Trinca-ferro: Honda XRE 300 deveria ter saído de linha há muito tempo

O modelo, que aparece como indisponível no site da fabricante, já apresentou problema mecânicos que atormentaram muito os seus donos

honda xre 300 rally 19
Quase que ela deixa o mercado em 2015 (Foto: AutoPapo | Teo Mascarenhas)
Por Lucas Silvério
Publicado em 10/04/2023 às 08h02
Atualizado em 12/06/2024 às 10h17

A Honda XRE 300 saiu de linha. Embora não tenha sido anunciada oficialmente, o modelo não está mais disponível pelo site da marca, que registrou, anteriormente, a nova Honda XRE Sahara, trazendo de volta um modelo aclamado. Não era de se esperar que dois modelos da marca ficassem como concorrentes, mas essa saída da XRE 300 do mercado por pouco não aconteceu há alguns anos.

VEJA TAMBÉM:

Porque a XRE deveria ter saído de linha antes?

  • A Honda XRE 300 ainda é um dos modelos mais desejados da japonesa. É uma motocicleta de boa qualidade, mas que por um detalhe poderia ter sofrido o mesmo destino que a sua irmã CB 300.
  • O grande problema do modelo lançado em 2009 foi o mesmo da CB, até porque compartilhavam do mesmo motor, que foi adaptado das antigas Honda Tornado e CBX 250 Twister.
  • Este propulsor que passou de 249 cm³ para 291 cm³, era capaz de desenvolver 26,1 cv de potência a 7.500 rpm e 2,81 kgfm de torque a 6.000 rpm. Parâmetros bons para a categoria se não fosse o triste detalhe dos problemas crônicos de efeitos no cabeçote.
  • A adaptação do motor para a nova Honda XRE 300 resultou em problemas de superaquecimento no propulsor, que posteriormente geraram a trinca do cabeçote e vazamento de óleo.

Correção do problema

  • Em 2015 a Honda conseguiu salvar o modelo. Os ajustes no motor foram realizados para as versões 2016 e os problemas de cabeçote se encerraram. Um alívio para a montadora, pois quase que o japoneses ficaram sem seus dois modelos 300, pois a Honda CB não foi atualizada e deixou o mercado. Apenas a XRE se safou do fim.
  • Na atualização do motor, foram reforçadas as paredes do propulsor, melhorado o sistema de ventilação e houve até o desenvolvimento de outro cabeçote. A mudança da vela para a famigerada “vela fina” também foi importante para a melhoria do modelo.

Motor – Honda XRE 300

  •  A partir deste momento a 300 passou a contar com um motor monocilíndrico de 4 tempos e 291 cm³ capaz de até 25,6 cv a 7.500 rpm e 2,80 kgf.m a 6.000 rpm. Sua caixa de marchas continuou com 5 velocidades.

Suspensão – Honda XRE 300

  • Na dianteira, o modelo utiliza garfo telescópico com 245 mm de curso e na traseira um Pro-Link de 225 mm.

Freios e pneus – Honda XRE 300

  • Os freios da XRE são ambos a disco e com ABS na dianteira. O sistema da roda da frente possui 256 mm, acoplado em um pneu 90/90 R21, e da de trás 220 mm, postos em pneu 120/80 R18.

Dimensões e capacidade – Honda XRE 300

  • Comprimento x Largura x Altura: 2.195 x 838 x 1.215 mm;
  • Distância entre eixos: 1.417 mm;
  • Distância mínima do solo: 259 mm;
  • Altura do assento: 860 mm;
  • Peso Seco: 148 kg;
  • Tanque de Combustível: 13,8 litros;
  • Óleo do Motor: 2,0 litros.

Preço

A queridinha que passou por maus bocados sempre vendeu muito bem, por isso o esforço da marca em mantê-la no mercado por mais de 10 anos. Em sua versão final, a Honda XRE 300 custava a partir de R$ 23.810, para o modelo de entrada, e R$ 24.350 para as versões Rallye e Adventure.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Douglas 20 de setembro de 2023

bom… não saiu de linha.. continuam fazendo e pronto. Sahara, nem pensar.

Avatar
Jorge 21 de junho de 2023

Autopapo sempre com notícias corretas e confiáveis. A honda acaba de retomar a produção da XRE300. Afirmaram na matéria que a moto “saiu de linha” baseado em poucas nenhumas. A honda nunca anunciou retirada de linha

Avatar
Douglas 13 de abril de 2023

Sinto muito. Mas já vi motos 2019/2020 na oficina com cabeçote trincado. A Honda não resolveu nadinha desse problema.

Avatar
Helder 11 de abril de 2023

Kkk só os fan boy da marca para elogiar esse motor, e não foi resolvido esse problema com a modificação da vela, e cabeçote só adiou um pouco a trinca.

Avatar
Camargo Lisbôa 10 de abril de 2023

Estou na segunda CRE 300. Atualmente tenho um Rally 19. Gosto muito da moto. Mudaria apenas o câmbio, adicionando a sexta marcha. Qual moto à Honda vai lançar para substituí-la?

Avatar
Luciano 10 de abril de 2023

Perfeito

Avatar
Luciano 10 de abril de 2023

Moto maravilhosa. O proprietário é que precisa ter condições de manter as revisões em dia para o bom funcionamento. Qualquer moto precisa, aliás. Por fim, falem bem ou falem mal, mas por favor, falem sempre da XRE, pois ela é o sonho de 100% daqueles que falam mal dela. Abraço 🖐️

Avatar
Deivd 10 de abril de 2023

Trinca ferro pra quem não sabe fazer revisão da moto

Avatar
Deixe um comentário