Alien X BMW: R 18 recebe novo design com frente “avantajada”

O modelo custom da alemã foi reestilizado pelo designer Paul Yaffe, renomado em sua área e campeão de vários prêmios da categoria 

BMW R 18 One Eight “C”
A frente da moto não é por mero capricho, ela guarda o painel e sistema de som (Imagem: Lucas Silvério | AutoPapo)
Por Lucas Silvério
Publicado em 30/01/2024 às 15h02

A BMW lançou mais um de seus modelos personalizados de fábrica. Em um caráter artístico, a R 18 One Eight “C” é a mais nova versão da custom da marca, além de ser também uma obra de arte desenvolvida pelo designer Paul Yaffe.

A novidade chega com um um visual bem peculiar e com uma pegada futurista, tendo bags laterais totalmente alinhadas com o modelo, modificações importantes em seus sistemas de suspensão, rodas e outros, além é claro da frente bastante carenada, o que caracterizou bem o modelo.

VEJA TAMBÉM:

  • Yaffe rodou cerca de 110.000 km com um exemplar da BMW R 18 antes de começar o seu trabalho.

Design da BMW R 18 One Eight “C”

A nova R 18 foi inspirada no clássico Mercury Lead Sled, da década de 1950, e conta com componentes exclusivos e modificou elementos existentes da custom original.

Destacando a frente da BMW R 18, o modelo possui uma carenagem avantajada tal qual o rosto do extraterrestre protagonista que estrela Alien. Brincadeiras à parte, a estrutura abraça um sistema de som com várias saídas – um diferencial nas motocicletas – além de um painel de instrumentos digital que a deixa mais moderna que a clássica.

A equipe queria manter as tampas, os zíperes e os alto-falantes, então um novo conjunto de ‘peles’ foi criado para dar às bolsas um perfil completamente novo e único, mantendo a excelente engenharia e funcionalidade que a BMW criou para elas.” Destaca a BMW.

  • A roda dianteira deixou de ter 19 polegadas de diâmetro e foi feita sob um bloco sólido de alumínio, passando a ter 26 polegadas.

O quadro da BMW R 18 teve que ser alongado e inclinado para acomodar a nova roda dianteira e estruturas especiais de suporte do garfo dianteiro tiveram que ser projetadas para corrigir a medida da trilha e otimizar o manuseio.

A carenagem original da R 18 foi cortada em vários pedaços e reestruturada para corrigir a posição do farol e fluir para a nova roda dianteira. Para cobrir o espaço entre a carenagem e o tanque de combustível, foi desenvolvido um defletor frontal, que esconde estrategicamente o radiador.

Yaffe reorganizou as lanternas traseiras originais da BMW R 18 em painéis de preenchimento feitos à mão. Ele também alongou as tampas laterais originais da R 18 para manter seu formato original.

Sistema de suspensão e chassi

Paul e sua equipe projetaram um tanque de ar e sistema de distribuição para acomodar componentes essenciais, incluindo os tanques de armazenamento de ar necessários, um compressor de ar, válvulas e solenóides.

Mantendo os escapamentos clássicos do motor Boxer da original BMW R 18, os conversores catalíticos foram removidos dos tubos de escape para dar lugar a um sistema de defletor perfurado de alto fluxo feito sob medida. Esta inovação não só substituiu o sistema restritivo de emissões, mas também manteve a contrapressão essencial para um desempenho ideal. Para melhorar ainda mais a experiência auditiva, foi introduzido um sistema de silenciador de 3 etapas. O toque final foi um megafone de boca larga, que proporciona aquele som clássico e característico do hot rod.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário