Não trocar filtro de óleo do motor é economia porca

Na tentativa de economizar alguns trocados, muitos motoristas deixam de trocar o filtro do óleo e comprometem o funcionamento do motor

Óleo do motor tem validade, mesmo se ele estiver no frasco
Troca de óleo do motor deve ser sempre acompanhado da substituição do filtro (Fotos: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 21/05/2024 às 17h03
Atualizado em 22/05/2024 às 18h06

Uma das manutenções mais corriqueiras e importantes em um automóvel é a troca do óleo do motor. Ele é responsável pela lubrificação das partes móveis e evita que o atrito entre as peças eleve a temperatura até o ponto de fusão.

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E junto da troca de óleo também há outros itens que precisam ser substituídos, como anel do bujão, filtro de ar e filtro de óleo. Mas muita gente negligencia a troca do filtro de óleo para baratear o preço da manutenção.

Uma das justificativas, inclusive de oficinas, é que a validade do filtro de óleo é maior que a do lubrificante. Alguns manuais recomendam a troca a cada 10 mil km.

Quando trocar o filtro de óleo?

A quilometragem é similar à troca da maioria dos lubrificantes. No entanto, há um porém. Quando se roda em centros urbanos congestionados, a baixas velocidades, o motor opera no chamado modo severo. Assim, é recomendado a troca na casa dos 5 mil km.

Assim, muita gente faz a troca do óleo do motor, mas deixa a substituição do filtro para a manutenção seguinte, uma vez que ele ainda não teria completado o ciclo de 10 mil km. De fato, faz sentido. Mas a prática é um erro que pode custar caro.

filtro oleo mecanico shutterstock fluido seminovo
Filtro de óleo é responsável por reter impurezas que circulam no interior do bloco

A razão é simples, o filtro de óleo geralmente deposita uma parte do lubrificante que é colocado no motor. Basta ver que quando se tira o filtro, mesmo após o mecânico ter esgotado o óleo velho do cárter, ainda resta muito fluido dentro dele.

Assim, quando não se substitui o filtro de óleo do motor, o novo lubrificante será contaminado pelo fluido velho. Este óleo vencido já não oferece as mesmas propriedades e para piorar os resíduos que circulam pelo bloco e comprometem a lubrificação adequada de peças como anéis, pistões, bielas e mancais.

E se não bastasse, o filtro de óleo do motor velho ainda está cheio de impurezas que irão se misturar com o lubrificante novo. Tudo isso pode reduzir a vida útil do motor.

Lubrificante contaminado

Mas tem mais. Deixar de trocar o filtro de óleo ainda pode ocasionar em um problema ainda maior. Suponhamos que o proprietário não tenha etiqueta com a especificação do lubrificante da última troca e também não lembre qual marca utilizou.

Há o risco de o motor ser abastecido com um fluido diferente do antigo. Ou seja, pode ocorrer a mistura de lubrificantes diferentes. Isso é um perigo pois compromete as propriedades químicas do óleo com o risco de ser incapaz de cumprir com a função de lubrificação das peças do motor.

Assim, na tentativa de economizar R$ 25, R$ 50 ou R$ 100, o dono carro corre o risco de fundir o motor e receber uma conta para cima de R$ 5 mil. Ou seja, quando for trocar o óleo do motor, sempre substitua o filtro. Combinado?

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9 Comentários
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Carlos Alberto Ranieri 24 de maio de 2024

Mais uma vantagem do carro elétrico: não tem filtros para trocar … só o da cabine – ar condicionado.

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Pedro 24 de maio de 2024

O problema do carro 100% elétrico é a bateria… na hora da troca vem a conta e ainda o risco de incêndio.

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Pedro 23 de maio de 2024

Uma coisa que me deixa indignado é que a troca do filtro de óleo só tem garantia de 3 meses em caso de manutenção feita fora da Concessionária. Então se der problema após 3 meses como fica?

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Eu 23 de maio de 2024

Trocar o Oleo e não trocar o filtro é igual tomar banho e usar a mesa cueca.
Tenho dois carros em casa e cada um o filtro custa em media R$ 30,00 de marca de primeira linha… É uma economia muito baixa se o filtro der “pau”. Fora que nas oficinas a troca de oleo com filtro na maioria de pelo menos 3X, então é 10,00 por parcela um filtro.. R$ 10,00 não compra nem uma garrafa da “VERDINHA”

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Santiago 23 de maio de 2024

Quem deixar de trocar o filtro, apenas pra economizar no valor deste, já aproveita também pra colocar um óleo bem baratinho no motor (aquele óleo “bom”, fora da especificação, de marca desconhecida).
Já que quer “economizar” tanto…

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Tobias 22 de maio de 2024

Eu troco sempre. custa 40 pila.

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Éder varella 22 de maio de 2024

A questão da troca do filtro depende muito do.perfil de uso de cada veículo. Não vejo esse mal.todo.citado na matéria.em trocar o filtro intercalada mente com as trocas de óleo, mas pro.meu perfil de uso severo, dentro da cidade e rodando de 4 a 6 mil km por mês, e crucial efetuar a troca mensal de óleo e também do filtro, pois o.valor realmente é irrisório perto dos problemas que podem.ser causados. Única questão que não.comcordo.e quando dizem.em.completar.o.oleo, pois por experiência própria, tive muito.mais.problemas me.preocupando em.manter nível de óleo do que pela ausência dele na vareta. Pra mim e pra muitos.outros.mecanicos, a vareta e mentirosa na maioria das vezes, pois o óleo se acumula em.partes do.motor e ao.olhar a vareta a pessoa.pensa que o oleomesta baixo e completa até o nível, fazendo.commque na realidade tenha muito.mais.oleo do que o motor suporta, causando excesso de pressão que causa vazamentos em.juntas e retentores e o aumento.do.comsumo de combustível, ou até mesmo uma.quebra por calco hidraulico. Eu verifico.a vareta regularmente mas mesmo que.nao.apareca óleo nela, eu só.completaria se começar a piscar ou acender a luz de baixa pressão pois com 1,5litros.doa.3,5litros.rexomendados, ainda mantém uma.boa lubrificação, pois tem pressão.suficiente.pra.chegar aos locais críticos, fora isso, se baixar até esse ponto de acender a luz, igual eu não completo, me dirirjo iimediatamente a oficina.pra.efetuar.a troca total.do.oleo mesmo.antes de fechar kilometragem e exijomque.o mecânico meça a quantidade de óleo que sai do motor, pra ter certeza do.funcionamento.do.sensor.de . pressão. Cad aum.twm.suas.manias mas desde que.parei.de completar nível de óleo , acabaram meus.problemas.de.vazamento e consumo excessivo.de. combustivel. Meu carro.atual que.tenho a 6 anos já rodei com ele 400mil km e nunca precisou.mexer no motor, apenas.manutencoes preventiva corriqueiras.
Vai de cada perfil de uso aplicar as manutenções específicas de cada veículo para o perfil que está sendo.usado, assim como meu carro pede a troca de óleo a cada 10mil km e pelo meu uso, efetuo.a troca mensal ou no máximo a cada 5mil km e sempre usando aditivo condicionador de.metais junto ao óleo.

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Leandro 22 de maio de 2024

Bom dia, então resumindo,a palavra do engenheiro que fabricou o motor não vale de nada, tenho um carro japonês e no manual pede para fazer a troca do filtro do óleo uma troca sim e na próxima não, e a respeito do óleo velho que fica dentro do filtro contaminar o óleo novo para mim não faz sentido ,porque quando trocamos o óleo do motor não é esgotado cem por cento do óleo sempre fica uma sobra dentro do motor, então essa sobra que fica vai sempre contaminar o óleo novo? porque se perguntar para qualquer mecânico todos vão dar a mesma resposta de que o óleo só é esgotado cem por cento se abrir o motor..

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Pedro 23 de maio de 2024

Um determinado motor de 4 cilindros e 1,8 litros, tem capacidade de cárter de óleo de 3,5 litros, sendo que o seu filtro de óleo comporta 0,5 litro (14,3 %) e restando 3,0 litros no cárter (85,7%).
Eu não tomaria um guaraná lata de 350 ml se 14,3% dele fosse misturado com guaraná choco (velho e sem gás).

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