma década.

Hoje, a Fiat Palio Adventure é opção para quem quer uma pegada aventureira para a cidade, mas não gosta, ou não está disposto a gastar mais com um utilitário esportivo. Vamos dissecar, então, a perua “jipeira” ano 2017.

  • Preço médio da Fiat Palio Weekend Adventure 2017: entre R$ 47 mil e R$ 53 mil nos principais sites de compra e venda de veículos
  • Preço Tabela Fipe da Fiat Palio Weekend Adventure 2017: R$ 51.106,00

*valores apurados na segunda semana de maio de 2024

1. Breve história do Palio Adventure

A Palio Adventure nasceu em 1999, dois anos após a Fiat lançar a Weekend. A variante pseudo-off-road da station-wagon compacta derivada do então hatch global Palio começou a ser vendida com motor 1.6 8V e em 2001 mudou para um propulsor multiválvulas, que durou pouco: em 2002 a linha adotou o 1.8 de origem GM.

Na carona do hatch que lhe serviu de base, a perua teve quatro reestilizações ao longo de sua trajetória no Brasil: em 2000, 2004, 2007 e 2012. No penúltimo ano citado de atualização, ganhou um equipamento realmente fora de estrada, o Locker, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro que prometia dar uma mãozinha em atoleiros simples.

lateral fiat palio weekend adventure 2
Suspensão elevada facilita a vida do motorista na hora de encarar a buraqueira das vias brasileiras e estradas de terra, mas longe de fazer dele um off-road

Em 2009, passou a oferecer a opção do (dispensável) câmbio automatizado Dualogic. Em 2010, os motores GM saíram de cena e deram lugar à linha E.torQ, com a Fiat Palio Adventure equipada sempre com o 1.8 16V.

Em 2016, a Fiat lançou a série especial Extreme para a Fiat Palio Adventure. A linha começou a minguar e em 2017 a Weekend passou a ser oferecida em duas configurações: a aventureira e a Attractive. Em 2020, a perua se despediu após 23 anos de produção e 530 mil unidades no total.

1. Desempenho e consumo

O motor E.torQ derivado da fábrica da Tritec (joint venture entre BMW e Chrysler) jamais foi exemplo de eficiência. Contudo, tem boa disposição nas arrancadas, mas não se engane pelo nome, pois as retomadas pedem motor cheio só acima das 4.000 rpm.

Ficha técnica da Fiat Palio Weekend Adventure:

  • Motor: 1.8 flex
  • Cilindros: 4
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Comando de válvulas: único no cabeçote
  • Potência máxima: 132 cv (etanol) e 130 cv (gasolina) a 5.250 rpm
  • Torque máximo: 18,9 kgfm (etanol) e 18,4 kgfm (gasolina) a 4.500 rpm
  • Transmissão: câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira
  • Peso: 1.235 kg
  • 0 a 100 km/h: 10,5 segundos
  • Consumo cidade: 6,6 km/l (etanol) e 9,7 km/l (gasolina)
  • Consumo estrada: 7,2 km/l (etanol) e 10,2 km/l (gasolina)
  • Tanque: 51 litros

2. Espaço e conforto

A base é do Palio hatch, ou seja, é uma station-wagon compacta. Motorista se vale da posição elevada de dirigir e da ergonomia eficiente típica da Fiat. No banco traseiro, o espaço é acanhado para pernas e joelhos – e mais recomendado para, no máximo, dois adultos.

palio adventure 2017 motor
Motor E.torQ 1.8 é um velho conhecido do mercado e entregava 132 cv e 18,9 kgfm de torque

Outros pontos negativos ficam para o isolamento acústico – ineficiente, ainda mais para o áspero motor E.torQ – e para o acabamento, apesar de a Adventure ter suas bossas de mostradores (bússola e inclinômetros) e de detalhes nos revestimentos. O porta-malas, por sua vez, é amplo e de fácil acesso.

4. Dimensões e capacidades do Palio Adventure 2017:

  • Comprimento: 4,31 m
  • Largura: 1,72 m
  • Altura: 1,64 m
  • Entre-eixos: 2,46 m
  • Porta-malas: 460 litros
  • Vão livre do solo: 19 cm
  • Carga útil: 400 kg

4. Dirigibilidade

A plataforma 178 é a mesma do Fiat Palio lançado em 1996. Isso resulta em um carro com limitações dinâmicas em algumas situações. A carroceria dá sinais de flutuação em velocidades maiores e a tende a torcer em curvas fechadas, ainda mais com a altura maior.

Porém, a Fiat Palio Weekend se sai melhor no acerto da suspensão do que seu “pai”. Se o hatch sempre foi bastante “joão bobo” em buracos, lombadas e manobras mais rápidas, o pesinho extra da perua faz um bem danado ao carro.

5. Principais equipamentos

Veja a lista de itens de série do Toyota Corolla XEi 2018.

  • Itens de segurança: dois airbags, freios com ABS e EBD, sensor de ré, encostos de cabeça para todos os passageiros, repetidores das setas nas capas dos retrovisores, faróis de longo alcance e faróis de neblina.
  • Itens de conforto: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, volante com ajuste de altura, banco do motorista com ajuste de altura, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, comando remoto das portas e banco traseiro rebatível e bipartido.
  • Itens de aparência: rodas de liga leve aro 16”, para-choque de impulsão, molduras plásticas nas laterais e nos para-lamas e bagageiro no teto.

6. Desvalorização

Segundo a KBB Brasil, os preços da Palio Weekend Adventure ano 2017 se mantiveram praticamente estáveis nos dois últimos anos. De março de 2022 para março de 2023 o carro valorizou 5%, e de março de 2023 para março de 2024 a desvalorização foi de 4,7% no preço B2C da KBB, ou seja, Loja-Consumidor.

7. Seguro

Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja a menor cotação para a Palio Weekend Adventure 2017.

  • Masculino: R$ 3.437,29
  • Feminino: R$ 3.244,28

*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)

8. Revisões da Fiat Palio Adventure

A montadora não oferece revisões com preço fixo para veículos que já passaram da garantia ou dos 60 mil km. Confira os valores médios de manutenção para a Palio Weekend Adventure 2017 apurados em concessionárias da Fiat.

  • 60.000 km: R$ 1.100 a R$ 1.300 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo, velas de ignição, filtro de combustível, filtro de ar (elemento), correia da transmissão e filtro do ar-condicionado.
  • 70.000 km: R$ 500 a R$ 650 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo e filtro de ar (elemento).
  • 80.000 km: R$ 600 a R$ 900 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo, filtro de combustível e filtro de ar (elemento).

9. Cesta de peças

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 90 a R$ 160
  • Discos de freio (par): R$ 240 a R$ 460
  • Jogo com 4 velas de ignição: R$ 60 a R$ 100
  • Filtro de ar elemento: R$ 30 a R$ 50
  • Filtro de ar cabine: R$ 20 a R$ 35
  • Filtro de combustível: R$ 15 a R$ 30
  • Bomba de combustível: R$ 240 a R$ 350
  • Kit embreagem: R$ 450 a R$ 800
  • Kit troca de óleo – 5 litros (5w30) + filtro: R$ 220 a R$ 390
  • Amortecedores traseiros (par): R$ 350 a R$ 500
  • Farol: R$ 360 a R$ 470
  • Lanterna traseira: R$ 240 a R$ 550
  • Para-lama dianteiro: R$ 460 a R$ 900 (com moldura)
  • Para-choque traseiro: R$ 500 a R$ 800

10. Defeitos comuns

  • Corrente de distribuição
  • Superaquecimento
  • Rolamentos
  • Parte elétrica
  • Trepidações no câmbio
  • Desgaste da embreagem
  • Recall para substituição do alternador
  • Recall para troca do atuador da embreagem
  • Recall para troca do sensor de seleção de marchas
  • Recall para substituição dos relés
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