Bateria de moto: saiba como evitar sobrecarga e aumentar a vida útil

Durabilidade do componente varia de um a três anos, a depender do uso e de sua qualidade; entenda por que fazer manutenção e não deixar a moto parada ajuda

Por AutoPapo09/06/20 às 17h02

O mercado de tecnologia para motocicletas tem crescido nos últimos anos. Novos equipamentos, como sistemas de GPS, integração com celulares e conectividade com câmeras exigem demandas cada vez maiores de energia, podendo criar sobrecargas. Isso, claro, se forem instalados incorretamente. Saiba como evitar o problema e aumentar a vida útil da bateria de moto.

LEIA MAIS

As baterias de motos duram de um a três anos, variando de acordo com a qualidade da fabricação e o uso. Para ajudar os condutores a otimizar a vida útil do equipamento, o coordenador de Assistência Técnica da Heliar, Adelmo Leite, listou os principais cuidados a serem tomados no dia a dia.

Instalação de equipamentos eletrônicos

Instalar equipamentos eletrônicos que não são originais de fábrica, como alarmes, rastreadores, faróis mais potentes e caixas de som, sem fazer a adequação do sistema elétrico, pode gerar sobrecarga. Para evitar o problema, consulte um técnico eletricista para ajustar as novas demandas de energia.

Virar a chave sem dar a partida pode afetar a bateria da moto

Virar a chave de ignição da moto enquanto o veículo está parado, sem dar a partida, faz com que o farol seja aceso. O comportamento pode esgotar a capacidade da bateria.

“Por isso, opte por virar a chave de ignição quando for realmente dar a partida para utilizar a moto. A energia utilizada para a partida já ajuda a bateria a iniciar o processo de recarregamento”, completa o especialista.

Desuso

A moto parada por mais de cinco dias pode apresentar descarregamento de energia, influenciando na queda da vida útil da bateria. Para aumentar a sobrevida do componente, ande com a moto por pelo menos cinco quilômetros.

Pé apoiado no freio é ruim para bateria de moto

Pilotar com o pé apoiado no pedal de freio faz com que a luz de freio acenda com frequência, demandando cargas de energia da bateria. Para evitar o uso do componente sem necessidade, pilote com os pés apoiados no local apropriado.

Manutenção

Ainda segundo Adelmo Leite, toda a demanda de energia da motocicleta acaba recaindo na bateria. “Por isso, ao seguir cuidados específicos, como fazer manutenções técnicas no veículo periodicamente, o motociclista auxilia para que a bateria funcione corretamente por mais tempo”, conclui.

bateria de moto da marca heliar
Motos com mais de 300 cilindradas podem demandar baterias mais complexas

Foto Heliar | Divulgação

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário