BMW R18: andamos na famosa boxeadora

O modelo clássico da marca alemã é uma mistura entre novo e atual com alguns pontos bem positivos e outros que poderiam estar melhores

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Tem que segurar para não cair (Foto: André Almeida | AutoPapo)
Por Lucas Silvério
Com Sérgio Melo
Publicado em 19/06/2023 às 15h02

A única custom da alemã de três letras disponível  no Brasil é a BMW R18. Cheio de tons pretos e metalizados, além dos faróis arredondados, o modelo que remete às antigas motos de grupos de motociclistas promete ser uma boa candidata a um tipo de estradeira.

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Motor – BMW R18

  • Equipada com um motor boxer de dois cilindros, desenvolvido especialmente para ela, o propulsor de 1.803 cm³ da BMW R18 é capaz de atingir uma potência de 91 cv a 4.750 rpm e uma força de 16,1 kgfm a 3.000 rpm. Ela tem também uma caixa de câmbio de seis velocidades e refrigeração a ar.

Suspensões e rodas

  • Em seu sistema de suspensões, a nova BMW R 18 conta com 120 mm na parte dianteira e 90 mm na traseira, dispensando ajuste eletrônico. Já nas rodas raiadas o modelo possui um pneu 120/70 R19 na frente e um 180/65 R16 atrás.

Freios – BMW R18

  • Um ponto positivo na R18 são os freios. O conjunto ABS de discos dianteiros duplos de 300 mm e pinça fixa de quatro pistões se repete na roda traseira, porém nesta com um disco apenas. Itens necessários para domar esse modelo de torque alto e 345 kg de tanque cheio.

Tecnologias

  • A clássica da BMW possui todas as suas luzes em LED e a partida pode ser feita sem chave, pois ela é possível por uma chave presencial.

Preço – BMW R18

  • A BMW R18 foi anunciada no Brasil no fim de 2022 custando o valor sugerido de R$ 139.900.

Conclusão

Os vários modos de pilotagem da BMW R18 e tecnologias como controle de estabilidade, controle de tração, controle de partida em subida e controle de velocidade de cruzeiro, permitem que o modelo bem forte seja domado para condução. E de fato a  força e a posição de pilotagem são o que mais chama atenção no modelo. Sem falar nos itens de segurança diretos, os freios.

Entretanto, a força do motor, somada com a disposição dos cilindros resulta em um balançar – no momento da partida –  que pode levar a moto ao chão se o piloto não a segurar bem firme. O propulsor absurdamente largo somados com o peso do modelo desanima quem quiser passear com o modelo em centros urbanos, o que leva a pensar que é uma moto de longas viagens. E definitivamente é, mas as suspensões duras e novamente o motor atrapalhando as pedaleiras podem fazer com que as paradas sejam mais frequentes.

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