Chumbo em copo Stanley: metal nocivo já esteve presente nos carros

Uma trend do TikTok acabou revelando que o metal pesado, que já esteve presente na gasolina, também está no famoso copo

shutterstock mesa com tres copos stanley
O elemento é usado na vedação da base do copo (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/01/2024 às 13h02
Atualizado em 30/01/2024 às 14h28

O famoso copo Stanley voltou a ser assunto nas redes sociais, mas não foi por motivos positivos como conservar a bebida gelada. Uma nova tendência do TikTok de realizar testes que detectam metais pesados nos objetos revelou uma concentração elevada de chumbo nesses copos.

Segundo a Stanley, existe chumbo em parte da superfície do copo devido ao material usado na vedação na base deles. Entretanto, o metal pesado não é usado em partes onde existe o contato com os líquidos ou a boca do usuário.

VEJA TAMBÉM:

O chumbo é um metal pesado e tóxico. Caso haja contato com o corpo humano, pode causar câncer, a doenças pulmonares e até a derrames cerebrais.

Em 2022 foi detectado que a gasolina com chumbo foi responsável pela queda do QI de crianças nos EUA. Jovens nascidos entre 1966 e 1970 perderam, em média, 5,9 pontos.

No passado, a gasolina usada em carros usava o chumbo tetraetila como elemento antidetonante. Isso é necessário pois a gasolina em seu estado puro é muito volátil.

A gasolina com chumbo para uso automotivo foi abandonada no Brasil em 1992, o elemento antidetonante passou a ser o etanol. Até mesmo fora do nosso país é usado o combustível vegetal para isso, com proporção de 10%.

Até 2021 existia gasolina com chumbo para o uso aeronáutico. Atualmente não é mais possível comprar esse combustível.

O chumbo vem sendo eliminado em áreas da indústria também, devido aos ricos a saúde. Em fábricas é feito um controle estrito do nível desse metal no ar.

Segundo o jornal O Globo, o Inmetro realizou aferições para detectar o chumbo em diversos produtos. O resultado foi favorável, mostrando que o Brasil já avançou nisso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário