Os puristas piram: Harley-Davidson apresenta bicicleta elétrica

Empresa anunciou a criação de divisão especializada em e-bikes: primeiro produto chegará ao mercado já em 2021

Por AutoPapo 29/10/20 às 09h41
bicicleta eletrica harley davidson
Harley-Davidson apresenta bicicleta elétrica (Harley-Davidson | Divulgação)

O ronco característico dos motores com dois cilindros em V é uma espécie de marca registrada da Harley-Davidson. Bom, pelo menos até agora… A nova aposta da empresa sediada em Milwaukee não é outra motocicleta com muitos cromados e grande porte, e sim uma bicicleta elétrica. A previsão é lançar o modelo já em 2021.

As bicicletas elétricas farão parte de uma nova divisão, batizada de Serial 1 Cycle Company. O nome é uma analogia à moto Serial Number One, a primeira desenvolvida pela Harley-Davidson, em 1903. As referências ao passado também estão presentes no design da bike, repleta de elementos que remetem ao modelo pioneiro.

Até mesmo o purista mais radical deve reconhecer que, ao menos no visual, a bicicleta elétrica não nega as origens. Repare nos pneus brancos, no quadro com linhas simples e no selim em couro, sustentado por molas: a bike é puro estilo retrô. Informações técnicas, contudo, ainda não foram reveladas.

bicicleta eletrica harley davidson

“Quando a Harley-Davidson colocou potência em duas rodas pela primeira vez, em 1903, mudou para sempre a forma como o mundo se movia. Inspirados pela visão empreendedora dos fundadores, esperamos mudar mais uma vez a forma como os ciclistas se movem ao redor do mundo”, declarou Aaron Frank, diretor da Serial 1 Cycle Company em um comunicado à imprensa.

Harley-Davidson planeja suprir novas demandas do mercado

Porém, a aposta da fabricante em bicicletas elétricas não é movida apenas por idealismo. Empresas de pesquisa de mercado prevêem um enorme crescimento de demanda por bicicletas elétricas nos Estados Unidos já nos próximos anos. Com base nesses estudos, marcas como BMW e Ducati também estão desenvolvendo projetos de e-bikes .

Além do mais, essa não é a primeira vez que a Harley-Davidson investe em veículos elétricos. A marca já lançou a linha de motos LiveWire, que também tem esse tipo de propulsão.

Foto: Divulgação

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Lucena 31 de outubro de 2020

Quem tem Caloi jamais vai querer ter uma HD.

Avatar
Deixe um comentário