Furtos de motos crescem em SP e já superam índice anterior à pandemia

Estudo realizado pela Fecap indica crescimento de ocorrências desse gênero, tanto no Estado quanto na capital paulista

dois ladroes em moto
Se, por um lado, os furtos de motos aumentaram, por outro os roubos diminuíram (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
26 de abril de 2022 19:31

Os furtos de motos cresceram bastante no Estado de São Paulo e já superam os índices registrados antes da Pandemia. É o que indica um estudo divulgado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado realizado pela (Fecap), realizado em parceria com a empresa de rastreamento Tracker. A pesquisa, que é baseada em boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil, aponta que, em 2021, a quantidade de motos furtadas chegou a 20.532: em 2019, esse número foi de 20.439.

VEJA TAMBÉM:

Em relação a 2020, quando 16.178 motos foram furtadas no Estado, o aumento chega a 27%. Porém, naquele ano, as ruas estavam bem mais vazias, em especial no entre os meses de março e julho, devido à pandemia. Consequentemente, a quantidade de ocorrências também foi menor.

O levantamento revela ainda que, na cidade de São Paulo, os furtos de motos cresceram mais que no restante do Estado: entre 2020 e 2021, a quantidade de registros desse tipo saltou de 6.488 para 8.671, resultando em aumento de 33,6%.

Na capital paulista, os furtos de motos concentraram-se em bairros da região central. As ruas que registraram maior número de ocorrências durante o ano passado foram a Voluntários da Pátria (66 casos), em Santana, na zona norte, e Maestro Cardim (33) e Treze de Maio, na Bela Vista (28), de acordo com a pesquisa.

Furtos de motos crescem, mas roubos diminuem

A boa notícia é que, apesar do aumento nos furtos de motos, as ocorrências de roubo (quando o criminoso emprega violência ou coação para levar o veículo) diminuíram. O estudo da Fecap revela que 12,9 mil casos desse tipo ocorreram no Estado de São Paulo em 2021: no ano de 2020, foram 13,7 mil, o que resulta em redução de 6%.

Já na cidade de São Paulo, os roubos de motos também caíram entre 2020 e 2021, na ordem de 8,5%: passaram de 5.700 para 5.214 respectivamente. As vias que registraram as maiores quantidades de ocorrências foram as avenidas Jacu-Pêssego, na zona leste (69 casos), e Raimundo Pereira de Magalhães (58), na zona norte.

Novo Código de Trânsito alterou algumas exigências para os motociclistas: assista ao vídeo e entenda!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário