Honda Elite 125 ganha 2ª geração ‘amansada’, mas com ‘motor inteligente’ por R$ 12.966

O modelo lançado em 2018 agora conta com uma nova geração totalmente ajustada para leis de emissão e melhor conforto do público

honda elite 125 9
O modelo chega com quatro opções de cores: azul, vermelho, branco e prata (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 21/05/2024 às 15h32
Atualizado em 21/05/2024 às 23h20

A Honda Elite 125 2025 foi o 2º lançamento dentre as 10 novidades que a japonesa prometeu para o Brasil em 2024. Totalmente reestruturada, o modelo sofreu alterações na parte mecânica, em todo o seu conjunto dimensional e até nos apetrechos para carga e comodidade do condutor.

VEJA TAMBÉM:

honda elite 125 10

Novidades externas da Honda Elite 125

Começando pela parte que os olhos vêem primeiro, a Elite 1025 continua com sua carinha de pequena scooter, o que ela é, mas basta olhar com maior atenção que as diferenças são nítidas.

No conjunto de iluminação frontal, a Honda decidiu elevar todas as luzes, colocando tudo concentrado na parte frontal da moto – na outra versão tinham lanternas mais baixas e na parte lateral – tudo isso para oferecer melhor luminosidade e visibilidade ao condutor.

Indo para a parte que acomoda os pés dos tripulantes está uma vantagem para o garupa, que não precisa mais dividir o pé com o condutor e agora tem um apoio próprio, assim como as motocicletas. E para o condutor a Honda afirma que o espaço de pés ficou maior.

  • Entretanto a acomodação para os pés da Honda Elite 125 perdeu aquela parte mais inclinada que possibilita esticar as pernas e colocar tudo em um ângulo próximo aos 45º. Agora em uma base reta de 90º, pode ser que quem tem as pernas maiores sinta um desconforto.

Indo para a traseira, o que mais chama a atenção é o novo bocal para a abastecimento que não fica mais embaixo do banco, mas no fim da rabeta. Basta destravar com o acesso no painel e abastecer sem ter que levantar todo o estofado.

Falando nos bancos eles também mudaram e estão mais largos e mais baixos. Em compensação a fabricante elevou a altura mínima do solo, o que deixa o modelo mais acessível e melhor para não atingir obstáculos no chão.

  • O espaço embaixo do banco aumentou em pouco mais de 1 L.

A nova Honda Elite 125 2025 ainda conta com mais uma opção de ganchos porta-sacolas, a frente do banco, além do antigo que fica abaixo da ignição.

Motor

A grande novidade do motor da Elite 125 2025 é o ISS – Idling Stop System – que é um sistema que desliga o motor em paradas mais prolongadas. Para ligá-lo basta acelerar e sair normalmente.

  • A Honda aponta que este sistema reduz o consumo e emissões sem prejudicar a bateria.

Para fortalecer a baixa emissão ainda existe na Honda Elite 125 o eSP – Enhanced Smart Power – sistema exclusivo das scooters Honda de pequena capacidade cúbica, que resulta também em vantagens para um funcionamento mais suave e com menos atrito, temperaturas mais estáveis e maior eficiência.

Todo esse ajuste infelizmente culminou em um pouco menos de potência para a moto, que deixa de ter 9,34 cv e agora possui 8,2 cv, alem de 1,06 kgfm de torque.

Tecnologias

A maior mudança por aqui está no painel, que agora com mais informações, pode exibir melhor os detalhes da moto para o condutor. A Honda Elite 125 agora tem informações como consumo instantâneo, consumo médio, autonomia restante, indicador de bateria e o Eco Indicator.

honda elite 125 3

Ficha da Técnica Honda Elite 125

Motor

  • Tipo: OHC, 123,9 cm³, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar;
  • Potência máxima: 8.2 cv a 6.250 rpm;
  • Torque máximo: 1.06 kgf.m a 5.000 rpm;
  • Transmissão: Tipo V-MATIC;
  • Partida: elétrica;
  • Diâmetro x curso: 50,0 x 63,1 mm;
  • Relação de compressão: 10.0:1;
  • Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI;
  • Combustível: Gasolina.
  • Sistema elétrico
  • Ignição: eletrônica;
  • Bateria: 12V – 5 Ah;
  • Farol: LED.

Capacidade

  • Tanque de Combustível: 5,3 litros;
  • Óleo do Motor: 0,75 litro (0,55 litro para troca).

Dimensões

  • Comprimento x Largura x Altura: 1830 mm x 707 mm x 1172 mm;
  • Distância entre eixos: 1260 mm;
  • Distância mínima do solo: 171 mm;
  • Altura do assento: 765 mm;
  • Peso seco: 100 kg.

Chassi

  • Tipo: monobloco;
  • Curso da suspensão dianteira: garfo telescópico de 90 mm;
  • Curso da suspensão traseira : Monoamortecida de 70 mm;
  • Freio dianteiro: Disco de 159,8 mm;
  • Freio traseiro: Tambor de 130 mm;
  • Pneu dianteiro: 90/90 – 12;
  • Pneu traseiro: 100/90 – 10.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Willian Calheiros 23 de maio de 2024

Eu possuo uma Elite 2022 e a abertura do tanque é debaixo do banco. Entendo a ideia da Honda nessa nova forma de acesso ao tanque, mas o problema será para as pessoas que optarem colocar um baú … Como terão acesso à tampa de combustivel?

Avatar
Deixe um comentário