Troca do escapamento da moto é permitida? Afeta a garantia?

Tema provoca dúvidas até mesmo em especialistas; para evitar multas, é preciso preservar as características do componente adotado pela fabricante

cano de descarga de moto cromado escapamento motocicleta foto shutterstock
CTB não permite que proprietários coloquem uma descarga "mais barulhenta" na moto (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
Publicado em 19/06/2020 às 13h04
Atualizado em 19/06/2020 às 21h21

O interesse por alterar o escapamento da moto pode ter origem em inúmeras razões, como substituir o componente defeituoso ou mudar o barulho do veículo. Mas será que a prática está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)? Em que condições a troca pode resultar em multa?

A questão intriga até mesmo profissionais da área, mas o artigo 98 da Lei de Trânsito deixa claro que “nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica”, incluindo mudanças que afetem os índices de emissão de poluentes e ruído.

LEIA MAIS

A troca da descarga da moto também pode ser enquadrada pelo artigo 230 do CTB, que afirma que:

Art. 230. Conduzir o veículo:

VII – com a cor ou característica alterada;

X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran;

XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;

É Infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

Atualmente a multa grave custa ao condutor R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A alteração do modelo do escapamento da motocicleta é encarada como proibida por alguns advogados especialistas em trânsito porque a Portaria 38/18 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela redação do Anexo da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece as modificações permitidas em veículos e não descreve a troca da descarga.

cano de descarga de moto cromado escapamento motocicleta foto shutterstock
CTB não permite que proprietários coloquem uma descarga “mais barulhenta” na moto

Consequências da troca do escapamento da moto

Alfredo Guedes Júnior, Relações Públicas da Moto Honda, explica que a descarga da moto é um dos itens mais delicados do veículo. Isso porque a política de emissão de poluentes e ruídos do Brasil é mais severa que a de muitos países da Europa. Além disso, o componente é completamente importante para a mecânica das motocicletas.

Trocar o escapamento da moto para produzir mais barulho, por exemplo, pode trazer muitos prejuízos para o veículo, como aumento do consumo, superaquecimento e até o travamento do motor.

A depender da qualidade da descarga comprada, o condutor coloca em risco a sua saúde. O escapamento cromado e a tendência ao aumento de temperatura podem causar inclusive queimaduras.

Outra questão a ser considerada é que o aumento do ruído não está ligado ao aumento da performance da moto. Os escapamentos originais são dimensionados para extrair o maior potencial do veículo.

O especialista afirma ainda que existem fabricantes de alta qualidade, inclusive empresas com que a Honda faz parceria para produção de escapamentos esportivos. Mas, ressalta,”o componente de qualidade tem preços altos e atende os parâmetros definidos por lei”.

Garantia

A troca da descarga da moto interfere na garantia do veículo. De acordo com Alfredo Guedes Júnior, a cobertura só é mantida se o escapamento substituído for original da marca e desenvolvida para o modelo.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
107 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sergio 15 de março de 2023

Entrei em contato com o Detran RJ para saber se teria como colocar a troca da ponteira do escapamento de minha moto no documento como alteração de categoria e fui informado de que não fazem esta anotação no documento pura e simplesmente por NÃO ser uma alteração de característica. E faz todo o sentido. O escapamento seria todo o sistema e não apenas a ponteira que serve apenas em muitos casos para abafar o barulho, o que existe regulamentação para fiscalizar e punir quem estiver com o barulho acima do permitido.

Avatar
Danilo 4 de julho de 2022

A horneteira aqui come solto só o cano (Vruuuumm…)

Avatar
Neiva Mainetti 26 de dezembro de 2021

Até parece que nessa porcaria de Brasil isso vai ser cumplido. Pior são essas caixas acústica que não deixar ninguém dormir.
Tem que ser proibido em bairros residêncial e no entanto chama a polícia ela vem pede para abaixar, a mesma saí e os fora da lei almenta outras vez. Kkkk Brasil é país das maravilhas

Avatar
Diego Mosqueira 27 de julho de 2022

Aumenta com l e ainda quer reclamar do país

Avatar
Sergio 10 de janeiro de 2023

“cumplido” ?! Tá tirando blazileiro ?

Avatar
Maurício 24 de dezembro de 2021

Anexo 292/08. Se não me engano o Insulfilm também não está no anexo 292/08, logo também seria proíbido? Não, porque tem regulamentação específica, assim como no escapamento tem podendo colocar similar desde que não passe de 99 decibéis para motos até 1999 e até 3 decibéis a mais que o original para motos após 1999.

Avatar
John John 21 de maio de 2021

nada é nosso nesse país , não pode usar um simples escapamento , pagamos imposto sobre o escapamento , pagamos ipva todo ano , e mesmo assim não somos livres pra por um simples escapamento do nosso gosto ?? escapamento esportivo e pra quem sabe usar, porque tem aqueles que não sabem ,cortam giro em lugares inapropriados ,tem que saber respeitar ,infelismente por conta daqueles que não sabem usar , geral tem que pagar ….NAO DEIXO DE USAR ESPORTIVO … se eu comprei com meu dinheiro, é MEEEU..

Avatar
Ricardo 16 de novembro de 2020

Eles tem que fazer barulho para avisar o ricardão que estão chegando kkkkkk motocas arrumem outra maneira de dizer que são cornos.

Avatar
Caio Teixeira 29 de novembro de 2020

É vc sikeira jr? Kkkkkkkkkkk

Avatar
Deibeson Lima Araujo 15 de maio de 2021

Agora entendi … Em São Paulo está um inferno, bando de desocupados, odeio incomodar as pessoas.

Gostaria de ver a polícia agir severamente o estado e o município iam faturar muito com essas multas por alterar o escapamento das motos!! Dória multa esses caras, prende o documento … Resolve isso !!

Avatar
Alexsandro dos santos alexsandre 4 de dezembro de 2021

Verdade vo coloca o nome de ricardo kkkkk no escapamento

Avatar
Eurico Lopes 9 de outubro de 2020

De acordo com a língua portuguesa e seu sinônimos, adulterar e diferente de trocar. A exemplo; retirar o escapamento original de uma motocicleta e por um modelo esportivo não caracteriza uma adulteração e sim uma troca e diante desse fato não há o que punir. Também não há descaracterização ao retirar o escapamento original e por um esportivo, pois o veiculo poderá ser identificado por sua marca e modelo visualmente independente do escapamento utilizado, descaracterização quando eu altero partes que me impeçam de identificar o veiculo.

Avatar
José 16 de dezembro de 2020

Concordo em grau gênero e número

Avatar
Daniel 26 de dezembro de 2020

E quanto ao aumento do barulho, meu caro? Há um percentual no aumento do barulho regulamentado e um nível de ruído máximo admitido.

Avatar
Eurico Lopes 29 de dezembro de 2020

Boa Tarde Daniel,

Ref a troca do escapamento de motocicletas existe sim o nível máximo de ruído permitido (barulho) esta no CONAMA onde o limite de 99 dB para motocicletas até 1999 e após este ano limite de é menor que 99 dB.

A minha reclamação não é para fazer barulho no transito, o barulho em excesso me incomoda bastante, o que eu não concordo é que as autoridades alegam que o escapamento tem que ser original e pronto e não querem mais tocar no assunto e ficam nervosos se você quer entrar em detalhes.

Detalhes que argumento são:
– Se a motocicleta é antiga e não existe escapamento novo e sequer original para comprar e instalar na motocicleta?
– Não havendo escapamento original eu não posso legalizar a minha moto?
– Se a regra é “TER QUE SER ESCAPAMENTO ORIGINAL E PONTO FINAL” como faço para resolver o problema se não encontro nem novo, nem usa e nem similar ao original para compra?

Ao meu entender eu posso utilizar escapamento esportivo ou não independente se é curto, longo, grosso ou fino, preto ou cromado desde que: Não ultrapasse o nivel de ruido maximo permitido pela legislação, que o ruido não exceda os 99 dB por exemplo.

Sendo assim não vejo nenhum impeditivo de escolher um escapamento para minha motocicleta.

Tenho uma motocicleta Yamaha motor 2T (faz fumaça) queima óleo junto com a gasolina ano 1998 e tenho escapamento esportivo porém obedecendo o limite de ruído (medi com decibelimetro) de acordo com a regra deu 92 dB, o escapamento tem ponteira de alumínio e esta ponteira conte fibra de vidro especifica para reduzir o ruído e o calor onde esta devera sempre ser averiguada e substituída quando necessário (manutenção periódica.

Espero ter ajudado e que vc também me ajude a divulgar e que todos possam entender todo o conceito, sei que meu direito termina quando começa o do meu próximo e que tudo tem um limite na vida inclusive o barulho seja ele qual for não somento o barulho de escapamento, poderia citar varios outros.

Meu querido fique com DEUS e que DEUS te abençoe, me perdoe por qualquer coisa inoportuna.

Att, Eurico Lopes

Avatar
Wellington 6 de março de 2021

o que nao pode é o cano direto, eu tenho uma esportiva e o cano direto incomoda, com os abafadores o som fica baixo e agradavel

Avatar
Neiva Mainetti 26 de dezembro de 2021

Kkkk quer aparecer? Pendura uma melancia no pescoço

Avatar
eurico 12 de agosto de 2020

Com a exigência de escapamento original para motocicletas o que acontecerá como motos antigas sem peças de reposição? Os especialistas dizem que tem que ser original e pronto, e não meio termo uma vez que não é encontrado escapamento original, similar, genérico, parecido, usado, somente os esportivos, exemplo as motocicletas da Yamaha final dos anos 70 e inicio dos anos 80 as RX 125, RX 180 e TT 125.

Avatar
Wagner 24 de novembro de 2020

Existem escapamentos classicos que imitam o original e que são esportivos, é só coloca-lo que não vai ter problema, uma marca que faz isso é a Torbal.

Avatar
Luiz 12 de janeiro de 2021

Nao pra todos os modelos wagner. Acha um escapamento “similar” pra uma Kawasaki GPZ-1000 1986.

Avatar
Ricardo Yoshioka 25 de julho de 2020

Se a troca de escape é proibida por lei, então como os fabricantes licença para fabricar e por no mercado?

Avatar
REGINA MARIA TORRES 17 de julho de 2020

Sao uns tolos os caras que acham que vao chamar a atencao dos outros motoristas com barulho. Chamam odio aos motoqueiros, isso sim. As menininhas de classe alta detestam esses pobretoes! Agora o colorido chama mais a atencao!

Avatar
Talles 8 de novembro de 2020

A partir do momento em que eu paguei com o meu dinheiro eu faço o barulho que eu quiser não é por chamar atenção de menina grau e barulho e uma coisa que gostamos nao e pra chamar atenção de voce e nem de menina

Avatar
DANI 11 de outubro de 2021

DESCULPE-ME, MAS TENHO CUSTOM COM PONTEIRA ESPORTIVA E SEMPRE ALERTO MOTORISTAS IDIOTAS NO MALDITO CELULAR COM O BARULHO DO ESCAPE, MUITO MAIS QUE COM A BUZINA.

Avatar
ACL 21 de junho de 2020

Na minha opinião aqui em nosso país nós não temos direito ou melhor dizendo o prazer de possui um transporte por conta que se limita nas vontades dos fabricante e governantes deste país chamado Brasil.Deveria acabar com esse tipo de lei. Ou seja vc compra uma moto ou carro e ter o direito de fazer ou deixa do geito que vc quer sem ter que pagar multa ou gastar muito para legalizar.

Avatar
Fagner Vieira 20 de junho de 2020

Muito bem agora só uma pergunta que continua sem resposta, se não pode usar porque as fábricas produzem e vendem e o mais importante o estado arrecada impostos para depois formular uma lei que proíbe o uso é aí onde está o erro?

Avatar
Murilo 18 de julho de 2020

O erro é de quem compra e usa em área públicas. Se você comprar para uma moto que você só usa dentro da sua propriedade ou em uma pista de corrida é legal. Se você usa em área pública é crime e a responsabilidade é SUA.

Avatar
SERGIO TAVARES JUNIOR 25 de julho de 2020

Escapamento para pista é completamente diferente dos escapamentos de rua… Sao peças diferentes filho. Nao fala asneira

Avatar
tony 26 de julho de 2020

O imbecil….escapamento esportivo não tem nada a ver com cano direto, os escapamentos esportivos são produzidos dentro do limite exigido pela lei,aprenda separar esportivo de cano direto

Avatar
Dinho 20 de junho de 2020

Super aquecimento? Já se viu que quem escreveu, sabe tudo sobre motor, escape esportivo não causa super aquecimento, muito menos quebra do motor, a lei diz que você tem que andar com escapamento que leve os gases do motor até o final do veículo, quanto ao barulho, não se pode multar sem ter um decibiliketeo, a troca do escapamento não interfere no funcionamento e nem tira as características originais do veículo

Avatar
Eduardo 20 de junho de 2020

A Polícia tem q tomar atitude em relação a barulhos multa esses porra loca e da uma advertência pra eles fazer trocar essa droga de escape barulhento isso sem falar no poluentes são bem maior alô autoridades de Sengés PR vamos acordar pra esses muleques sem habilitação q empinam e fazem a maior zueira Aki em Sengés já passou da hora de fazer blitz na cidade pra punir muleques q ficam fazendo algazarra na cidade inteira e autoridades não tomam atitudes…

Avatar
Pitbull do grau 18 de novembro de 2020

Chora mais

Avatar
Fernando 20 de junho de 2020

Fala prós bois que tem carros com escape direto tbm só os motocas paga aqui no Tatuapé é o que mais tem sou entregador de delivery minha moto é toda original mas esses camarada falta pouco atropelar a gente com esses carros barulhento tbm acho que a lei tem que ser pra todos seja rico ou pobre

Avatar
carlos lopes teixeira 19 de junho de 2020

Para pinto pegueno a solução é o escapamento barulhento.

Avatar
Talles 8 de novembro de 2020

Só grau e bololo

Avatar
Michel 19 de junho de 2020

Reportagem mal feita ein…
Sem direito ao contraditório. Poderiam ter chamado algum fabricante de escapamentos para darem alguma explicação. Tem algumas empresas que já são certificadas pelo Inmetro… Vamos parar de ser hipócritas…

AutoPapo
AutoPapo 19 de junho de 2020

Olá, Michel.
A reportagem traz a legislação (que explica que a alteração pode ser feita nas formas previstas por ela) e a informação do maior fabricante de motos do país, sobre os riscos envolvidos no processo da troca do componente.
Se a reportagem não ratificou o que você pensa sobre o assunto, não quer dizer que ela foi mal feita.
Obrigado e abraço

Avatar
Michel 19 de junho de 2020

É por isso que eu disse, vocês “procuraram” a Honda. Não falaram com os motofretes, com os fabricantes, com os apaixonados por motos… Não falaram com ninguém. Ai vocês querem que essa reportagem seja boa ? Olha o nível dos comentários que tem nessa reportagem ? Só os velhos reclamando do barulho e disso e daquilo…

Avatar
Juares 19 de julho de 2020

O Michael tem razão quando diz que não foram ouvidos fabricantes de escapamentos.
Me responda, AUTO PAPO, por que é permitida a fabricação de escapamentos esportivos? Por que?
Michel, há excessões, sou da terceira idade e colocarei um Willy Firetong na minha moto.

Avatar
Cristiano 19 de junho de 2020

Esses amaldiçoados desses escapamentos barulhentos que esses manos colocam nas motos só tem as seguinte seguintes serventias:
1- encher o saco e fazer mais barulho para poderem badernar. Simples assim. Imagina quando os veículos elétricos tomarem conta… vão colocar pedaços de copinhos plásticos para bater nos raios e fazer barulho, como crianças que sonham com motos fazem com bicicletas? Quanto menos barulho, melhor, claro. Mas os baderneiros não pensam assim. Ah, e desde quando rua é pista? por que “escapamento esportivo”? Rua não é lugar de competição. Se o cidadão não tem 2a intenção de ficar badernando, não tem porque instalar isso.
2- poluir mais. Alguma desgraça dessa tem catalisador agregado? Que eu saiba não, nem tem sentido, se o lance é liberar o fluxo para deixar a motoca mais venenosa…. não é mesmo? Assim, o maluco para ter uns CVs a mais tem que envenenar os demais para ele se sentir maioral. Imagina se todos fizessem isso, seria uma grande involução, voltaríamos nos anos 70-80 em termos de índices de poluição do ar. Santa ignorância e egoísmo!
3- aumentam a animosidade entre os manos. Um vê que o outro têm a motoquinha venenosa e saem tirando racha. Pronto, tá feita a nhaca! Num racha, além do risco dos próprios infelizes se matarem, têm o problema de matar/machucar inocentes que nada tem a ver com a indolência dessa gente.
Quem defende estas desgraças são:
1- os baderneiros (lógico);
2- quem fabrica e vende, portanto ganha dinheiro com essa maldição;
3- governantes inescrupulosos (a maioria), pois lucram com os impostos e os votos dos baderneiros. Seria bem impopular quem proibisse isso.
Quem tem um pingo de bom senso simplesmente detesta isso.

Avatar
Alexandre 19 de junho de 2020

Essa matéria me interessou porque qualquer dia eu mato um motoqueiro desses que alteram o escapamento.
A polícia e o prefeito deveriam fiscalizar.

Avatar
Bozonaro 9 de outubro de 2020

Ui! Como ele é machão!

Saí pra lá donzelinha de teclado

Avatar
Eu 9 de outubro de 2020

Só mesmo uma mulher pra escrever uma materia podre dessas.

Não existe nenhuma lei que diga que o escapamento tenha que ser o original.

Se fosse assim, carros, caminhões também só poderiam trocar o escapamento pelo original comprado na concessionária, e não é assim que funciona, o mercado de peças paralelas é enorme.

Avatar
Nilson 20 de junho de 2020

C liga tiozão

Avatar
Maycon 19 de setembro de 2023

Fala algo sobre os motoristas, que ficam no Celular durante o transito acabam matando algum pai de família que esta em cima de uma moto.

Avatar
Taylor 19 de junho de 2020

Existem situações diferentes, existe o escapamento barulhento e direto, o escapamento paralelo e o esportivo.

Na legislação diz que não pode ser alterada a quantidade de emissões de gases poluentes e ruido:

Paralelo: nas leis dizem que características originais não poderão ser alteradas, porém modelos similares ou de versões mais novas do mesmo modelo que sirvam podem, ou seja se o escape for substituído por um que atende as mesmas especificações do original pode sim, ninguém é obrigado comprar da marca original da moto, que as vezes nem existe mais.

O escapamento direto e barulhento (“artes anal”): feito por pessoas de má índole, com intuito do caos e gerar ódio nas demais pessoas.

O escapamento esportivo: para pistas (fechadas e autódromos) na maioria das vezes e/ou para motos que circulam em vias publicas mas com uma pequena alteração no som para o grave (sem ultrapassar o limite de fabrica, que deve ser informado em algum lugar pelo fabricante) e/ou que diminua a temperatura evitando queimaduras.

Ai o X da questão, uma autoridade te aborda:
Até onde ela é capaz de saber se foi alterado ou não?
Como ele saberá se a emissão está dentro ou não dos padrões?
Para tal ele deveria ter em mãos equipamentos com selos do INMETRO dentro da validade para assim efetuar medições e posteriormente autuações.
Como no Brasil a lei é interpretativa vai do quanto ele for com a sua cara, o quanto mais você entender da lei e reclamar para o mesmo pior será, onde você for parado, onde você mora, modelo da moto e etc.

Nem sempre o escape original é o melhor, eu troquei certa vez por um CROMADO que aquecia ao ponto do toque mesmo após horas de utilização, pois o original já tinha causado uma queimadura que deixou cicatriz.

Tanto que, se fosse verdade, pastilhas de freio, pneus e quaisquer outras peças deveriam ser as mesmas que vem na moto 0km. Correto?

Na verdade deve-se seguir o bom senso, o que pra alguns não incomoda pro próximo pode gerar um incomodo tão grande que alguns nem imaginam, imagina um barulho enfrente uma casa com pessoas doentes, existem pessoas que desmaiam ao ouvir um som muito alto, imagine essa pessoa desmaiando com algo na mão ou em uma escada.

Se as pistas e autódromos não fossem tão caros para utilização, 80% dos que correm em ruas e fazem estas modificações não fariam em motos de circulação em vias publicas.

Avatar
Cícero 19 de junho de 2020

Boa noite. Em algumas situações o barulho serve COMO segurança contra os Motoristas se automóveis q não estão nem aí e continuam a usar o celular e assim trocar de faixa sem um lindo de atenção e sinalizar ao efetuar com a moto com seu escapamento efetuando um barulho maior poderá na maioria das vezes evitar um acidente.

Avatar
carlos lopes teixeira 19 de junho de 2020

Argumento típico de quem não sabe pilotar.

Avatar
Raul 19 de junho de 2020

Essa noticia deve ter mais destaque. Esses motoqueiros tem que saber disso, assim sabem o que pode acorrer caso fiquem fazendo barulho. Pois respeito e educação esses caras não têm.

Avatar
johnnie 19 de junho de 2020

Registro agora um caninho que simula apito em moto . Nas madrugadas são pura perturbação.

Avatar
Marcelo Villalba 19 de junho de 2020

Não conheço autoridade com vontade, capacidade nem moral para fazer a lei ser cumprida. Principalmente em ano de eleição municipal em que as multas são muito raras e os radares são desligados.

Avatar
Cristiano 19 de junho de 2020

Perfeita colocação!

Avatar
MARCELO RICO PADUAN 19 de junho de 2020

Se são proibidos pelo CTB, porque a venda é permitida em concessionárias e lojas de moto peças? Porque não proibir a venda?

Avatar
Genésio 19 de junho de 2020

É crime em pelo menos três legislações que disciplinam. A Resolução 252 da CONAMA proíbe a emissão do ruído acima de 99 dB. Basta retirar o escapamento numa moto de 4 cilindros para ir a 120 decibéis e que aumenta com a velocidade, razão principal da modificação, pois aumenta adrenalina do sujeito.O tolerado pelos ouvidos humanos é 85 dB.
O Código de Trânsito e a lei do silêncio também podem ser requisitadas para coibir esses absurdos. Como a totalidade das prefeituras não querem agir, o jeito é o cidadão tomar suas próprias providências. Na minha cidade, vários condomínios já estão proibindo a entrada de motocicletas com escapamento barulhento modificado. É só a sociedade iniciar um boicote.

Avatar
Ademir Storti 19 de junho de 2020

Isso nem é preciso polemizar, tá claro que é falta de respeito com a Mãe ,Pai, vizinhos e o caramba a 4, andar com ridículas motos com escapamento barulhento, gasta dinheiro com isso não!, guarde e compre uma com mais potencia e original, fara mais bonito e estará livre da surdez precoce.

Avatar
carlos lopes teixeira 19 de junho de 2020

Nada disso vai resolver o problema do Pinto pequeno. Ele precisa extravasar seu problema para todos, já que não faz psicoterapia. É parecido com aquele cara que quer andar com uma pistola na cintura mesmo não sendo policial. A auto estima está comprometida. Deixem eles fazerem barulho, enquanto não se empoderam de outra forma.Coitadinhos.

Avatar
Floncke 19 de junho de 2020

O ruído já vinha piorando consistentemente, mas apos a pandemia e com a explosão dos serviços de entrega e a falta de controle de velocidade nas cidades, virou um grande inferno de ruídos de escapamentos “tunados” ate as 01h00 da manhã.

Moro proximo de grandes avenidas, e estou planejando mudar de apartamento, por ter o sono perturbado de madrugada por essas motos fora da lei.

Falta fiscalização, conscientização, respeito ao proximo – e depois punição e apreensão – insuportável e extremamente danoso a que acorda cedo no dia seguinte e perturba o sono consistentemente…

Mesma historia com os farois de “xenon” e LED alta potencia desregulados. So servem para ofuscar quem vem em sentido contrário e satisfazer aos egos de quem quer provar alguma coisa para outros…. agora, a função principal que é Iluminar a via de forma eficiente, esquece…..

Avatar
Edson 19 de junho de 2020

Disse tudo !!! dias desses estava com um recém nascido no banco de traz do carro e parado no semaforo, quando uma moto parou ao lado com um escapamento insuportavel !! o bb comecou a chorar .. ai eu pergunto aos nossos governantes que tem a missao de exercer a lei, cade ? o minimo.. . ?? cade ?? sera q nenhuma autoridade de merda desse pais de terra sem lei !! porque a gente que trabalha, anda na linha tem q se submeter a esse absurdo !! o que esperar entao da seguranca, educacao e saude !?!?! se nem isso conseguimos ter !!! Brasil
é um pais rico somente em natureza…. pq pelo povo e seus governantes nao da….. depois fala q a gente paga pau pra americano… ve se la é baguncado … Brasil ta no nivel da India…..

Avatar
Marcelo 19 de junho de 2020

Isso é algo que odeio na vida, moto barulhenta subindo a rua (escuto de longe vindo)! E como se ninguém tivesse ouvindo o barulho dessas mer*as de motos o infeliz ainda acha necessário buzinar toda vez que vai passar num cruzamento. Raça maldita!

Avatar
Marcio Marques 19 de junho de 2020

Paulo, concordo plenamente com o seu comentário ! nao faz sentido o fábrica ter a autorização para produzir e o cidadão que compra estar infringindo a lei.
Bom, este tema sempre foi motivo de dúvida mesmo.

Avatar
Euclides 19 de junho de 2020

A verdade é que quanto mais barulhenta a moto, menor é o bilau do dono. A necessidade de compensar a falta de masculinidade desemboca no barulho

Avatar
nei ribeiro 19 de junho de 2020

Verdade,qto mais barulhenta,menor o Bilau do camarada,…..foi comprovado isso….!Deve ser uma compensação pela falta de alguns cm na sua identidade masculinial.

Avatar
Jaislan 19 de junho de 2020

Alegação totalmente falsa! Tanto que multa relativo a ART 230 sobre escapamento, são revogadas.

Troca de escapamento não cai como alteração de característica, a mudança de escape não faz uma moto ficar diferente, além do quê? Faz o mesmo serviço do original, que e jogar os gases do motor para traz do veículo.

A única regra que um escapamento esportivo tem que seguir, e sobre emissão sonora do mesmo, e se tem proteção de calor, seja ele interno, externo ou oculto.

A própria reportagem, fala das empresas parceiras da Honda que fábrica escapamentos esportivos, se fosse assim, nem ela poderia comercializar.

Finalizando, por regra, qualquer escapamento que se enquadra as regras do Conama sobre emissões de ruidos, está apto a ser utilizado sem necessidade de regulamento com o órgão de trânsito.

Avatar
Milton 19 de junho de 2020

Agora vem o doutor ex: delegado aposentado com uma Harley escapamento direto o guarda vira até de costas….agora um manézinho com uma 125 barulhenta ela vai pro caminhao….VAMOS FERRAR ESTE CARA!!!!

Avatar
MÁRIO HMS 19 de junho de 2020

Total falta de respeito o que esses motoqueiros retardados fazem ao acelerar suas lacraias fedorentas com seu som estridente insuportável sem se preocupar com os demais,seja em frente a escolas, hospitais, casas de funeral, idosos, etc, isso não importa pra eles. Uma idiotice sem tamanho…

Avatar
João e María 19 de junho de 2020

Se é proibido usar então tem que proibi as fábricas que fazem esses escapamento, só legalizado vender e não pode usar ? Eu to nem ai comprei um pra minha fan 160 2018 um escapamento US Racing da protork

Avatar
Cristiano 19 de junho de 2020

Parabéns!! Agora vc é o cara com sua super moto e o barulho dela! Não tem para ninguém!!

Avatar
pedro vicente 19 de junho de 2020

É intolerável ouvir o som estridente das motos – quando arrancam o motoqueiro faz questão de mostrar seu poder e fazem o maior barulho possível. Porque quando ocorre com automóveis tem multa? tá na hora de iniciar um trabalho educativo com motoqueiros e que as fábricas sejam obrigadas a fazer um escape menos poluidor!!!!!! Pedro

Avatar
Leonardo 19 de junho de 2020

Na boa na minha opinião deveria ser item de seguranca até por que os motoristas de hoje vivem em celular , o escape dessa forma ajuda com que os motoristas ouçam a moto chegando isso pode evitar acidentes,sobre alteração da moto se o cara está modificando é por que o cara sáb o que está fazendo é sáb que a moto vai consumir mais e etc…nunca vi uma moto superaquecer por conta do mesmo !
Quem está querendo criar essa lei tinha que fazer uma pesquisa antes , e não tentar criticar uma coisa que não sáb!

Avatar
Cristiano 19 de junho de 2020

Parabéns!!! Clap Clap Clap Clap!! Aplausos!! Vou votar para vc para presidente!!! Todos irão colocar escapamento barulhento por questão de segurança!! Brilhante sua idéia!!! QI de gênio!!! O novo Einstein!

Avatar
Paulo Silva 19 de junho de 2020

Se é errado então porque permite vender via empresas de CNPJ, Paga impostos e taxas? Pra ganhar dinheiro com a venda o ESTADO PERMITE agora depois que o CIDADÃO vai usufruir aparece DE NOVO O ESTADO dizendo que é proibido e que vai tirar mais dinheiro com multa. Aí é difícil!

Avatar
deivid 19 de junho de 2020

Exatamente Paulo, eu penso a mesma coisa.Fui multado por ter um jeskap na minha kawasaki vulcan em Curitiba. ESta dentro dos parametrôs de ruído e de emissão, mas a blitz não tem como provar, não tinha nem decibilimetro

Ora, se é proibido por nao ser “original” PROIBAM a Jeskap de atuar no país.

*

Avatar
Marcio Marques 19 de junho de 2020

Paulo, concordo plenamente com o seu comentário ! nao faz sentido o fábrica ter a autorização para produzir e o cidadão que compra estar infringindo a lei.
Bom, este tema sempre foi motivo de dúvida mesmo.

Avatar
Murilo 18 de julho de 2020

Você pode comprar e utilizar aonde for sua moto com ele (pistas de corrida, áreas rurais e etc), só não pode circular em espaços públicos. A responsabilidade por usa esse escape é SUA.

Avatar
Lauro 19 de junho de 2020

Olha, todo mundo fala que o Brasil é esculhambado e que nada funciona, e blá blá blá. Mas quando aplicam a Lei também reclamam…
Tenham em mente o seguinte: Todo o veículo antes de ser lançado é “HOMOLOGADO” pelo DENATRAN. O veiculo é homologado com aquele escapamento, com aqueles retrovisores, com aquela setas, etc.. Qualquer alteração foge do que foi HOMOLOGADO. Então, multa e apreensão. É a Lei.

Avatar
fabio dos santos 19 de junho de 2020

Todas as motos vendidas no Brasil tem sua potencia reduzida devido as nossas leis arcaicas. Se estivessemos falando de um país sério até concordaria com vc.

Avatar
Mateus 20 de junho de 2020

Nossa lei de poluição e ruído é uma das mais modernas do mundo guri …

Avatar
Murilo 18 de julho de 2020

Passe um dia em qualquer cidade da França ou Alemanha e verá que não existe esse barulho insuportável que tem por aqui. A única coisa arcaica aqui é a mente da pessoa que compra um veículo e modifica ele para incomodar centenas de pessoas a todo instante.

Avatar
Juares 19 de julho de 2020

Bom, não conheço Alemanha e França. Itália sim, mas lá, 90% dos veículos de duas rodas são motonetas, As Ducati não são silenciosas.

Avatar
Henrique 19 de junho de 2020

Existe uma grande diferença entre MOTOCICLISTA, e MOTOQUEIRO! ‘Canos esportivos”, são usados por aqueles frustados, por não ter uma moto grande, por isso essa carência em aparecer com essas fedorentas barulhentas. Botem uma coisa em suas cabeças: Barulho não significa andar mais! Como foi feito em Recife(?) se não estou enganado, todo aquele que fosse pego com esses artifícios, deveriam ser colocados abaixados ao lado de seus “canos esportivos”, já que acham tão bonito o seu barulho, e vir a autoridade e acelerar, acelerar muito até arrebentar os seus tímpanos. Sou motociclista há 30 anos, antes que falem que não sei sobre o que estou falando.

Avatar
Fabio Gomes 19 de junho de 2020

Motocicletas são quase invisíveis aos retrovisores dos veículos maiores, se não produzirem som diferenciado, acabam sendo atropeladas neste trânsito de hipócritas certinhos que “andam sempre na linha”. Também conduzo carros e motos, e apesar de não gostar do barulho, concordo que se o Estado permite a comercialização destes acessórios esportivos e ainda tributa sobre eles, não deveria impedir o seu uso, já que não é proibido!

Avatar
Helio 19 de junho de 2020

Finalmente uma opiniao sensata. O transito esta cheio de barbeiros . Acidentes com moto 98% e o carro que vem pra cima da moto. Ja nao enxergam o que deviam enxergar por falta de atencao. Se nao escutar tambem a moto fica invisivel. Ruido do escape, nao precisa ser exagerado, mas tem que ter, para seguranca do motociclista contra os navalhas do transito.

Avatar
Murilo 18 de julho de 2020

O dispositivo para avisar os demais motoristas da sua presença já existe e se chama buzina. A buzina é utilizada somente quando precisa e é voltada para a frente da moto, para avisar as pessoas que estão na frente. O escape é um dispositivo destinado a liberar os gases de combustão do motor, converter CO em CO2 e reduzir o barulho da sua moto. Se você quer fazer um upgrade na sua moto, troque a buzina, não o escapamento. Esse negócio de trocar escape de moto está tornando a vida na cidade muito ruim. O que você acha de passar com uma moto dessa 3h da manhã e acordar todo mundo?

Avatar
nei ribeiro 19 de junho de 2020

Aqui na minha cidade,os entregadores de lanche,delive,passam na rua com esses carangos,que ate pra ouvir o som da TV na minha sala fica dificil….Deve ser revolta,acho!

Avatar
Cristiano 19 de junho de 2020

Com todo respeito, contra fatos não tem argumentos. É complexo de inferioridade, Nei. Só assim para o cara ser notado…..

Avatar
joao batista aparecido do carmo 19 de junho de 2020

a troca do escape pra incomodar os outros com barulho mostra a frustração por não ter moto com a potencia que gostaria e falta de consciência,pois acaba despertando sentimentos que não se deseja sobre motociclistas conscientes.

Avatar
ROGÉRIO PAIVA 19 de junho de 2020

Deveria poder trocar sim, mas permitido para menor barulho. Como já li em outros comentários, respeito ao próximo é importante, pq na maioria das vezes quem troca quer fazer mais barulho. Bem, gosto é gosto, mas neste caso nunca surpreenderá ninguém com um barulhos destes.

Avatar
Tyler 19 de junho de 2020

Creio que você comprar e pagar uma moto com seu dinheiro e não poder fazer as modificações que quer é injusto tanto quanto as pessoas que incomodam os outros com o som… Eu tenho uma XJ6 e coloquei escapamento esportivo, mas não incomodo ninguém, pois ando mais em estradas e o barulho não é tão exagerado é apenas mais grave .
Se é contra a Lei, então porque não fecham as empresas que produzem. Assim ninguém compra !!!

Avatar
Lauro 19 de junho de 2020

Olha, todo mundo fala que o Brasil é esculhambado e que nada funciona, e blá blá blá. Mas quando aplicam a Lei também reclamam…
Tenham em mente o seguinte: Todo o veículo antes de ser lançado é “HOMOLOGADO” pelo DENATRAN. O veiculo é homologado com aquele escapamento, com aqueles retrovisores, com aquela setas, etc.. Qualquer alteração foge do que foi HOMOLOGADO. Então, multa e apreensão. É a Lei.

Avatar
Fulano 19 de junho de 2020

Ja não tem nada para fazer ai, se não andar de moto barulhenta. faz oq ?

Avatar
Sicrano 19 de junho de 2020

Nao tem nada para fazer ? Pega um livro , na Biblioteca Publica se nao tiver dinheiro. Vai ler, estudar, viajar o mundo atraves da leitura, mas pare de perturbar os outros !!

Avatar
Fernando 19 de junho de 2020

Motos de rodagem em cidade abaixo de 600 cc não deveria ser permitido a troca… deveria ser obrigatório manter o escapamento original e em boas condições….

Avatar
fulano 19 de junho de 2020

boa, ate mesmo pq o barulho é feio pra caramba.

Avatar
Tyler 19 de junho de 2020

Em certo ponto até concordo com sua colocação. Mas você porque muitas vezes os pilotos deixam suas motos barulhentas ?
Por que com os escapamentos originais os motoristas dos carro não ouvem o motociclista. O que mais acontece é converterem sem dar seta ou ao menos olharem para o lado.
Acontecem muitos acidentes devido a isto, conheço muito motociclistas com escape original que se acidentaram porque o motorista não olhou ou o ouviu passando.
Tudo é questão de conscientização dos dois lados !!!

Avatar
Heverson Clayton 19 de junho de 2020

Isso realmente é verdade…. deveriam abrir o escapamento…. aumentar os decibéis da buzina….. e acrescenta um berrante

Avatar
Jr 19 de junho de 2020

Nada a ver colega.
O barulho é jogado para trás.
Só incomoda quem está atrás.
Quem está na frente não ouve de qualquer modo.
Essa falácia é usada para tentar justificar o injustificável.

Avatar
Marcos 14 de julho de 2020

Ate pq todo mundo é boy filho de papai igual vc pra ganhar moto 600cc, se toca o filhinho de papai, deixa os mlk tirar o lazer deles pau no cu

Avatar
Diego 26 de julho de 2022

Vc acaba sendo da polaridade oposta… titanzeiro inventando o tal playboyzinho que vc fala

Avatar
gilmar cesar 19 de junho de 2020

Para variar, neste pais da bandalheira, falta de respeito e educação, vivemos nas cidades sujeitos a ruídos extremos em qualquer hora do dia.
O pior, que não temos nenhuma ação das autoridades de representação do município e/ou estado, caso aqui da cidade onde resido, Barra do Piraí-RJ.
O numero de motocicletas com descarga alterada é absurdo, principalmente as usadas para serviços de delivey .
FALTA DE RESPEITO AO PRÓXIMO!!!

Avatar
Genésio 19 de junho de 2020

Falta de fiscalização, de querer trabalhar. É atribuição das prefeituras auxiliada pelas polícias e, na ausência, do Ministério Público quando acionado por associação ou de ofício. Acontece que ninguém quer tirar a bunda da cadeira, só receber o salário que nós, cidadãos lhes pagam.

Avatar
Sicrano 19 de junho de 2020

Verdade mesmo. Morei 4 anos fora do Brasil, num pais do primeiro mundo. Quando retornei pude ver o tanto que nossas residencias e nossas cidades no Brasil nao sao isoladas acusticamente e nem termicamente. TODO O BARULHO DA RUA chega de imediato , as casas sao expostas a esses frustados que emporcalham as cidades de lixo, pichacao e barulho infernal o tempo todo ! Motinhas que nao andam p0rr4 nenhuma mas tem que fazer muito barulho, para infernizar as pessoas. Nem me pergunte se vale a pena morar no Brasil ! Nem quem tem dinheiro vive bem no Brasil, pois se transforma num alvo de TODOS OS BANDIDOS e manolos.

Avatar
Pedro Carvalho 19 de junho de 2020

As motos que possuem seu escapamento modificado deveriam ser APREENDIDAS! Aproveitando, deveria ser expressamente PROIBIDO trafegar pelos CORREDORES.

Avatar
Fulano 19 de junho de 2020

esse aqui, anda de ónibus… e tem inveja dos motocas

Avatar
ADILSON ALVES FREIRE 19 de junho de 2020

aceite a LEI!

Avatar
fulano 19 de junho de 2020

deve andar de bike só pode.

Avatar
Sidnei Roberto Franco 19 de junho de 2020

Realmente todas a Motos que transitam em minha cidade de Mogi Mirim/SP; trocaram seus escapamentos e fazem um barulho ensurdecedor,
Não tem FISCALIZAÇÃO por parte das autoridades.

Avatar
Sicrano 19 de junho de 2020

As cidades foram invadidas por essa turba de motoqueiros com motinhas 124 ou 150, que nao andam nada, cuja unica alegria deve ser fazer barulho apenas. Pelo menos as motos potentes que fazem barulho andam muito, passam rapidinho, mas as broacas 125 barulhentas demoram um tempao para passar, de tao lentas. PS Ja tive motos 125 e 350 no passado e nao era o barulho que me dava alegria e sim o conjunto de ciclistica, manobrabilidade e desempenho.

Avatar
Deixe um comentário