Honda ADV 150: pode chamar o scooter de ‘aventureiro mirim’

Com mecânica baseada no PCX 150, modelo tem inspiração no modelo aventureiro X-ADV 750 e está apto a rodar no asfalto e na terra

Por Teo Mascarenhas 03/12/20 às 09h00
honda adv 150 4
Honda ADV 150 descobriu um novo segmento: o dos scooters aventureiros (Honda | Divulgação)

Depois de mostrar o scooter ADV 150, derivado do PCX 150, em novembro de 2019, durante o Salão das Duas Rodas, a Honda apresentou sua versão definitiva para o Brasil. O preço sugerido é de R$ 17.490, mais o frete, com produção estimada de 10 mil unidades por ano.

VEJA TAMBÉM:

Com o lançamento do modelo X-ADV 750, em 2017, com uma improvável mistura de scooter e moto (motor da NC 750X, câmbio de dupla embreagem e suspensão dianteira invertida) e aptidão para encarar terra, a montadora descobriu um novo segmento: o dos scooters aventureiros.

O X-ADV 750 já é comercializado aqui. Lançar o “filhote” ADV 150 foi facilitado, já que a mesma base mecânica é a mesma do Honda PCX 150. Porém, várias alterações foram introduzidas para transformar o urbano PCX 150 no aventureiro ADV 150 e “justificar” uma diferença de preço para mais de 37,61%.

Motor do Honda ADV 150

O propulsor de um cilindro e 149,3 cm³ tem arrefecimento líquido e fornece mesma potência e torque do PCX. Entretanto, mudanças nos dutos de aspiração, além de um escape de saída alta, alteraram a entrega de potência e força. São 13,2 cv a 8.500 rpm e um torque de 1,38 kgfm a 6.500. No PCX, o torque de 1,38 Kgfm aparece a 5.000 rpm.

O Honda ADV 150 também conta com o sistema Idling Stop, que desliga o motor em paradas mais prolongadas e religa instantaneamente ao toque no acelerador, mas pode ser desativado. O quadro em tubos de aço é o mesmo do PCX, porém foi reforçado para as novas exigências e também para receber outras suspensões.

Suspensões

Na dianteira, garfo Showa com tubos de 31 mm de diâmetro e 130 mm de curso (100 mm de curso no PCX). Na traseira, duplo amortecedor Showa com 120 mm de curso (100 mm no PCX), com reservatório externo de gás e molas variáveis de três passos.

O sistema de suspensões é complementado com novos pneus mais robustos, com desenho da banda de rodagem para uso misto asfalto e terra. Na dianteira, medida 110/80 em aro de 14 polegadas de diâmetro, e na traseira, 130/70 em aro de 13 polegadas. As rodas são em liga leve.

Comodidades

Com novas suspensões de maior curso e pneus mais altos, a distância para o solo passou de 137 mm para 165 mm, aumentando 28 mm em relação ao PCX, facilitando o trânsito em vias não pavimentadas. Já altura do banco subiu de 764 mm para 795 mm, e o peso, com reforços no quadro e novos pneus, passou de 126 kg, para 127 kg.

Porém, as comodidades urbanas permanecem e foram ampliadas. O para-brisa pode ser regulado manualmente na altura, o porta-malas embaixo do banco, com 27 litros de volume, comporta um capacete fechado e o porta-luvas no escudo frontal, com capacidade de 2 litros, tem uma tomada 12 V.

Totalmente digital, o painel do Honda ADV 150 tem tela LCD tem formato retangular, computador de bordo e fica em posição mais alta.  A iluminação é totalmente em LED, com luzes de posição diurna e lanterna traseira com desenho em “X”.

A chave conta com o sistema inteligente (smart key), que permite acionar o motor mesmo com a chave no bolso. Para facilitar a pilotagem, o guidão é do tipo cônico, e o câmbio é automático CVT. Porém, o sistema ABS só está presente na dianteira: ali, o disco wave tem 240 mm e pinça de dois pistões. Na traseira, também há um disco wave, de 220 mm.

Fotos: Honda | Divulgação

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jair Henriques B filho 3 de janeiro de 2021

COMO faço para saber preço do financiamento em 36 x ? Vcs dificulta muito o cliente a comprar a moto ..

Avatar
Fabio 31 de dezembro de 2020

E o consumo? Ficou quanto maior?

Avatar
Valderi da silva aguiar 6 de dezembro de 2020

Muito top

Avatar
Claudio 5 de dezembro de 2020

Eu acho que deveria ter um preço mais baixo, porque temos a Yamaha xmax 250,com um pouco mais de investimento,ela fica bem mais interessante.

Avatar
Marcos 26 de janeiro de 2021

Preço sugerido Honda avd 150 – R$ 17.490. Preço sugerido xmax 250 – R$ 27.490. Não é um pouco mais!!

Avatar
Fabio Siqueira 6 de fevereiro de 2021

Espera chegar na concessionária para ver se o preço sera mesmo de $17.490, o que duvido muito,sendo assim, a diferença de valor entre ela e uma xmax 250 compensa, pois é uma scooter infinitamente muito superior e não só pela motorização, ja que a adv 150 tem abs apenas na roda dianteira, nao possui controle de tração e a capacidade de carga para apenas um capacete.

Avatar
Wanderson Douglas 9 de fevereiro de 2021

É quase 10mil a mais man, o ADV está 18k nas lojas, o xmax está 27,5k, muita diferença. Ademais, o Xmax não tem uma suspensão mais alta que o ADV e nem chega onde o scooter da asa de frango chega. Sendo assim, acho que o Xmax só vale a pena para quem viaja para lugares com boas estradas; para uso urbano, o ADV ganha em muitos quesitos: economia, agilidade ( pessoalmente é igual uma moto, bem estreita,pouco plástico), conforto nas vias ruins as quais compõe a maioria dos Estados brasileiros. Portanto, são propostas diferentes.
Obs: tem um X-ADV 300 ( com roda rajada) que é vendida no exterior e, se viesse para o Brasil, seria uma scooter muito interessante para uso misto (estrada de terra e asfalto)

Avatar
Giorgio Pasquali 2 de fevereiro de 2021

Para o cliente, essa scooter provavelmente vai bater na casa dos 20 mil. Preço absurdo para uma 150 cc. Por esse preço deveria ser um motor com no mínimo 250cc.

Avatar
sandro 23 de fevereiro de 2021

Está bem enganado – a XMAX é bem mais cara – posição de dirigir ruim para mim que tenho 1,85 mts (cadeirinha) – yamaha na revenda é péssima.

Avatar
Deixe um comentário