Luz da injeção na moto: se acender, pare imediatamente!

Muito ignorada por muitos condutores, nas motocicletas a injeção exige atenção redobrada para evitar acidentes inesperados

luz injecao acesa painel carro nivel combustivel portal
Esta luz está presente em carros e demais veículos rodoviários (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 16/05/2024 às 08h02

Diferente das fabricadas nas décadas passadas, o painel da maioria das motocicletas atuais indica tudo o que o condutor precisa saber como marcha engatada e quantidade de combustível no tanque, entre outras informações. Até as horas são mostradas. Porém existe uma sinalização que sempre esteve aos olhos do piloto e não pode ser ignorada, a luz da injeção da moto.

VEJA TAMBÉM:

painel de moto
A luz amarela indica os problemas com a injeção da moto (Foto: Honda | divulgação)
  • Este símbolo que alerta o piloto pode se acender por várias razões, mas serve para alertar possíveis falhas repentinas no funcionamento da moto e até acidentes.

O que é a luz da injeção?

A luz da injeção da moto fica no painel e tem o exato formato de um motor. Quando se acende e deixa o símbolo amarelo, é sinal que há algum problema com o injetor.

Por quais motivos a luz da injeção se acende?

Dentre as causas que fazem com que a luz d ainjeção da moto se acenda, duas devem ser destacadas. A primeira e mais provável é que há algum problema, um defeito, na injeção eletrônica do modelo.

Em segundo lugar estáa gasolina brasileira, que realmente é muito boa sim! Mas quando sai da refinaria. Depois que vai para os postos de abastecimento as chances de adulteração são mais do que reais.

Quando a gasolina está adulterada, a injeção da moto pode apresentar uma falha na leitura e assim indicar erro no painel da moto.

injecao eletronica de moto shutterstock

Riscos de rodar com problemas na injeção da moto

O maior risco do motociclista em insistir em andar com a luz da injeção da moto acesa é o de se acidentar pelo mau funcionamento da moto.

Quando a injeção apresenta problemas, pode ser que uma quantidade inadequada de combustível esteja sendo enviada para o motor. Se for pouco a moto pode perder potência e corre o risco de parar de funcionar em movimento.

  • Danos sérios ao motor, como superaquecimento, derretimento de pistões e até mesmo travamento também podem acontecer quando a luz da injeção está acesa.

Se combustível em excesso estiver sendo jogado no motor, o consumo aumentará.

O que fazer

O mais indicado, quando a luz da injeção da moto se acende, é levar o modelo até uma oficina para que tudo seja conferido imediatamente.

  • Para quem desconfia do combustível, Boris Feldman ainda alerta que apenas esgotar o combustível adulterado e completar com um novo e de boa qualidade pode resolver o problema.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário