Ford assina intenção de venda da fábrica de São Bernardo

Montadora anunciou nesta sexta-feira (19) a assinatura de um memorando de intenções para a venda da fábrica; construtora irá comprar

Por AutoPapo19/06/20 às 14h03

A Ford anunciou nesta sexta-feira (19) a assinatura de um memorando de intenções para a venda da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) com a Construtora São José, especializada em empreendimentos imobiliários logísticos e comerciais de alto padrão.

O acordo é resultado de um processo de seleção que envolveu uma série de potenciais compradores, no qual a Construtora São José apresentou a melhor alternativa para a planta e para a região. A FRAM Capital atuou na estruturação financeira e estudos de viabilidade da operação.

A conclusão final desse processo depende da realização de uma diligência conjunta, que deve ser completada no prazo de aproximadamente 90 dias. A Construtora São José atua hoje em dez estados brasileiros e conta com um portfólio diversificado de obras.

VEJA TAMBÉM

“A assinatura desse memorando de intenções é um passo importante para a concretização da venda da fábrica de São Bernardo”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.

“Nós avaliamos uma série de alternativas e acredito que chegamos à melhor solução entre as opções disponíveis para atender as necessidades da região e gerar empregos. A São José é uma empresa grande e conceituada, com presença nacional, e tenho certeza de que será importante para São Bernardo do Campo”, completou o executivo.

Segundo Lyle Watters, a Ford continua no processo de transformação para agilizar suas operações e melhor atender os consumidores.

Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) (Foto Ford | Divulgação)
Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) (Foto Ford | Divulgação)

Novela

A fábrica da Ford de São Bernardo de Campo (SP) deixou de operar no fim de outubro do ano passado. Especulou-se que o grupo Caoa assumiria o controle da planta, mas o negócio não se concretizou.

A planta de São Bernardo é uma das mais antigas do país – funcionou por 52 anos sob o comando da empresa estadunidense – e há algum tempo produzia apenas caminhões e o Fiesta, modelos que não fazem mais parte das estratégias da marca para o Brasil ou para a América Latina. Até o início do ano passado, a fábrica da Ford tinha 2.350 funcionários.

História da fábrica da Ford em São Bernardo

A planta operou por cerca de 65 anos, tendo sido fundada pela Willys Overland em torno de 1954, começando com operações de montagem.

Futuramente, ali seria feita a efetiva fabricação de modelos brasileiros, ainda nas mãos da americana. Em 1967, a Ford comprou a marca conterrânea e assumiu as operações do local. Em todos esses anos, dali saíram modelos icônicos que marcaram o mercado brasileiro.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário