Pode desligar o controle de tração? Muitos não sabem para que serve

Apesar de ser importante para a segurança, esse controle pode ser desligado por um motivo que também pode salvar a pele do motorista

Botão do controle eletrônico de estabilidade do carro, mais conhecido como ESC
O controle de tração é identificado pelo botão com o desenho de um carro derrapando (Foto: Porsche | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/05/2024 às 09h02

O controle de tração e o de estabilidade se tornaram obrigatórios em todos os carros vendidos no Brasil a partir do início de 2024. O equipamento é importante para a segurança, porém existem situações onde é mais seguro desligar esse assistente.

O controle de tração tem função de evitar que as rodas patinem, evitando perder tração em acelerações e curvas. Já o controle eletrônico de estabilidade atua em curvas e em manobras de emergência evitando que o motorista perca o controle do carro.

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Em vias de asfalto, seja seco ou molhado, o ideal é sempre manter o controle de tração e o de estabilidade ligados. Ele só atuará em situações extremas e ajudarão na segurança.

Só é recomendável desligar esses assistentes em estradas de terra ou de cascalho solto. Nessas situações, principalmente em arrancadas, é preciso deixar o carro patinar um pouco para encontrar aderência e iniciar o movimento.

Com o controle de tração ligado, o computador entende que o carro está destracionando e corta a aceleração. Em carros com câmbio manual o motor pode até morrer.

volkswagen saveiro extreme 2024 cinza oliver frente em estrada de terra
Desligar o assistente ajuda a arrancar em pisos de baixa aderência, principalmente em subidas (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Esse comportamento depende também da programação da montadora. Os carros da Volkswagen, por exemplo, possuem um programação conservadora que corta a aceleração assim que os sensores notam que a rod girou em falso. Já nos carros da Stellantis, a programação permite patinar um pouco antes do assistente atuar.

Se o seu carro tiver programação que segue esse segundo caso, só é preciso desligar os assistentes caso essa patinada seja mais breve que o necessário. Porém em veículos com a programação mais conservadora é preciso desligar para não passar raiva.

Independente da programação dos controles de tração e estabilidade de seu carro, é importante ativá-los assim que ele entre em movimento nesses pisos soltos.

Controle de tração aumenta o consumo?

Como de costume, toda vez que algum equipamento se torna obrigatório vêm junto as fake news criando terror com isso. Com o controle de tração veio o mito de que o assistente aumenta o consumo do carro.

Essa informação é falsa. O controle de tração só atua em situações onde é detectada a perda de tração, ou seja, em acelerações fortes ou em curvas.

No uso comum, o assistente não é acionado. Quando ele entra em cena, uma luz amarela se acende no painel. Como seu funcionamento tem como base cortar a aceleração, ele até ajuda a reduzir o consumo. Mas é uma diferença muito baixa para ser mensurada e só seria notada caso o motorista dirija de forma perigosa com frequência.

Como funciona o controle de tração

esc controle de estabilidade renault portal 1
Com o controle desligado, as rodas patinam e o carro pode ir reto em uma curva (Foto: Bosch | Divulgação)

Esse assistente trabalha em conjunto com os sensores do ABS, sistema que evita o travamento dos freios. Esses sensores comparam as velocidades de cada roda, caso haja uma diferença grande, com as de tração girando mais que as outras, é detectada a patinação e perda de tração.

Para resolver isso, o computador do carro corta a aceleração. Alguns sistemas também atuam nos freios de forma individual ou reduz a pressão do turbo para acabar com a falta de tração.

Em carros com pretensão esportiva, o sistema de controle de tração pode também simular um diferencial de deslizamento limitado. Ele aplica o freio na roda interna durante uma curva, obrigando a força ir para a roda externa e contornar melhor.

Existe também um uso similar do controle de tração para ajudar no fora de estrada, freando a roda sem tração para sair de atoleiros. A Fiat criou isso com o Locker da linha adventure e hoje está na segunda geração com o TC+, que é usado na Strada, no Pulse, no Fastback, na Toro e no Jeep Renegade 4×2.

O controle de estabilidade tem funcionamento similar. Os sensores do ABS podem detectar também que o carro está saindo da trajetória em uma curva. Nesse caso o sistema freia individualmente as rodas para apontar o veículo para o rumo certo.

A luz do controle de tração

shutterstock luz do controle de tracao acesa no painel de um carro
Se essa luz ficar acesa de forma contínua, significa que o sistema está inoperante (Foto: Shutterstock)

O controle de tração é um dos equipamentos que faz uma luz acender no painel quando está funcionando. Sua cor é amarelo, indicativo de que o motorista deve prestar atenção.

Quando há alguma perda de tração, ela pisca no painel como aviso de que o motorista está exagerando no uso do acelerador. Ela apaga assim que tudo volta ao normal.

Essa luz pode também ficar acesa de forma contínua. Isso ocorre quando o controle de tração está desligado. Isso ocorre tanto quando o motorista aciona o botão ou quando há algum problema com o sistema.

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